Iniciante

Mundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?

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O episódio “Queda livre”, da série “Black Mirror”, retrata uma sociedade onde as pessoas são avaliadas virtualmente, tais avaliações refletem na forma como esses indivíduos são tratados pessoalmente. Logo, todos são obcecados por apresentar uma boa imagem na internet. Em consonância com a realidade desses personagens, está a de milhões de jovens que vivem mais o mundo virtual, do que o mundo real. Sob esse viés, é válido afirmar que o uso insensato das redes sociais pode ser prejudicial psicologicamente.

Inicialmente, é importante destacar que a internet alterou radicalmente os meios de comunicação. Contudo, evidenciam-se os aspectos negativos dessas mudanças, pois a ausência de um diálogo frente a frente faz com que as pessoas se esqueçam de que há outro ser humano do outro lado da tela, o que as encorajam a se comportarem de modo que não fariam pessoalmente. Nesse contexto, conforme a filósofa alemã Hannah Arendt, em sua teoria sobre a banalidade do mal, quando uma situação nociva ocorre com frequência, ela passa a ser naturalizada na sociedade. Dessa forma, comentários maldosos passam a se tornar frequentes nas redes sociais, criando um ambiente hostil para os usuários.

Ademais, é notório que as pessoas, no Instagram, escolhem mostrar apenas momentos felizes, criando a ilusão de uma vida “perfeita”. Entretanto, nem todos os usuários estão cientes da diferença entre a realidade e a vida idealizada mostrada nas redes e, consequentemente, sentem-se mal quando se comparam. Sob essa perspectiva, segundo a escritora Clarice Lispector, “pertencer é viver”, ou seja, é essencial para o ser humano sentir-se integrado a um ambiente. Desse modo, não conseguir se identificar com tais padrões de vida que veem na internet, pode ser danoso a saúde mental.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para resolver esse impasse. Por isso, cabe aos próprios usuários criar um ambiente virtual mais saudável para todos, por meio campanhas de conscientização a respeito das consequências dos comentários hostis e a importância de ser gentil na internet. Além disso, se faz imperioso que influencers – criadores de conteúdo que exercem grande influência sobre o público – sejam mais sinceros quanto a realidade que vivem. Assim, as medidas terão o fim de prevenir que as redes sociais se tornem um malefício ao psicólogo de todos os cidadãos.

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3 Correções

  1. Competência 1 (Domínio da norma culta):
    A redação está bem escrita, com bom uso da norma culta. Há alguns pequenos desvios, como “comentários maldosos passam a se tornar” (redundância; “passam a ser” ou “se tornam” seria suficiente) e “pode ser danoso a saúde mental” (correto seria “pode ser danoso à saúde mental”). Contudo, os erros não comprometem a clareza do texto.

    Nota: 160/200

    Competência 2 (Compreensão da proposta e argumentação):
    O tema proposto foi abordado de forma clara, relacionando bem o episódio da série Black Mirror com a questão do impacto das redes sociais na saúde mental. A argumentação é consistente e as referências a autores como Hannah Arendt e Clarice Lispector são pertinentes. Porém, a conexão entre a citação de Clarice e o parágrafo poderia ser melhor explorada para reforçar o argumento.

    Nota: 160/200

    Competência 3 (Seleção e organização de informações):
    Os argumentos estão bem organizados e seguem uma progressão lógica. O exemplo do episódio de Black Mirror e a discussão sobre a idealização nas redes sociais são relevantes e desenvolvidos adequadamente. O texto traz informações que dialogam com o tema de forma coesa.

    Nota: 180/200

    Competência 4 (Coesão e coerência):
    O texto utiliza conectores de forma eficaz, mantendo uma coesão adequada entre as ideias. Expressões como “inicialmente”, “ademais” e “portanto” garantem a fluidez do texto. Entretanto, o uso de “por isso” no último parágrafo poderia ser substituído para evitar repetição de conectores.

    Nota: 180/200

    Competência 5 (Proposta de intervenção):
    A proposta de intervenção é clara e bem direcionada. A sugestão de campanhas de conscientização e o papel dos influenciadores são viáveis, mas poderia haver uma maior concretização das ações, como indicar quem seria responsável por tais campanhas ou como elas seriam implementadas.

    Nota: 160/200

    Nota final: 840

    A redação está bem estruturada e aborda o tema com clareza e pertinência, com sugestões de intervenção adequadas. Pequenos ajustes de coesão e aprofundamento na argumentação tornariam o texto ainda mais forte.

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  2. Olá, Marjorie!
    Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos.

    Comentários: Ótima redação, você soube distribuir suas ideias na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo de forma coerente, mas há erros visíveis. Coloquei no corretor ortográfico e ele contou 375 palavras, está bom assim, mantenha o padrão.

    C1- 140pts;
    Sua ortografia é muito correta, porém, senti falta de complexidade gramatical e encontrei alguns erros (muitos no 4° parágrafo), como:

    •(Linha 7, 1° parágrafo)- “vivem mais o mundo virtual, do que o mundo real”, essa vírgula não existe;
    •(Última linha, 3° parágrafo)- “veem na internet, pode ser danoso a saúde mental”, aqui há 2 erros: essa vírgula não existe, bem como a falta de crase antes de ‘saúde mental’;
    •(Linha 3, 4° parágrafo)- “por meio campanhas de conscientização”, faltou a preposição ‘de’ depois de ’por meio’;
    •(Linha 5, 4° parágrafo)- “a respeito das consequências dos comentários hostis e a importância”, você utilizou ‘das’ para ’consequências’, ok, mas usou ’a’ para ’importância’. Erro de concordância, troque esse ’a’ por ’da’;
    •(Linha 6, 4° parágrafo)- “Além disso, se faz imperioso”, esse ’se’ não pode iniciar uma frase porque é pronome oblíquo, então deve ocorrer ênclise e o pronome ir para a frente do verbo, ficando ‘faz-se’;
    •(Linha 8, 4° parágrafo)- “quanto a realidade que vivem”, aqui há 2 erros: esse ‘a’ é craseado e faltou a preposição ’em’ para ficar ’em que vivem’;
    •(Última linha, 4° parágrafo)- Erro de ortografia que muitas pessoas cometem. Não é ‘psicólogo’, é ‘psicológico’.

    Essas “besteirinhas” elevariam sua nota da C1 para, no mínimo, 160pts, pois, como eu disse, há falta de complexidade gramatical. Depois de aprender a corrigir esses erros mais básicos que destaquei, estude inversão sintática.

    C2- 200pts;
    Você segue muito bem a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e dispõe de uma boa base argumentativa, trazendo repertórios socioculturais (Black Mirror, Hannah Arendt e Clarice Lispector) pertinentes que fortalecem sua tese acerca do tema.

    C3- 160pts;
    Há um bom projeto de texto e seleção dos fatos, os quais trazem coesão e coerência para sua redação. Entretanto, senti falta de aprofundamento.

    C4- 200pts;
    Você desfruta muito bem dos elementos coesivos e utilizou uma gama de conectivos ao longo do texto, interligando o que você quis trazer. Isso gera uma sequência lógica à dissertação.

    C5- 160pts;

    Analisando sua proposta de intervenção I:

    Agente: usuários (40)
    Ação: criar um ambiente virtual mais saudável para todos (40)
    Meio: campanhas de conscientização (40)
    Detalhamento: a respeito das consequências dos comentários hostis e a importância de ser gentil na internet (40)
    Finalidade: ???

    Analisando sua proposta de intervenção II:

    Agente: influencers (40)
    Detalhamento: — criadores de conteúdo que exercem grande influência sobre o público — (40)
    Ação: sejam mais sinceros quanto a realidade que vivem (40)
    Modo/Meio: ???
    Finalidade: ???

    Como nenhuma das propostas está completa, você não fecha 200 na C5. Basta fazer uma com os cinco elementos, cada elemento vale 40.

    Veredito:
    C1- 140
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160

    Nota final:
    860

    Parabéns pela nota. Por conta da ausência da FINALIDADE na sua proposta de intervenção I, você não fechou os 900, mas está no caminho certo, Marjorie. Continue praticando, estude mais a gramática e sempre use os cinco elementos na conclusão (a C5 é a mais fácil de gabaritar). Com essas correções, tiraria 160 na C1 e 200 na C5, além da sua nota subir para 920.

    Espero ter ajudado!

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