Aprendiz

MOVIMENTO ANTIVACINA

  • 4

O filme “Contágio” retrata o contexto de uma epidemia letal, que se espalhou rapidamente por toda a população. Dessa forma, os governantes debatem estratégias de prevenção da doença, sendo uma delas a vacinação, enquanto a sociedade luta para sobreviver ao momento de pânico e discorda da medida de controle adotada. Embora seja ficção do século XXI, a atualidade brasileira ainda se vê presente no cenário do movimento antivacina, uma vez que a disseminação de falsas informações, atrelada a alienação social, acentuam a ascensão do problema.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a divulgação de notícias enganosas nos meios de comunicação. Nesse sentido, em 1998, Andrew Wakefield publicou um artigo, em um dos periódicos científicos mais renomados do mundo, o Lancet, sobre a vacina tríplice viral, que possuía relação com o autismo. Sob esse viés, em associação ao mundo hodierno, o  remoto controle  ainda se faz presente, porém com a expansão da internet, a atuação midiática tomou proporções jamais imaginadas. Com ajuda das redes sociais, propagando fake news sobre as campanhas de vacinação, obtém-se uma influência negativa sobre os usuários, salientando as descrenças geradas sobre o meio de prevenção;

Além disso, outro fator que contribui para essa questão é a alienação dos civis. De acordo com a filósofa alemã, Hannah Arendt, em “Banalidade do Mal”, refletiu sobre o resultado do processo de massificação da sociedade, o qual forma indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados. Sobre isso, o pensamento da filósofa está relacionado ao contexto de alienação da sociedade brasileira, pois os sujeitos sociais, que acreditam na transmissão de enfermidades mediante a aplicação de vacinas, devido a associações equivocadas, como a relação de graves sintomas ao aplicar o imunizante,  desconsiderando a importância desses recursos e promovendo impactos negativos à evolução da saúde no Brasil.

Portanto, depreende-se a necessidade de se combater esses obstáculos. Nesse âmbito, cabe ao Governo realizar investimentos no setor da saúde . Com ajuda do Ministério da Saúde e das mídias, propondo campanhas educativas que tenham como objetivo propagar informações corretas sobre as vacinas, a fim de diminuir a descrença da população perante esse meio de prevenção e fornecer uma conscientização maior sobre a problemática. Assim, será possível a construção de um bem estar social devido a erradicação das doenças virais e a possibilidade de um futuro para as próximas gerações.

deixe a nota no final por favor

Compartilhar

5 Correções

  1. Competência 1-160
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-160
    Competência 5-200
    Nota: 880
    |||||||||||||||||
    *vacinação enquanto a sociedade luta..( sem vírgula)
    *”epidemia letal que se espalhou…” (Sem vírgula)
    *”o meio de prevenção.” (sem ponto e vírgula “;”)
    *”relação de graves sintomas ao aplicar o imunizante, desconsiderando a importância” o correto nesse contexto é desconsideram
    *”transmissão de enfermidades mediante a aplicação de vacinas…” Crase no a
    *”…unizante, desconsiderando a importância desses recursos e promovendo” *promovem*
    *”setor da saúde . Com ajuda” sem o ponto final
    * Deveria ter citado os problemas provenientes dos movimentos anti-vacina.
    *”jamais imaginadas. Com ajuda das redes ” sem ponto final
    * Pode usar o ” em primeira análise”, já vi muitas redações com esse conectivo, não tem nada haver não, pode usar.
    * O problema foi o uso exagerado do gerúndio (C4).

    • 4
  2. Oie

    Introdução sua citação do filme foi muito bem colocada no que estar sendo vivido pela por todos, problematica bem colocada…

    Desenvolvimento uma volta ao passado semelhante a sitação da filosofia a alienação da população e a apresentação da problemática bem esclarecida.

    Conclusão acho que faltou a volta o resumão pequeno de toda a problemática desenvolvida que era para ser apresentada no incio do paragrafo. Su intervenção mara…

    Na minha opinião seria 900 a 970 ou mais a sua nota😘

    • 1
  3. lá!
    Então, você em momento nenhum fugiu do tema e soube ministrar bem o assunto que te foi proposto. Não teve erros gramaticais, fez bom uso das palavras e soube pontuar bem o texto. Para mim a sua redação está perfeita (mas lembre que eu não sou expert em correção de redações).
    Minha nota pra você é 1000.

    • 1
  4. Olá!
    Então, você em momento nenhum fugiu do tema e soube ministrar bem o assunto que te foi proposto. Não teve erros gramaticais, fez bom uso das palavras e soube pontuar bem o texto. Para mim a sua redação está perfeita (mas lembre que eu não sou expert em correção de redações).
    Minha nota pra você é 1000.

    • 1
  5. Boa tarde, apredizderedação!

    INTRODUÇÃO
    Elogio – Boa estruturação, uso produtivo do repertório e tese clara. Parabéns!

    DESENVOLVIMENTO 1
    C4: Apesar de alguns corretores e professores de redação aceitarem, segundo o Edital do Corretor ENEM mais recente, o uso de “Em primeira análise”, “Primeiramente” é incorreto. Portanto, opte pelo uso de outros conectivos com a função semelhante.
    C1: uso indevido de ponto e vírgula no final (Correção: ponto final “.”)
    C2 e C3: Elogio – Parabéns! Você fez ótimo uso do repertório e abordou bem a causa, utilizando bons argumentos.

    DESENVOLVIMENTO 2
    C1: Cuidado – Você repetiu a palavra “filósofa”. Opte por sinônimos, como “pensadora”.
    C1: “devido a assosiações” (Correção: devido à)
    C2 e C3: Elogio – Parabéns! Você fez ótimo uso do repertório e abordou bem a causa, utilizando bons argumentos.

    CONCLUSÃO
    Elogio: Parabéns – Você estruturou uma proposta de intervenção coerente ao tema.

    VISÃO GERAL
    Gostei muito da redação, você fez uma boa abordagem sobre as causas, não teve problemas em relação à C2, C3 e C5. Fique atento aos erros na C1 e C4, principalmente ao “Em primeira análise”, que em uma prova pode lhe custar 40 pontos.

    NOTA: 1000

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.