Mudanças na mobilidade urbana no Brasil

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Durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek foi implantado um Plano de metas, que dispunha do investimento na indústria automobilística brasileira. Percebe-se que esse fato contribuiu para o crescimento da mobilidade urbana no Brasil, já que houve um incentivo para a construção de rodovias em todo o país. Por isso, ao decorrer dos anos a mobilidade urbana no Brasil foi crescendo progressivamente e mudanças foram ocorrendo, como a superlotação nas rodovias de todo país, dando existência a uma problemática na vida dos brasileiros.

Segundo a Constituição Federal, promulgada em 1998, é direito dos cidadãos o acesso à locomoção. No entanto, essa garantia não se cumpre para grande parcela da população, visto que muitos estão tendo sua movimentação prejudicada pela superlotação nas estradas brasileiras. Além disso, o transporte público padece de muitos problemas e o atraso de muitas viagens acaba gerando conflitos para seus usuários.

Convém lembrar que o custo para usufruir do transporte público brasileiro também é associado a um impasse na vida de muitos indivíduos de baixa renda, dado que os gastos somados diariamente resultam no aumento de despesas mensais. De acordo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e a empresa Here Technologies as famílias brasileiras gastam 8,9% de sua renda com transporte público em comparação com outras cidades como Buenos Aires que gastam 3%.

Em virtude do que foi mencionado, é indispensável medidas para solucionar esse problema. O Ministério do Transporte deve investir em políticas públicas efetivas que visem aprimorar o transporte público brasileiro, bem como diminuir as taxas cobradas para a utilização destes. Ademais, o incentivo ao uso de ciclovias e ferrovias através de campanhas midiáticas promovidas pelo Governo Federal resultaria em uma melhor distribuição da população, possibilitando assim, a locomoção de todos. Dessa forma, os cidadãos brasileiros usufruiriam do transporte público sem atrasos e as famílias de baixa renda seriam beneficiadas.

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5 Correções

  1. Olá Dhamarys, parabéns pela sua redação, achei ótima, mas achei que muitas das informações colocadas no primeiro parágrafo, você poderia colocá-las em outros parágrafos para complementá-los e não deixar a introdução muito grande. Você poderia também complementar mais a sua conclusão.
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 880
    Parabéns pelo texto, continue praticando que você vai longe Dhamarys.

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  2. Oii, desculpa a demora para corrigir, é que estou em reformas aqui em casa :D
    Na introdução seria interessante colocar o “Plano de Metas” entre aspas (mas sua citação foi MUITOOO boa sério). Cuidado pois só foi apresentada uma tese na introdução tipo, percebe que no segundo parágrafo você falou do valor de usar o transporte público? isso seria uma tese (e poderia ter colocado na introdução).
    No segundo parágrafo a segunda parte poderia ser melhor desenvolvida pois ficou meio vago, ali do “Além disso” em diante.
    No terceiro parágrafo também seria bom descrever melhor seu argumento.
    A conclusão ficou muito boa.
    Está ficando muito boa sua redação <3

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  3. Competência . 01: 200
    Competência 02: 200
    Competência 03: 200
    Competência 04: 120
    Competência 05: 120
    Obs. Muito bom o seu texto, parabéns. Vc demonstra um bom domínio sob a língua padrão, demonstrou através dos seus conhecimentos que compreendeu bem a proposta do tema, e organizou bem o seu texto. Apenas recomendaria a vc que especifque se melhor a sua conclusão respondendo as quatro perguntas: Quem? o que? Como? Por que?, e inserir mais conectivos entre as frases, para que assim vc tenha êxito no seu texto.

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  4. Meus Parabéns!! Sua redação é muito boa! Gostei dos seus repertórios socioculturais. Observei que você usou palavras de juízo de valor, porém busque colocar várias delas cada vez mais, para aumentar suas chances de fechar a competência 1. Mas, te dou um alerta! Muito cuidado com a introdução. Muitas informações colocadas na sua introdução serviriam para formar um terceiro parágrafo de desenvolvimento. A introdução deve ser algo sucinto, não muito extenso. Bons estudos! Você vai longe!

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  5. Ô nega, tudo bem?
    Então, ta massa demais a sua redação. Mas toma cuidado no tamanho da sua introdução e o que você coloca nela. As vezes, eu sei muito bem, que nos deixamos levar pelas idéias. A introdução tem que ter so um pouco e o retoque vem no desenvolvimento. Ela tem que ter: tese, argumento 1 e 2. Eu vi muitas pontas soltas.
    Estuda bastante dai que eu estudo bastante daqui. :)

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