MULHERES NO CAMPO: IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

  • 0

Historicamente, na sociedade indígena brasileira, os afazeres dos homens e das mulheres eram bem distribuídos, enquanto os primeiros caçavam e pescavam o segundo gênero era responsável pela agricultura de subsistência. Apesar disso, com a colonização do Brasil, as atividades do campo foram incorporadas pelos homens criando uma sociedade de costumes e práticas patriarcais que repercutem nos dias atuais com obstáculos para a inserção da mulher no campo.

Embora haja empecilhos, é importante ter em mente que a incorporação feminina na agricultura tem elevada relevância para a economia brasileira e sociedade. Segundo o presidente da FAO, Alan Bojanic, além de serem responsáveis por mais de 40% da produção agrícola no Brasil, as mulheres conseguem preservar a biodiversidade e aumentar a segurança alimentar do país. No entanto, mesmo com a atuação elevada das agricultoras, estas encontram desigualdades socioeconômicas por terem menos acesso a terras, mercado, recursos tecnológicos e políticas governamentais em relação aos homens.

Essas discrepâncias entre gêneros dificultam a inserção da mulher no campo sendo, portanto, prejudicial ao desenvolvimento rural brasileiro. A partir do seu trabalho, as mulheres conseguem amenizar o número de pessoas com fome e o índice de pobreza no país, além de potencializar a indústria brasileira com o aumento da produção agrícola. Embora isso, de acordo com a ONU, as desigualdades enfrentadas por elas fazem com que as agricultoras ganhem cerca de 30% a menos do que os homens no mesmo ramo, diminuindo com isso, a autonomia feminina.

Com base no exposto, portanto, são necessárias medidas para amenizar o problema, dentre elas: O Ministério da Agricultura potencializar, por meio do IBGE, o cadastro de mulheres rurais a fim de proporcionar maior igualdade entre gêneros no acesso de terras, recursos tecnológicos e políticas governamentais. As empresas aumentar a distribuição do número de redes com internet na área agrícola, recebendo em troca diminuição dos impostos governamentais, possibilitando assim, o acesso à informação tanto do plantio quanto de mercado externo pelas mulheres agricultoras.

Compartilhar

3 Correções

  1. Uma boa redação, com uso de conectantes diversos e sem repetições, a estrutura compõe uma introdução boa, com a referencia sociocultural da colonização brasileira, um bom desenvolvimento. Unica coisa que notei na introdução foi o uso de sigla quando foi citar o presidente FAO, melhor usar O significado, pois anteriormente n usou a sigla, então pode ser que o leitor não tenha o conhecimento. Só cuide para não usar o gerúndio das palavras, como foi o caso de “diminuindo”. Pode se usar diminuição.
    Em meu ponto de vista a conclusão seguiu os padrões, com uma proposta de intervenção com 5 fatores, o agente, que é o ministério da agricultura e as empresas, a ação que é o cadastro de mulheres rurais para o fim de proporcionar maior igualdade entre gêneros no acesso de terras, recursos tecnológicos e políticas governamentais. e também aumentar a distribuição do número de redes com internet na área agrícola, para o fim de recebendo em troca diminuição dos impostos governamentais, possibilitando assim, o acesso à informação tanto do plantio quanto de mercado externo pelas mulheres agricultoras.
    nota: 758

    • 0
  2. Boa tarde!
    Introdução bem feita, porém faça no mínimo 3 períodos em cada parágrafo ok? Senão eles ficam muito grandes e cansativos de ler.
    No D1, ”Segundo o presidente da FAO,”, não use siglas de primeira*, use primeiro por extenso e se por ventura, você for utilizar a mesma palavra, use a sigla ok? Seu D1, está ótimo, usou intertextualidades e elas ajudaram a confirmar sua opinião.
    No D2, ”A partir do seu trabalho,”, use um conectivo para começar esse período, DESSA MANEIRA, A PARTIR DO SEU TRABALHO…; ” Embora isso, de acordo com a ONU,”,SIGLA*;
    ”diminuiNDO com isso, a autonomia feminina”, cuidado com o GERÚNDIO, NÃO USE.
    Na conclusão, ”dentre elas: O Ministério da Agricultura potencializar, por meio do IBGE, o cadastro de mulheres rurais a fim de proporcionar maior igualdade entre gêneros no acesso de terras, recursos tecnológicos e políticas governamentais.”, evite usar dois pontos, sua ideia de proposta é muito boa, porém descreva mais sobre ela, sobre como irá acontecer, o MODO; ” As empresas aumentar a distribuição do número de redes com internet na área agrícola, recebendo em troca diminuição dos impostos governamentais, possibilitaNDO assim, o acesso à informação tanto do plantio quanto de mercado externo pelas mulheres agricultoras.” No início dessa frase, use um conectivo: ALÉM DISSO, ADEMAIS, LOGO…,início está sem coesão e coerência: ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO QUE AS EMPRESAS AUMENTEM A DISTRIBUIÇÃO… , Gerúndio, e descreva mais sobre a proposta.
    PS: BONS ARGUMENTOS, BOAS INTERTEXTUALIDADES ( PORÉM NÃO FIQUE APENAS NAS PESQUISAS OK ? USE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA ETC), USOU CONECTIVOS, ESTRUTURA DE REDAÇÃO MUITO BOA, MAIS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ( APENAS TRABALHE UM POUCO MAIS NELAS), CUIDADO COM O GERÚNDIO, TENTE FAZER UMA TESE SEM SER GERAL.
    Nota: 780
    Espero ter ajudado, continue praticando!

    • 0
  3. Oi Isaella!
    A tua dissertação está de parabéns!
    Os conectores muito bem aplicados, as informações dadas bem fundamentadas.
    Só tenha cuidado quando mencionar as siglas , antes deve haver sido citado.
    Enquanto a conclusão, eu te recomendaria que você criasse uma frase que feche com chave de ouro.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.