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Negacionismo Científico: um problema coletivo

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Na Idade Média, com o Teocentrismo e o poder centrado na Igreja Católica, grande parte do conhecimento ficava restrito ao clero e a ciência era pouco desenvolvida. Hodiernamente, séculos após o período medieval, ainda há aqueles que rejeitam o conhecimento científico e o consideram inconfiável. Desse modo, o misticismo enraizado gera o desleixo populacional em relação à ciência, corroborando esse negacionismo.

Diante desss cenário, o misticismo enraizado, que atravessa séculos e gerações, reflete bastante na opinião sustentada pela população. Desde a Antiguidade Oriental, quando não se tinha bases científicas para o conhecimento, a recorrência das pessoas à mitos e crenças para justificar assuntos cotidianos era frequente. De maneira análoga, na atualidade não é muito diferente, as crenças enraizadas causam o negacionismo científico, visto que há enorme dificuldade para modificar o pensamento de uma geração que carrega na história e aprende com seus antepassados uma doutrina mítica.

Outrossim, em consequência ao negacionismo tem-se um desleixo da população em relação à ciência para lidar com diversos problemas e situações. Segundo o escritor inglês, George Orwell, “O homem é tão bom quanto o seu desenvolvimento tecnológico permite ser”. Nessa linha de raciocínio, a aceitação de tecnologias e do conhecimento científico contribui para uma sociedade mais organizada e avançada cientificamente, exemplo disto, são os Estados Unidos, que, durante a pandemia de Covid-19, investiu intensamente nas tecnologias e avanços medicinais, seguindo as orientações de ciência. No entanto, essa não é a realidade da maioria dos países, principalmente, nos subdesenvolvidos, como o Brasil. Dessa forma, o negacionismo científico é um problema coletivo que necessita ser revertido devido aos seus prejuízos.

Portanto, o Ministério da Educação deve investir em programas educacionais, por meio de palestras nas escolas, que ensine crianças e jovens a importância da ciência para a humanidade, a fim de reduzir o misticismo exacerbado. Ademais, o Ministério da Saúde deve alertar a população sobre a importância científica para a saúde humana, por meio da criação de campanhas sobre o assunto, que sejam compartilhados nas mídias sociais e alcance um maior número de pessoas, com o intuito de mitigar o negacionismo científico. Espera-se com isso, combater o pensamento e a restrição do conhecimento qua acontecia na Idade Médiaa.

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4 Correções

  1. Boa tarde,

    Achei sua introdução incompleta, pois ela tem a contextualização mas faltou a tese e o encaminhamento argumentativo.
    No seu D1 faltou um fechamento do argumento, ex: ”Dessa maneira, pode-se concluir que isso, isso e aqui”. O seu D2 está completo e bem argumentado.
    A sua conclusão faltou um tópico frasal (retomada da tese). Na minha opinião, você trouxe uma ação meio clichê (sinceramente, acho que quando o corretor lê ”campanha de conscientização” ele até revira o olho), tente ousar mais nela. Fora isso, a conclusão está completa, te fazendo ganhar os 200 pontos requeridos.

    C1: 180 (houve alguns desvios mas creio que foi por falta de revisão ou por uma falha na digitação)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200
    total: 960

    lembrando que a nota é uma simulação e que eu também sou uma estudante.

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  2. C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
    C2:Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200
    C3:Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 200
    C4:Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 180
    C5:Respeito aos direitos humanos 200
    TOTAL: 940 PONTOS

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  3. Boa tarde! Notei algumas coisinhas que tu podes melhorar e vou apontar aqui, mas o teu texto está muito bom!

    – Introdução: perfeita, até aprendi sobre a regência do verbo corroborar (não sabia que ele era VTD)

    – D1:

    “a recorrência das pessoas à mitos e crenças para justificar assuntos cotidianos era frequente.” aqui faltou uma preposição, seria melhor: à mitos e a crenças (sem crase devido ao plural da palavra)

    “na atualidade não é muito diferente” eu não tenho certeza, mas acredito que isso esteja muito próximo à oralidade, sugiro trocar “essa realidade ainda é percebida na contemporaneidade/atualidade”, por exemplo

    “De maneira análoga, na atualidade não é muito diferente, as crenças enraizadas causam o negacionismo científico, visto que há enorme dificuldade para modificar o pensamento de uma geração que carrega na história e aprende com seus antepassados uma doutrina mítica.” essa tua frase ficou extensa e não muito clara, sugiro dar uma relida

    E, por último, faltou um fechamento para esse teu desenvolvimento, podes colocar um conectivo de conclusão e sintetizar a tua argumentação.

    D2:

    “exemplo disto” disto só é usado quando tu vais mencionar algo que ainda vai ser mencionado, por exemplo “eu gosto disto: ….”, o correto seria “disso”

    “seguindo as orientações de ciência” da ciência

    Conclusão: A tua conclusão apresenta os 5 elementos, porém não possui um tópico frasal de introdução ao parágrafo, ficou faltando apenas isso.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200
    Nota: 940

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  4. Olá, tudo bem?
    Achei o tema bem interessante, vou até tentar desenvolver ele depois. kkkkkk\
    Sua redação ficou muito boa, tenho algumas observações:
    1- Faltou vc explicitar o segundo argumento na introdução.
    2- repetição de palavras mais de uma vez
    Fora isso esta muito boa mesmo, ficou bem coerente, bem amarradinha, trouxe fato externo e argumentou com eles, comparou a sociedade hodierna.
    Nota: 960

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