No ano de 2021, o Ministério da Saúde seu início às campanhas de vacinação contra a covid-19, e com isso as secretarias de saúde de diversos municípios passaram a disponibilizar listas on-line informando data e local de vacinação pra cada indivíduo, iniciando pela faixa etária dos anciões. Tal acontecimento é apenas um exemplo, dentre tantos outros, de que a inclusão digital dos idosos é fundamental para garantir alcance à direitos básicos, igualdade e, principalmente, a integração desse grupo social.
Primeiramente, é importante destacar que o acesso à educação – incluindo conteúdos relativos à comunicação – é garantido por lei no Estatuto do Idoso. No entanto, é perceptível na sociedade atual a dificuldade da maioria dos idosos em atividades básicas, porém essenciais, do nosso cotidiano que envolvam o meio digital, como por exemplo na operação de terminais bancários e eletrônicos, nos quais eles extraem suas remunerações ou aposentadorias. Tal fato demonstra que, apesar do direito existir, não é validado totalmente na prática.
Além disso, é interessante ressaltar que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a expectativa de vida tende a crescer nas próximas décadas, o que significa um aumento no número de pessoas acima de 60 anos participando efetivamente na sociedade. Para tanto, é necessário que essas pessoas possam se manter no mercado de trabalho e se adequar à modernidade, já que grande parte das atividades laborais nos dias de hoje exigem manuseio, habilidades e conhecimentos tecnológicos.
Ademais a falta de um entendimento mínimo dos mais velhos em relação aos meios digitais pode configurar riscos aos integrantes desse grupo social, que se tornam mais propensos a crimes virtuais. Além disso, a insuficiência de uma compreensão midiática digital os torna mais inclinados à manipulação por fake news.
Dessa forma, tendo em vista que a deficiência da inserção dos idosos nos meios digitais fere o princípio de igualdade podendo levar a exclusão dessa camada em diversos âmbitos sociais, torna-se imprescindível que o governo, por meio do ministério da educação, garanta a inclusão digital dos idosos na sociedade através de aulas de informática, educação midiática, cursos e políticas públicas que possam sustentar essa incorporação, a fim de assegurar autonomia, cidadania e dignidade para os nossos anciões. Além disso é fundamental o auxílio e suporte da família nessa tarefa social.
PedroOmar
Olá, vou pontuar alguns pontos a melhorar na sua redação.
Inicialmente, na estética, é preferível dissertar com 4 parágrafos (introdução, D1, D2 e conclusão).
Seus textos apresentaram períodos muito longos, pode gerar confusão ao leitor, pontuando como falta de coesão e coerência.
Na introdução, você usou bem o contexto pandêmico
Allan21
A sua escrita é muito boa, bastante didática, eu diria. Porém, você errou bem ali no início da redação, “…seu ínicio…” em vez de “deu início”. Sei que é erro bobo, mas como é correção, vale a pena falar, né? Espero que tenha ajudado. Continue assim, você escreve. No parágrafo de conclusão, você escreveu: “No auxílio e suporte da família…”. Auxílio já significa assistir, ajudar. Será que “auxílio e suporte” não fica exagerado? E é auxílio a quem? (Ao). “À família”.
AlmeidaDarlan
Analisando sua correção no modelo do ENEM sua nota não chegaria ao 900+ com essa estrutura, pois você usou 5 parágrafos, visto que o ideal são no mínimo 3 e no máximo 4- introdução, desenvolvimento e proposta de intervenção-. Portanto, tal fato comprometeu todas as competências, em especial a c3 e a c4. Porém, sua escrita é bem fundamentada, logo, com mais treinos e escrita você alcançará brevemente o êxito.
joacélio23
Seu texto possui uma boa estética, com uma argumentação bem desenvolvida e embasada. Porém, você esticou demais o seu desenvolvimento, e introduziu um terceiro parágrafo desnecessário (o correto são dois parágrafos). Além disso, você deveria fazer um uso mais diversificado dos conectivos interparágrafos. A sua escrita realmente ficou excelente, e a sua proposta de intervenção ficou bem elaborada. Mas eu acho que o trecho “Além disso é fundamental o auxílio e suporte da família nessa tarefa social.” no fechamento do parágrafo não é bem adequado. Seria melhor que você utilizasse uma frase de efeito para finalizar a sua redação, como “Dessa forma, será garantido o pleno direito dos idosos ao uso das tecnologias digitais”
Mas vamos lá a sua correção por competências.
Competência 1: 200
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Total: 800
continue se esforçando, voce um dia chega lá!!