Mundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?

  • 1

Em um episódio da série Espelho Preto, conhecida popularmente como Black Mirror, é exposto uma crítica implícita ao mundo virtual. No episódio, uma mulher, ao precisar entrar em um voo, precisa ter uma boa avaliação em uma rede digital e, por não conseguir tal pontuação, não consegue embarcar e acaba perdendo o casamento da sua melhor amiga. Análogo a ficção, é imprescindível refletir como o mundo virtual pode influenciar o mundo real e entender os limites para a harmonia entre ambos.

A princípio, é importante evidenciar o descontrole de dados expostos dentro das mídias digitais como um fator primordial para entender os limites entre o mundo real e virtual. A globalização, processo criado após a guerra fria, permitiu o desenvolvimento de setores como o de tecnologia e comunicação. Tais melhorias influenciaram a sociedade a viver em uma nova era digital. Infelizmente, por se tratar de um processo de rápida transformação, não existe controle efetivo dentro do mundo virtual, o que permite a fácil manipulação dos dados expostos. Tal levantamento, evidencia os problemas que os usuários podem enfrentar, tendo em vista que a falta de segurança para com os seus dados, pode influenciar diretamente a sua vida real, inclusive o colocando em risco.

Em sequência, é importante evidenciar a falta de projetos educacionais como outro fator, não menos relevante, para a problemática. É inegável que os jovens são maioria dentro das mídias digitais e que, infelizmente, não são instruídos para usarem da  melhor maneira. Em 2017, a internet ficou marcada pelo “jogo” Baleia Azul. Criado por anônimos, o jogo era composto por diversos desafios, incluíndo o suicídio como desafio final. Um escândalo mundial, diversas pessoas, em grande maioria jovens, acabaram participando do jogo e, por consequência, perderam suas vidas.  Por ainda estarem em processo de desenvolvimento, existe um grande risco ao expor o jovem ao mundo virtual, risco esse que pode influenciar o seu desenvolvimento e, em casos mais graves, como o jogo da Baleia Azul, levar o usuário a óbito.

Logo, torna-se emergencial que o Governo Federal, juntamente com as escolas, criem medidas e projetos para reverterem o quadro citado e instaurarem limites entre o mundo real e virtual. A primorde, cabe ao Governo Federal a criação de projetos de leis que protejam o espaço virtual, os dados e as pessos que usufrem do mundo cibernético. Para além da criação, o comprometimento de supervisionar e punir, de forma adequada, as pessoas que agirem de má fé. Por fim, o papel da escola é fundamental para permitir o desenvolvimento seguro dos jovens dentro da sociedade. É interessante a criação de projetos socioeducativos com o intuito de ensinar aos alunos a melhor maneira de usar e como se proteger na internet. Sendo assim, tais medidas isolavam casos, como o episódio de Black Mirror, apenas ao mundo ficcional.

Compartilhar

2 Correções

  1. Em um episódio da série Espelho Preto, conhecida popularmente como Black Mirror, é exposto uma crítica implícita ao mundo virtual. No episódio, uma mulher, ao precisar entrar em um voo, precisa ter uma boa avaliação em uma rede digital e, por não conseguir tal pontuação, não consegue embarcar e acaba perdendo o casamento da sua melhor amiga. Análogo a ficção, é imprescindível refletir como o mundo virtual pode influenciar o mundo real e entender os limites para a harmonia entre ambos.

    >>> sua citação foi muito bem colocada de acordo com o tema, só sugiro que coloque sempre quais serão as discussões que serão trabalhadas no D1 e D2 logo na introdução de forma direta.

    A princípio, é importante evidenciar o descontrole de dados expostos dentro das mídias digitais como um fator primordial para entender os limites entre o mundo real e virtual. A globalização, processo criado após a guerra fria⚠️(Guerra Fria), permitiu o desenvolvimento de setores como o de tecnologia e comunicação. Tais melhorias influenciaram a sociedade a viver em uma nova era digital. Infelizmente, por se tratar de um processo de rápida transformação, não existe controle efetivo dentro do mundo virtual, o que permite a fácil manipulação dos dados expostos. Tal levantamento, evidencia os problemas que os usuários podem enfrentar, tendo em vista que a falta de segurança para com os seus dados, pode influenciar diretamente a sua vida real, inclusive o colocando em risco.

    >>> acredito que tenha faltado algumas explicações práticas de prejuízos diretos aos indivíduos, acho que alguns trechos poderiam ter sido mais simplificados para dar espaço para a sua argumentação. Citar alguns exemplos práticos e como acontecem na realidade seria bom também.

    Em sequência, é importante evidenciar (REPETIÇÃO) ⚠️ a falta de projetos educacionais como outro fator, não menos relevante, para a problemática. É inegável que os jovens são maioria dentro das mídias digitais e que, infelizmente, não são instruídos para usarem da melhor maneira. Em 2017, a internet ficou marcada pelo “jogo” Baleia Azul. Criado por anônimos, o jogo era composto por diversos desafios, incluíndo (incluindo)⚠️ o suicídio como desafio final. Um escândalo mundial, diversas pessoas, em grande maioria jovens, acabaram participando do jogo e, por consequência, perderam suas vidas. Por ainda estarem em processo de desenvolvimento, existe um grande risco ao expor o jovem ao mundo virtual, risco esse que pode influenciar o seu desenvolvimento e, em casos mais graves, como o jogo da Baleia Azul, levar o usuário a óbito.

    >>> fantástica sua citação, se relacionou muito bem com o tema e você conseguiu argumentar de uma forma muito boa. Novamente, acho que faltou o desenvolvimento de como a escola poderia ajudar com isso, você falou muito sobre o jogo mas acredito que o corretor ficou esperando você argumentar mais sobre a escola (apoio psicológico, investimento em aulas específicas), o que que impede a escola de fazer isso? é o tabu? falta de investimentos? desinteresse das escolas? já que você levou a sua discussão para o lado educacional, esperava-se que fosse discutido um pouco mais sobre a educação. C3

    Logo, torna-se emergencial que o Governo Federal, juntamente com as escolas, criem medidas e projetos para reverterem o quadro citado e instaurarem limites entre o mundo real e virtual. A primorde, cabe ao Governo Federal a criação de projetos de leis que protejam o espaço virtual, os dados e as pessoas que usufrem (usufruem)⚠️ do mundo cibernético. Para além da criação, o comprometimento de supervisionar e punir, de forma adequada, as pessoas que agirem de má fé. Por fim, o papel da escola é fundamental para permitir o desenvolvimento seguro dos jovens dentro da sociedade. É interessante a criação de projetos socioeducativos com o intuito de ensinar aos alunos a melhor maneira de usar e como se proteger na internet. Sendo assim, tais medidas isolavam casos, como o episódio de Black Mirror, apenas ao mundo ficcional.

    >>> em ambas as propostas faltaram o meio/ modo C5

    NOTA: 880
    C1:160
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:160

    OBS: cuidado com a repetição de termos na sua redação, alguns corretores podem ainda tirar pontos da C4 e você ser totalmente prejudicada. Por pouco você não atingiu os 900+, porém te garanto que está perto de alcançar, você só precisa se atentar aos erros que foram apontados.

    • 1
  2. oiiiiiiiiii, tudo bem?
    DICAS:
    Sempre, sempre, coloque na introdução quais argumentos serão defendidos no desenvolvimentos. Por exemplo, se faça a pergunta: quais são as causas do problema? O que está acontecendo de problema relacionado ao tema?
    você poderia ter citado o que vc disse no D1 e D2 já> descontrole de dados expostos e uso exacerbado das mídias

    Use conectivos.. eles dão coesão e ligam seus argumentos.

    -No d2 vc disse “usuários podem enfrentar,”, quando for citar consequências se posicione: eles enfrentam… ao invés do “pode” que indica uma possibilidade e não solidifica o que vc está defendendo.

    – ‘Em sequência, é importante evidenciar a falta de projetos educacionais como outro fator, não menos relevante, para a problemática.” Qual problemática??? No tema, o problema está implicito, então essa problemática deveria ser citada na intro… qual o problema relacionado ao tema?? Quem? O que fará? Como fará? Com qual finalidade?
    assim você não corre o risco de perder pontuação nessa parte.

    Você escreve bem, tem bons repertórios e quanto mais treinar tanto a escrita como o planejamento do texto melhor eles serão <3 um beijoooo e JESUS TE AMAAAAAAAAAAAAA

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.