Mundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos? (redação dissertativa-argumentativa)

  • 0

A obra cinematográfica “Ela”, retrata um mundo distópico totalmente dominado pela tecnologia, onde o protagonista Theodor desenvolve profundos sentimentos por uma Inteligência artificial. A obra faz uma crítica psíquica pertinente às relações humanas diante dos desenvolvimentos tecnológicos.

Infelizmente, tal conjuntura não se resume às telas sendo a realidade da sociedade atual, que por conta da dependência desses recursos tecnológicos para trazer facilidade e praticidade no dia a dia, acabaram nos impossibilitando de mantermos conexões profundas e humanas como antigamente. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”, esse pensamento é também um reflexo dos dias atuais, onde há uma grande facilidade de conhecer e manter contato superficial com diversas pessoas ao redor do mundo, por meio das telas, fazendo com que não seja mais interessante desenvolver uma conexão e profundidade com “pessoas reais”. O consumo excessivo das telas trouxe também diversas outras consequências, como a hiperatividade e perda da capacidade de concentração, principalmente aos mais jovens, que deixaram de assistir filmes ou lerem livros para consumirem vídeos curtos com poucos minutos, por possuírem mais estímulos e consequentemente produzirem mais dopamina aos cérebros “viciados” e dependentes desses estímulos.

Por consequência dessa dependência e busca constante por estímulos, nos tornamos uma sociedade depressiva e ansiosa, onde uma enorme parte da população sofre diariamente com problemas de saúde mental e autoestima. Transtornos alimentares, por exemplo, estão cada vez mais comuns principalmente entre as mulheres, que se sentem inseguras e impossibilitadas de atingirem o padrão perfeito e idealizado nas redes sociais. A música “Mrs Potato Head” da cantora americana Melanie Martinez, faz uma crítica à esse padrão feminino impossível de ser alcançado e a necessidade de recorrer às cirurgias plásticas com o objetivo de mudar-se completamente para encaixar-se nesse modelo atual considerado perfeito.

 

Dessa forma, é necessário estabelecer limites no uso da tecnologia, em prol da conservação de nossas relações interpessoais e humanas como visto no filme “Ela”, além de reconhecer e valorizar a existência de corpos reais como representado na música “Mrs Potato Head”, buscando assim retomar as profundidades e conexões que mantínhamos antes do começo dessa era tecnológica.

Compartilhar

3 Correções

  1. No primeiro parágrafo, você escolheu um bom repertório sociocultural, mas não soube relacionar este com o tema, o que dificulta a elaboração da sua tese e perde pontos na competência 2 e 3. Ademais, vi que você não antecipou os argumentos que seriam explicados durante o seu desenvolvimento, o que perde pontos também na competência 3, e também houve um erro de gramática ao separar o sujeito do predicado na frase “A obra cinematográfica ‘Ela’, retrata um mundo distópico totalmente dominado pela tecnologia”, perdendo pontos na competência 1. Percebi também que, ao iniciar outro período para analisar o repertório escolhido, você não colocou conectivo para uni-los, o que faz perder pontos na competência 4. Indo para o segundo parágrafo, não se recomenda utilizar “Infelizmente” para iniciar o desenvolvimento, sendo melhor utilizar “Em primeira análise/Em primeiro lugar”, “Primeiramente” e/ou “Primordialmente”. Logo após, faltou o tópico frasal que introduziria e explicar o porquê o problema 1, citado na introdução, estar relacionado ao tema. Ao apresentar o repertório escolhido, não houve uma boa relação entre o argumento de autoridade e argumento de causa e efeito, tendo uma organização bem bagunçada para a construção da argumentação, além da muita falta de conectivo após os pontos finais, ausência de muita vírgula e a falta de uma frase que encerraria o parágrafo. Analisando o terceiro, não houve uma boa construção da sua argumentação devido à ausência do problema 2, citado na introdução, e à quantidade excessiva de informações que acaba bagunçando a sua tese. Achei muita boa a escolha do seu argumento de autoridade/repertório sociocultural (amo as músicas da Melanie Martinez e, inclusive, eu recomendo usar as músicas dela para a introdução de determinado tema). No último parágrafo, não há as duas propostas completas para a resolução dos problemas 1 e 2 (sendo necessário os elementos para cada proposta o agente (quem iria atuar), detalhamento (qual a sua função para a harmonia da sociedade e do país), ação (o que ele deve fazer), modo (como ele irá realizar tal ação) e efeito (qual será a consequência disso). No geral, você perdeu muitos pontos nas competências 1 (ja que houve muito desvio gramatical), 2 (nao houve compreensão do tema dado), 3 (não soube relacionar as informações para a construção da argumentação), 4 (esqueceu de muitos conectivos para unir os períodos e as orações) e 5 (intervenção incompleta). Recomendo seguir essas dicas para obter excelentes resultados no ENEM. Beijos!

    • 0
  2. 1- na introdução, aconselho já deixar claro seu posição e do que vc vai tratar
    2-” acabaram *nos*❌ impossibilitando de *mantermos*❌ conexões profundas e humanas como antigamente. ” mantenha a impessoalidade na redação.
    3- faltou coisas na sua conclusão, como o agente e o meio. a conclusão precisa conter cinco elementos:
    agente
    ação
    meio
    finalidade
    detalhamento

    vc escreve bem e o seus repertórios são produtivos, mas a estrutura do texto está meio “bagunçada”. recomendo assitir vídeos no Youtube que explicam a estrutura das redações nota mil

    • 0
  3. Oie… Lendo seu texto não consegui identificar as duas propostas de intervenção na sua introdução, o que fez com que o texto ficasse meio confuso em que ponto você queria chegar no desenvolvimento do texto. Recomendo estudar a estrutura da introdução para conseguir fazer o texto. Você tem potencial argumentativo e de repertório no texto, mas a estrutura que não está totalmente correta.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.