Iniciante

Moradores de rua no Brasil, uma questão social.

  • 0

A Constituição brasileira de 1988, Carta Magna do País, garante a todos o direito ao acesso à moradia. Contudo, a realidade é que a população em situação de rua no Brasil vem se intensificando nos últimos anos, por isso torna-se indispensável o debate visando o controle da situação.

 

Em primeiro lugar é necessário entender quais as  condições que levam ao aumento dos moradores de rua nas cidades brasileiras. Segundo o importante filósofo Émile Durkheim, o indivíduo só pode agir para mudar sua realidade através da educação, isto é, quando ele entende o contexto e origens em que está inserido. E de acordo com o IBGE, 80% dos “sem-teto” nunca tiveram acesso à escolaridade completa e de tal modo, conforme o filósofo, não têm capacidade de mudar suas vidas sem ação externa.

 

Ademais, a mesma pesquisa afirma que esse grupo em situação de risco é majoritariamente formado por desempregados, dependentes químicos ou aqueles sem redes de apoio familiar presente. Consequentemente, a vida nas ruas é marcada pela violência advinda de tais circunstâncias. Juntamente com a falta de estrutura, ocasionando em situações extremas de fome, frio e higiene precária.

 

Em vista dos fatos apresentados, conclui-se que a situação de rua no Brasil é um problema social. E portanto deve ser controlado pelo Estado, este que deve prover e incentivar o acesso à educação à àqueles que não concluíram o ensino básico. Assim como gerar oportunidades de emprego e centros de apoio aos necessitados. Isto por meio de campanhas que reforcem a importância do conhecimento e da criação de estruturas de apoio aos marginalizados. De tal modo desenvolvendo cidadãos capazes de transformar sua realidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Boa noite! Vou dar algumas sugestões, e fazer a correção com base nas competências do ENEM, entretanto, são apenas recomendações visto quer também sou aluna :)

    C1: 80
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 120
    TOTAL: 760

    Algumas recomendações:
    “país” tem letra minúscula.
    ” à educação à àqueles” cuide com o uso do crase: a aqueles = àqueles.
    Cuide também com a vírgula, principalmente após e entre os conectores ex: ” E, portanto, deve ser ”
    Apresente sua TESE na introdução, é necessário!
    Especifique o agente na porposta de intervenção, e não se esqueça dos 5 elementos (Agente, Ação, Modo/Meio, Efeito, Detalhamento).

    • 1
  2. Você escreve muito bem, porém sua introdução ficou bem rasa e não demonstrou direito o caminho que vc percorreria durante a redação. Trabalhe melhor ela, com uma contextualização do tema, com uma tese e com um encaminhamento argumentativo, nesse texto o ponto fraco ficou na tese.
    Na sua conclusão ficou meio vago quem vai ter que fazer o que, vc citou o estado, não seria o caso citar a secretaria da educação? sendo mais específico, senti que faltou um detalhamento da ação proposta e a finalidade de tudo dito.
    Sua argumentação está boa! te daria uns 850, pois a conclusão tem uma competência exclusiva pra ela e sua introdução ficou bem vaga.
    Espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.