Iniciante

Movimento Antivacina e seus Efeitos para a Saúde Pública Brasileira

  • 1

     “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, infere-se, portanto, que ao longo de sua caminhada o ser humano encontra obstáculos no seu desenvolvimento. Visando este fato, a medicina deu um grande passo no quesito do combate às doenças por meio de vacinas. No entanto, o movimento antivacina é uma ideia que cresce mundialmente podendo, também, afetar a saúde pública brasileira.

      Preliminarmente, é fato que o ato de não se vacinar aumenta as chances do indivíduo adoecer, porem mesmo assim o movimento antivacina existe e ganhou forças nos últimos anos, gerando preocupação aos profissionais de saúde, visto que entre os anos de 2011 e 2018 houve uma queda na cobertura das principais vacinas, como a da poliomelite e a do sarampo.

      Outrossim, em 1904 um movimento semelhante ocorreu no século XX, durante a República Velha, na cidade do Rio de Janeiro, tal movimento ficou conhecido como a Revolta da vacina, em que por falta de informação, a população se negou a vacinar-se contra as doenças que assolavam Rio de Janeiro naquela época. A ausência de uma campanha efetiva gerou diversos problemas ao Rio de Janeiro do século XX.

    Portanto, é mister que o Estado tome as providências necessárias para amenizar o impasse. Com o intuito de evitar a propagação do movimento, urge que o Ministério de Educação e Cultura, o MEC, invista  e promova, em escolas, palestras didáticas, assim como, campanhas de conscientização a comunidade. Dessa forma, pode-se evitar que uma segunda revolta da vacina ocorra no século XXI, além de diminuir os obstáculos que são encontrados no desenvolvimento do ser humano, como enfatiza Drummond no seu poema.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá, achei legal a citação que você usou na introdução e serve pra muitas redações : ) sua introdução teve repertorio, tese e o tema mas ela pode problematizar mais, algumas partes do seu texto eu trocaria com por exemplo:” mesmo assim” por que deixa ele menos formal e a redação tem que ser bem formal ,no primeiro desenvolvimento você podia ter falado mais em como o movimento antivacina afeta a saúde publica e a sociedade, e no segundo você só trouxe repertorio ,faltou argumento, defender o seu ponto de vista , sua conclusão ficou um pouco parcial você pode sair do senso comum ser mais criativa e completar a conclusão por que faltaram tópicos, como finalidade e detalhamento, enfim achei boa a redação ,espero que tenha ajudado, bons estudos e continue praticando ; )

    • 2
  2. Competência 1: 200 –> pouquíssimos erros ortográficos, parabéns :D
    Competência 2: 160 –> trabalhar melhor as opiniões sem focar tanto em informações, ficou muito bom;)
    Competência 3: 160 –> muito bem organizado, apenas faça com que sua introdução converse melhor com o restante, ficou muito bom ;)
    Competência 4: 200–> parágrafos bem interligados e mantendo a coerência e a coesão, parabéns :D
    Competência 5: 120 –> resolução fraca e faltou uma pequena volta a sua tese, mas ficou bom :)
    Total: 840

    • 1
  3. Sua introdução ficou perfeita, no seu primeiro desenvolvimento, houve um erro de português na palavra “porém “ (que no caso você escreveu sem acento).
    No segundo desenvolvimento houve redundância na frase “em 1904 um movimento semelhante ocorreu no século XX”( se foi em 1904 consequentemente foi no século XX, então não precisava desta informação). Além disso acho que faltou a preposição “o” na frase:”doenças que assolavam Rio de Janeiro”.
    Sua conclusão ficou perfeita, porém eu te aconselho a da próxima vez que for fazer uma redação, trocar a palavra “conscientizar” pela palavra “orientar’’ , já que ela não é bem vista pela banca corretora. Além disso poderia ter colocado o nome do poema por exemplo: “como enfatiza Drummond no seu poema *nome do poema*.

    • 1
  4. Gostei muito do jeito que introduziu a redação, a referência inicial foi muito bem colocada. Apenas diria que você pecou muito em algumas partes, no final teve muita repetição de substantivos, isso com certeza tiraria muito pontos na correção. Procure usar mais pronomes e afins.
    Em um todo, a redação ficou ótima, não achei que fugiu da tese, por mais que seria melhor se fosse um pouco mais aprofundada.

    • 0
  5. Ótima redação, apenas pontuo que um ajuste na introdução agregaria mais estética ao seu texto, como colocar o autor antes da citação, entende.
    No mais, é possível perceber que há domínio quanto a vocabulário e treino quanto a escrita e leitura, assim como contexto histórico envolvendo o tema. Vamos que vamos!

    • 0
  6. Essa correção foi editada.

    O seu texto está bom,porém,algumas considerações a fazer,no primeiro parágrafo você começou com uma citação,o que é uma idéia boa,mas uma citação indireta agregaria mais o seu texto,também nesse parágrafo há dois erros de coesão gramátical,o uso do ” através ” (que poderia ser substituído por ‘ meio de ‘ ou outros conectivos )e o ” este” que deveria ser substituído por “esse” ou outro conectivo que retome o termo anterior.
    No segundo parágrafo, além de ser um parágrafo frasal, ou seja, só com um período completo, existe um erro gramatical na palavra “porém” que não tem acento agudo no seu texto, existe ainda um erro de coesão na frase ” gerando preocupação aos profissionais de saúde”, o “aos” não se encaixa, também seria correro colocar uma birgula depois de “visto que”, e, no mais, esse é um parágrafo que poderia ser mais completo, com mais embasamento e mais argumento.
    No terceiro parágrafo, não é necessário acrescentar “século XX”, pois você já havia citado que foi no ano de 1904, há também um pleonasmo em ” se negou a vacinar-se”, sendo necessário apenas um “se” ou a alteração do trecho, também não tem conectivo no segundo periodo do parágrafo, isso agregaria muito ao seu texto pois ligaria as informações e, por último, esse é um parágrafo inteiro de repertório, muito bom inclusive, mas falta a argumentação.
    No parágrafo de conclusão, tem todos os elementos da proposta de intervenção, porém falta o detalhamento da proposta, que elevaria muito a sua nota, e tem uma informação que ficou um pouco solta no primeiro período, também ficou ótimo a retomada do poema que foi citado no primeiro parágrafo.
    Em suma, o seu texto tem boas informações, mas falta argumentação em alguns parágrafos e detalhamentos dde algumas informações.
    DICA:
    •quando você não tiver tanto repertório para o texro todo, tente fazer um parágrafo argumentativo perfeito e coloque ele como primeiro.
    •Coloque conectivos depois de todos os pontos do seu texto
    •Não faça paragrafos argumentativos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.