Aprendiz

Mundo real versus mundo virtual: Deve haver limites entre ambos? (CORRIGAM ESTILO ENEM, se possível coloca uma nota)

  • 0

Na música, “tempos perdidos”, escrita e composta pelo cantor e compositor Lulu Santos, descreve-se uma sociedade perfeita em que o mundo é melhor no futuro, sem hipocrisia e mais divertido. Semelhante a isso, é possível fazer uma ligação entre a ideia geral da canção e a definição do mundo virtual, no qual, se tem um espaço sem defeitos. Por esta via, levantam-se questionamentos a partir da comparação entre dois globos: o virtual e o real; e as consequências em causa da convivência entre duas realidades.

Ainda que o avanço da tecnologia tenha facilitado o aceso ao conhecimento, por meio de redes sociais e principalmente por sites de pesquisa, nota-se como consequência, apesar das boas intenções, o exacerbado crescimento da alienação populacional. Segundo a matéria divulgada pelo portal de notícia g1 – estar no mundo virtual faz esquecer que esta inserido no real – relata que, esta distorção e mais apresentada aos jovens e adolescentes que adquirem notório conhecimento sobre tais aspectos, já estando mais envolvidos e inseridos à meios tecnológicos, como celulares, computadores,”tablets” ou assistentes virtuais com acesso a internet. Em virtude, é preocupante tamanha utilização e acervos do uso desnecessário de certos meios para justificar o apelo a sabedoria e distração.

A priori, há uma crescente gesticulação sobre a nova revolução tecnológica, em que, mescla o mundo latente, realidade virtual e internet tentando replicar a realidade através de dispositivos digitas, chamada de metaverso. Por conseguinte, este novo meio pode vir a se tornar uma grande problemática ao corpo social, pois, além do grande vício perante a sua utilização, se tem o quadro depreciativo das pessoas que comparam as suas vivencias e classes sociais entre os dois aspectos das realidades. Com base na fala de Sergio Sacani, dita e apresentada em um episódio do “podcast” nacional Podpah; ele trás a questão sobre a temática do metaverso versus o espaço verídico: “As pessoas vão começar a se perguntar: qual dos mundos é o melhor e em qual dos mundos elas querem viver”. Por esse viés, é indispensável o questionamento sobre o quão serio possa se tornar a ser o uso do novo dispositivo na sociedade sem consciência de tal.

Em suma, é evidente a problemática inserida entre o mundo virtual e o real, e as questões que eventualmente acontecerão com o ritmo do crescimento tecnológico. Portanto, são necessárias medidas provisórias para eventuais causas sociais e culturais. Por isso, o Estado Federativo Brasileiro em parceria com redes e jogos virtuais, devem adotar soluções viáveis para tal adversidade,  investindo em campanhas publicitárias sendo propagadas principalmente em anúncios telecomunicáveis pela “web”, advertindo os usuários ao uso exagerado de tais redes, jogos, ou aparelhos digitais. Assim, diminuindo a distração que esses recursos podem trazer no dia a dia, e retomar a realidade, distanciando-se de uma utopia como a obra musical se embasa.

Compartilhar

2 Correções

  1. INTRODUÇÃO : OK
    Ainda que o avanço da tecnologia tenha facilitado o aceso (1) ao conhecimento, por meio de redes sociais e principalmente por sites de pesquisa, nota-se como consequência, apesar das boas intenções, o exacerbado crescimento da alienação populacional. Segundo a matéria divulgada pelo portal de notícia g1 – estar no mundo virtual faz esquecer que esta(2) inserido no real – relata que, esta distorção e mais (3) apresentada aos jovens e adolescentes que adquirem notório conhecimento sobre tais aspectos, já estando mais envolvidos e inseridos à meios tecnológicos, como celulares, computadores,”tablets” ou assistentes virtuais com acesso a internet. Em virtude, é preocupante tamanha utilização e acervos(4)do uso desnecessário de certos meios para justificar o apelo a sabedoria e distração.
    1- CORRETO SERIA: ACESSO
    2-CORRETO SERIA: ESTÁ
    3- CORRETO SERIA: É MAIS
    4- PALAVRA NÃO FOI APLICADA EM LOCAL ADEQUADO
    A priori, há uma crescente gesticulação (5) sobre a nova revolução tecnológica, em que, mescla o mundo latente, realidade virtual e internet tentando replicar a realidade através de dispositivos digitas(6), chamada de metaverso. Por conseguinte, este novo meio pode vir a se tornar uma grande problemática ao corpo social, pois, além do grande vício perante a sua utilização, se tem o quadro depreciativo das pessoas que comparam as suas vivencias (7) e classes sociais entre os dois aspectos das realidades. Com base na fala de Sergio Sacani, dita e apresentada em um episódio do “podcast” nacional Podpah(8); ele trás(9) a questão sobre a temática do metaverso versus o espaço verídico: “As pessoas vão começar a se perguntar: qual dos mundos é o melhor e em qual dos mundos elas querem viver”. Por esse viés, é indispensável o questionamento sobre o quão serio possa (10) se tornar a ser o uso do novo dispositivo na sociedade sem consciência de tal.
    5- CORRETO SERIA: ESPECULAÇÃO
    6- CORRETO SERIA: DIGITAIS
    7- CORRETO SERIA: VIVÊNCIAS
    8- DEVERIA ESTAR ENTRE ASPAS
    9- CORRETO SERIA: TRAZ
    10- CORRETO SERIA: SÉRIO PODE
    CONCLUSÃO: OK
    NOTAS:
    C1: 120 ( DESVIOS GRAMÁTICAIS DE GRAMÁTICA E REGÊNCIA)
    C2: 200
    C3: 160 ( NÃO FOI FEITA UMA BOA LIGAÇÃO ENTRE TODO O TEXTO)
    C4: 160 (NÚMERO DE CONECTIVOS INSATISFATÓRIO)
    C5: 120 (VOCÊ NÃO DEIXOU CLARO OS ITENS E NÃO COLOCOU FINALIDADE)
    TOTAL:760

    • 2
  2. Sua introdução está ótima , relaciona a música “tempos perdidos” com a descrição do mundo virtual e traz uma opnião crítica sobre as consequências entre viver as duas realidades.

    O primeiro desenvolvimento apresenta muitos erros do uso da língua padrão , sendo que até mesmo a matéria do g1 está com a grafia errada, ocasionando assim a perca de uma informação a qual deveria lhe ajudar na argumentação. E também há uma duabilidade em “..relata que, esta distorção e mais apresentada aos jovens e adolescentes que adquirem notório conhecimento sobre tais aspectos, ..”. Quais são esses aspectos ? ( pelo que eu entendi acho que você queria dizer
    que adquirem notório conhecimento sobre as tecnologias)

    No segundo desenvolvimento você utiliza a fala do Sergio Sacani , mas não fala quem ele é, seria necessário dizer algo relacionado a ele para reforçar as palavras dele, pois o corretor não tem a obrigação de saber quem é quem.

    Por fim, na sua conclusão foi possívei verificar que o agente da intervenção é o Estado em conjunto com os jogos e as rede(sociais?) e a ação é efetuar campanhas publicitátias. Além disso o meio descrito é a internet e posteriormente fala do efeito da ação que é diminuir a distração das pessoas e retomar a realidade, deixando assim sua intervenção com pouco detalhamento e muito simples.

    Em resumo, seu texto apresenta ótimos argumentos e também traz uma introdução muito boa. Porém os pequenos erros do uso da língua padrão comprometeram e muito em sua argumentação e também faltou uma melhor organização das ideias para uma melhor compreensão.

    C1 120
    C2 200
    C3 120
    C4 160
    C5 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.