Iniciante

Necessidade de ações para a preservação do meio ambiente no Brasil.

  • 2

Com a Revolução Industrial, no século XVII, surgiram novas transformações nos modos de produção que, consequentemente, afetaram o meio ambiente de uma forma negativa, com poluição e desmatamento para a instalação de indústrias. Hoje em dia, a existência de políticas públicas para restaurar esses ambientes em países desenvolvidos são exemplos para todo o mundo. Entretanto, no Brasil, destaca-se ainda a necessidade de ações para a preservação do meio ambiente, que não são efetivas por causa da ineficácia do governo e podem prejudicar a população brasileira.

Primeiramente, deve-se pontuar que a ineficácia governamental é uma das causas para o problema. Por ser o país na América Latina que possui a maior parte da Floresta Amazônica em seu território, espera-se que o Estado tenha um maior engajamento no que tange à preservação ambiental, haja vista a importância de tal bioma para o clima do planeta. Porém, o que se vê é justamente o contrário: falta de verbas e uma instabilidade nas políticas públicas destinadas ao meio ambiente, exemplificada pelos conflitos entre instituições ambientais – como o Greenpeace – e o governo brasileiro.

Além disso, destaca-se a importância da preservação ambiental, atrelada ao futuro dos brasileiros. A princípio, a sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento humano sem prejudicar a natureza, garantindo o futuro de novas gerações. No Brasil, contudo, há ainda um longo caminho a percorrer para um desenvolvimento assim, o que é motivo de preocupação para a saúde dos brasileiros. A título de exemplo, em 2019, várias cidades brasileiras no Sudeste – como São Paulo – foram submersas por nuvens carregadas de fuligens tóxicas oriundas do grande número de queimadas na Floresta Amazônica. Infere-se, portanto, que a questão da preservação ambiental no país está ligada também ao futuro dessa e das próximas gerações.

Sendo assim, é mister que esse problema seja solucionado. Para isso, o Estado, por ser o responsável por esse déficit, deve, por meio de diretrizes governamentais, fiscalizar e investir em ações que visem a preservação ambiental – como a demarcação de terras para proteção ambiental. Com isso, espera-se que a ação governamental seja mais efetiva nesse cenário, e as consequências da Revolução Industrial possam ser extintas.

 

Peço que corrijam apontando erros que vocês perceberem ao longo da leitura (como argumentação, coesão, coerência) para que eu possa melhorar. Muito obrigada.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, gostei muita da sua redação e não percebi erros aparentes.
    Você soube argumentar e relacionar sua tese com alusões e dados, e deixou sua redações muito coerente e coesa.
    O tema ficou muito bem explicado ao longo do texto.
    A conclusão ficou bem detalhada
    A unica que tenho a apontar é o tamanho da redação, que pode ficar muito grande e não cabe em apenas 30 linhas
    PARABÉNS PELA REDAÇÃO!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.