Aprendiz

Motivos para a violência nas escolas brasileiras

  • 0

O massacre de Columbine foi um atentado realizado contra uma escola em Columbine (EUA) por dois de seus próprios alunos. Sem sombra de dúvidas tal ato é espantoso e remete a filmes e séries, porém trata-se de algo que, infelizmente, cada vez mais se assemelha a realidade brasileira.

A escola é um lugar de aprendizado e convívio social, logo, espera-se que o processo de formação do estudante seja tranquilo e harmonioso. Contudo, ataques ao meio escolar vem se tornando algo rotineiro. A priori, destaca-se que os maiores índices de violência dentro de uma instituição escolar vem das redes públicas de ensino, isso por causa da grande falta de investimento em especialistas pedagogos e psicólogos para alunos de colégio públicos, que diversas vezes partem de um ambiente carente e hostil para o ambiente escolar.

Ainda no campo da violência nas escolas não é possível descartar o bullying como outro grande incentivador. A exclusão acompanhada ou não de algum disturbio psicológico leva o individual atacado a pensar em maneiras de vingar -se, levantando o risco de um ataque em grande escala, como foi o caso do ataque a escola em Suzano, no Brasil. Certamente, sem nenhuma intervenção a tendência da violência nas escolas brasileiras é aumentar, por isso algumas soluções são necessárias e imediatas.

Em suma, é primordial que o Ministério da Educação se comprometa em inserir e manter profissionais na área da psicologia em escolas públicas para acompanhamento individual de cada aluno para garantir seu bem estar emocional. Outrossim, o Ministério da Educação juntamente com professores e diretores  de escolas publicas e particulares, devem ministrar palestras com fins educacionais e conscientizadores acerca do bullying para alunos de todas as idades. Assim, a violência dentro das escolas começaria a diminuir e a seguranca aos poucos retornaria.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1- introdução
    Faça uso de conectores conclusivos ao concluir cada parágrafo, para que consiga ter um fechamento correto. Na tese, use dois núcleos para anteceder os argumentos para deixar a redação bem elaborada.
    2- desenvolvimento
    Novamente digo, faça uso de conectores. Nesse caso, não só os conclusivos, mas também os que iniciam a ideia, que deve estar presente em todos os parágrafos, menos na introdução. Quando citar órgãos, instituições, não cite apenas siglas, especifique corretamente.
    3-Conclusão
    Muito boa, apenas se atente ao invés de resolver todos os problemas citados, resolva um com, assim, vc terá mais espaço e eficiência na proposta de intervenção.
    Ps: espero ter ajudado, bjs.

    • 0
  2. “O massacre de Columbine foi um atentado realizado contra uma escola em Columbine (EUA) por dois de seus próprios alunos” AQUI VOCÊ PODERIA ESPECIFICAR MAIS COMO OCORREU ESSE MASSACRE, QUAL O NOME DA ESCOLA, DOS ALUNOS QUE FIZERAM O ATAQUE, O NÚMERO DE VÍTIMAS, ETC…
    ” Sem sombra de dúvidas tal ato é espantoso e remete a filmes e séries, porém trata-se de algo que, infelizmente, cada vez mais se assemelha a realidade brasileira.” QUAL É A SUA TESE? QUAIS OS MOTIVOS OU FATORES QUE LEVAM A OCORRÊNCIA DE ATOS VIOLENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR? Lembre- se que na tese você vai falar de forma superficial o seu ponto de vista sobre o problema e no desenvolvimento você irá argumentar de forma mais específica, relatando dados, exemplos, etc.
    ” Contudo, ataques ao meio escolar vem se tornando algo rotineiro.” CITE DADOS OU EXEMPLOS PARA COMPROVAR ISSO.
    “destaca-se que os maiores índices de violência dentro de uma instituição escolar vem das redes públicas de ensino” QUAL É A FONTE DESTA NOTÍCIA?
    “disturbio” DISTÚRBIO
    SUA CONCLUSÃO ESTÁ BOA TENDO O AGENTE, AÇÃO, MODO, MEIO. MAS FALTA MELHORAR O SEU DETALHAMENTO
    “começaria””retornaria” NA CONCLUSÃO É MELHOR UTILIZAR OS VERBOS NO FUTURO

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.