É notório ver que o mundo vem mudando radicalmente conforme o passar do tempo, com grandes revoluções sociais e tecnológicos. Porém, mesmo com o avanço em alguns pontos cruciais da sociedade, a forma com que se lida a parte ambiental e sustentável no mundo não vem passando por mudanças aplausíveis.
Os seres humanos têm uma parcela com as tragédias que se culminaram ao longo da história da humanidade, como por exemplo: a poluição, enchentes e outros fatores relacionados com a natureza. Dentre outros fatores, destaca-se um grave problema global de saúde que, contribui para um aumento de casos de doenças e graves consequências irreversíveis.
Entretanto, é um quadro possível para ser modificado conforme o tempo, trabalhando por meio da conscientização do uso de produtos com alto teor de poluição e priorizar o efeito da sustentabilidade na sociedade, mostrando formas de correlacionar o uso com o impacto ambiental. Dessa forma, percebe-se a ineficácia da administração dos recursos naturais e industrializados ao redor do mundo.
São necessárias ações de políticas públicas para intervir com o aumento de casos ambientais no mundo, com uma participação direta dos governos, no baseamento de novas normas ambientais e projetos para averiguar a participação de empresas e da sociedade. Ademais, são indispensáveis investimentos nas áreas ambientais, saúde e novas tecnologias para incrementar condutas de sustentabilidades.
oliverx10x
Olá, boa tarde, em relação ao seu texto, eu irei avalia-lo com base nas competências do ENEM:
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;Eu vi alguns erros no que se refere a concordância nominal(grandes revoluções sociais e tecnológicos(TECNOLÓGICAS) e alguns erros com relação às vírgulas.Há também
uma considerável repetição de palavras, o que dá a entender que você não tem um vocabulário muito rico.(160)
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: Eu acho que você até entendeu a proposta da redação, mas os seus argumentos se baseiam muito no senso comum( Aquela ideia comum de que, em função das ações antrópicas, a natureza está morrendo e etc), não havendo realmente algo muito profundo, como se você não realmente tivesse uma opinião em relação ao tema.Não há também uma citação de autoridade(Filósofo, Sociólogo, Engenheiro Ambiental, Físico ou algo do tipo), citação a dados estatísticos ou uma citação a algum livro, filme, de modo a evidenciar o seu ponto de vista, como se a sua tese não se limitasse a você, como se fosse algum tipo de teoria da conspiração que não é realmente vista no mundo real.(120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; Na minha opinião, esta é a parte no qual você teve mais problema.Ficou muito difícil entender o seu ponto de vista, em função dos argumentos não se encontrarem bem relacionados um com o outro.Não há uma fluidez na leitura, o que faz com que o entendimento do leitor fique consideravelmente comprometido.Por exemplo, neste trecho: ”Dentre outros fatores, destaca-se um grave problema global de saúde que, contribui para um aumento de casos de doenças e graves consequências irreversíveis.”Você cita um grave problema global de saúde, mas não fala o nome, as suas consequências, você simplesmente jogou ele no texto.No segundo parágrafo, você já começa a trazer uma solução para o problema, sendo que isso não era para ser trabalhado ai, mas na conclusão.Aqui, neste outro trecho: ”por meio da conscientização do uso de produtos com alto teor de poluição”, é possível ver uma certa dificuldade de se expressar – o produto tem alto teor de poluição, ou o processo pelo qual ele é produzido contribui para um aumento da poluição local?, o que contribui para uma difícil interpretação, por parte do leitor, sobre o que você está trabalhando,(80)
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;Como já disse anteriormente, a sua argumentação não ficou muito fluída, o que dificulta a leitura.Você até utiliza alguns recursos que contribuem para uma certa relação de sentido entre as diferentes partes do texto, mas eu vi que isso ficou em falta ligação desenvolvimento-conclusão.(120)
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:Você fala, na conclusão, que é necessário que os governos desenvolvam medidas para resolver o problema, mas não fala em detalhes sobre elas.(120)
Nota final(600)
Boa sorte com os estudos, e não desanime, tenho certeza que, com muito treino e dedicação, você melhorará.
bergamota_5
Oi, como vai?
1. Na introdução é ‘’tecnológicas’’ não ‘’tecnológicos’’.
2. Sem repertório sociocultural. É de GRANDE importância que em textos dissertativos-argumentativos modelo ENEM se acrescente um repertório sociocultural, como uma citação, um filme, série, um dado estatístico, um fato histórico que condiz com o tema.
3. Acho q você fugiu um pouco do tema, deveria se aprofundar mais.
4. Gostei da forma da sua escrita.
5. Pontuação modelo ENEM: 560
alizoneida
Seu texto segue corretamente a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, porém não há informações de punho socio-cultural- ou de qualquer outra área do conhecimento, o que torna seu texto lapidado no senso comum.
No 1º parágrafo:
– Na primeira frase, eu te aconselharia a evitar usar verbos no gerúndio, pois passa a ideia de movimento, o que não é agradável.
Exemplo:
“É notório observar as mudanças que ocorrem no mundo constantemente, sejam elas grandes revoluções sociais ou tecnológicas.”
– Na segunda frase, você relaciona corretamente aquilo que você disse na frase anterior com o que você diz agora (nesta frase). Porém, sua tese deveria ser mais clara e consistente.
Exemplo de tese:
“Porém, mesmo com todas as tranformações que ocorreram no mundo, o meio ambiente não acompanhou o mesmo proceso: seja por falta de medidas consistentes do Governo seja por falta de responsabilidade das grandes fábricas.”
No 2º parágrafo:
Não há a presença de nenhum repertório socio-cultural- ou de qualquer outra área do conhecimento que seja, o que faz com que seu texto perca pontos na competência 2.
Outro ponto que é importante eu citar: Não use “como por exemplo”, é errado. Use “Como” ou “Por exemplo”.
No 3º parágrafo:
O mesmo erro anterior ocorre neste parágrafo.
Lembre-se: você pode trazer algum filme, pensamento de um filósofo/sociólogo, dados, estatísticas ou qualquer outra coisa que fortaleça seu argumento.
No 4º parágrafo:
Logo de início, noto que você não usou nenhum conectivo para ligar seu texto com o 4º parágrafo.
Exemplo de conectivos para usar no 4º parágrafo: Portanto; Fica evidente, portanto; Logo; etc.
Ademais, é necessário apresentar Agente, Modo, Meio, Finalidade (efeito) e Detalhamento.
Lembre-se: sempre use um Agente com grande poder e que tenha a ver com o tema proposto. Neste caso, eu usaria o Ministério do Ambiente.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 580.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 140
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 80
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120