É incontrovertível que o avanço tecnológico das redes de comunicação e da internet que, por sua vez o meio mais utilizado para comunicações atualmente proporciona maior conforto e facilidade para as pessoas, no entanto, ao passo que criam-se benefícios, surgem os malefícios: como vícios em redes socias, dependência e exposição pessoal excessiva. No atual mundo globalizado as pessoas encontram-se em bolhas que as isolam do mundo exterior deixando-as alheias ao mundo virtual.
É valido dizer que no atual contexto do século XXI, onde a retenção de conhecimento em um curto prazo é visto como algo benéfico, percebe-se, porem, uma abstenção nos relacionamentos interpessoais como familiares e amigos. No documentário da NETFLIX “O dilema das redes” demonstra como o mundo virtual, através de dados e algoritmos, manipula o comportamento do usuário para que o mesmo esteja mais tempo conectado aos programas que a rede oferece deixando o usuário a mercê das seleções dos algoritmos. Tal fato demonstrado reflete no mundo real onde para uma melhor experiencia no virtual vale o “sacrifício” do real.
Ademais é inegável que no atual século adquiriu-se uma facilidade para a obtenção e consumo de informações, seja artigos científicos ou pesquisas que outrora estariam restritos as bibliotecas universitárias. Além disso, a possibilidade de realizar uma tarefa do conforto de seu lar é atrativo aos seres humanos, no entanto, tal possibilidade tem o custo de nossa privacidade. Frank Herbert, criador do livro Duna, cita em seu livro que os homens entregavam seus pensamentos às maquinas esperando que isso os libertasse, no entanto foi dado a oportunidade para que outros homens que detém outras maquinas os controlassem. similarmente ao livro ocorre no mundo contemporâneo, onde cedemos nossos dados pessoais em troca de facilidade e praticidade.
Portanto diante dos fatos apresentados, urge a necessidade de empresas de tecnologia e de comunicação como Facebook, Google, Microsoft entre outras tomem medidas que reduzam a coleta de dados do usuário mantendo a privacidade e a segurança de seus usufruidores segura por meio de campanhas na internet e normas que reduzam a invasividade assim tornando o meio virtual mais seguro.
(Por favor, peço que corrijam esta redação no modelo ENEM. Obrigado).
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou expor os pequenos erros gramaticais que identifiquei:
como vícios em redes socias, → como vícios em redes sociais,
isolam do mundo exterior deixando-as alheias ao mundo virtual. → isolam do mundo exterior, deixando-as alheias ao mundo virtual.
percebe-se, porem, → percebe-se, porém,
melhor experiencia → melhor experiência
restritos as bibliotecas universitárias→ restritos às bibliotecas universitárias.
às maquinas → às máquinas
Acredito que os erros que você cometeu foram, em sua maioria, erros de digitação ou de falta de atenção. Mas é uma quantidade que ultrapassa o limite de desvios gramaticais aceitos e, possivelmente, seu texto sofreria alguma penalização por isso. Procure ler os parágrafos várias vezes antes de publicá-los.
Sua introdução, ao meu ver, está ótima, apenas não achei a última frase necessária ou um pouco sem nexo (talvez seja uma má interpretação minha).
Tanto o D1 quanto o D2 estão bem escritos, mas você poderia, na minha visão, ter priorizado um pouco mais a sua opinião e seus argumentos, visto que foi utilizado uma quantidade bem superior de linhas para adicionar os repertórios(muito bons, por sinal)
Acredito que, no parágrafo de conclusão, seria interessante se houvesse um detalhamento maior acerca de como serão feitas essas campanhas e a criação de tais normas. No mais, você escreve muito bem, acredito que falte detalhes para você alcançar uma nota acima de 900+
Espero que eu tenha ajudado de alguma maneira, se ficou alguma dúvida relacionada à correção pode me chamar ;)