Mundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?

  • 0

O mundo virtual tornou-se nas últimas duas décadas o meio de comunicação mais utilizado pelas pessoas de modo que aproximou e em tempo real distancio o contato humano, principalmente após o surgimento da Covid-19 que gerou o isolamento social, ocasionando o aumento de distúrbios nos usuários. Visto que, a comunicação era somente no modo virtual.

Na frase “O espírito humano prevalece sobre a tecnologia”, escrita por Albert Einstein. Reflete-se na sociedade brasileira que se enquadra com crianças e adolescentes sofrendo com depressão, ansiedade ou insônia. Sendo um fator prepondente o uso excessivo de celulares, tablets ou computadores. Além disso, vale ressaltar que a falta de monitoramento dos responsáveis em relação ao acesso dos seus filhos que interfere no seu comportamento, na qual o conteúdo acessado pelos menores pode influência no seu convívio social prejudicando, assim, o seu psíquico diante das situações no mundo real.

Ademais, a falta de comunicação na realidade e o uso excessivo da tecnologia   em crianças e jovens altera a sua relação socioafetiva para com o próximo, impossibilitando o trabalho em equipe  e inativando a criatividade, pois a partir do momento em que o indivíduo desconeta-se do mundo real e vive no mundo virtual, o mesmo estará-lhe vivendo na mesmice.

Portanto, é importante que o MEC- Ministério da Educação em parceria com as instituições educacionais promova palestras nas escolas para orientar os pais sobre o controle de uso da tecnologia no seu âmbito familiar, assim, minimizando casos de crianças ou jovens com ansiedades e ensinar-lhes que o contato humano é importante acima de qualquer meio tecnológico.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Primeiramente, não sou profissional em correções. Portanto, perdoe-me qualquer erro que cometer.
    Dicas e correções:
    Sempre use vírgulas após conectivos.
    “Visto que” é uma explicação, por isso, deve ser separado da frase por vírgula e não por um ponto.
    Traga repertórios na introdução para contextualizar o leitor.
    Não consegui visualizar seus argumentos direito…
    EU aconselho você não usar as abreviações porque é desnecessário, mas se quiser usar, sempre coloque entre parênteses e depois do nome por extenso.
    Senti falta da retomada do tema na conclusão.

    Notas:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 120

    Total: 680

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.