Moradores de rua no Brasil: Uma questão social.

  • 1

Talvez seja difícil dizer todos os motivos pelos quais existem tantos moradores de rua, porém, nos dias hodiernos, sabe-se que esse índice aumenta gradativamente todos os anos, trazendo assim, mais pessoas vivendo em estado de miséria.
Ao passar dos tempos, vem acontecendo um aumento de explicações para que essa fato seja ocorrido, uma pesquisa feita pela página “Brasil Escola” acusa que as principais causas dessas pessoas estarem nesta situação são: Alcoolismo, drogas, desemprego e problemas familiares, ambos com um superávit de 30% de casos.
Por via dos fator mencionados, surge a dúvida do grau de escolaridade dos mesmos, segundo a “Brasil Escola” aproximadamente 59% da população que está nas ruas possui o ensino fundamental completo ou incompleto, uma grande parcela comparado aos que possuem um nível superior, que são apenas 1,4%.
Levando-se em consideração esses aspectos, haja vista que o país está em um grande declive. No entanto, é viável que o Governo Federal busque alternativas para um melhor desenvolvimento social, como por exemplo: Abrir unidades de apoio a esses cidadãos, gerar empregos, para que os mesmos tenham uma renda salarial, buscando assim um crescimento social.

Ps: Redação antiga que não foi corrigida pela minha professora!

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Em minha opinião, falta uma posição mais clara e precisa. O primeiro parágrafo poderia conter mais intuito introducional ( introdução ), poderia ser reunido no segundo parágrafo todas as informações, podendo depender de um terceiro para o complemento. No último, particularmente, sinto falta de uma conclusão com maior objetividade.

    • 0
  2. O primeiro parágrafo ficou muito curto, geralmente o parágrafo introdutório apresenta no mínimo 3 períodos completos. Com relação a tese defendida e qual será os pontos defendidos no decorrer da sua dissertação.
    No segundo parágrafo, a expressão ‘Ao passar do tempo […]’ poderia ser substituído por outras expressões que dessem uma ideia semelhante e que não gerasse muita confusão. O terceiro parágrafo ficou um pouco confuso, as ideias não foram organizadas de uma forma clara e objetiva.
    Na conclusão, foi utilizado o termo ‘no entanto’ que expressa um ideia de adversidade, e deveria ser substituído por outro conectivo. A proposta de intervenção deve conter alguns elementos, são eles: agente, ação, modo, efeito e detalhamento.

    • 0
  3. 1° parágrafo (introdução): o primeiro parágrafo, de maneira geral, foi muito curto e pouco preciso: não fica claro quais pontos você pretende especificar na sua argumentação. Outra característica notável é a utilização do termo “hodiernos”, pois, não necessariamente termos “complexos” e rebuscados significam um bom repertório ou uma boa estrutura textual. A utilização de termos simples e de fácil compreensão podem tornar sua redação mais fluída e coerente.
    2° parágrafo: logo no início deste parágrafo há uma certa confusão nos termos utilizados, pois, novamente, não fica muito claro o que se quis dizer. Você poderia ter substituido – os por ” com o passar do tempo, tem surgido novas explicações para o aumento de indivíduos em situação de rua no Brasil”. Busque sempre idéias precisas e claras. Outra questão é que, logo em seguida desta afirmação, foi utilizada uma vírgula, quando o correto era um ponto. “[…] Para que esse fato seja ocorrido. Uma pesquisa…” assim seria a utilização adequada para a pontuação.
    3 ° parágrafo: “por via dos fatorES mencionados” não houve a pluralização de um substantivo. Outra questão com o terceiro parágrafo é a organização dos argumentos apresentados não ficou muito clara. Está um parágrafo confuso.
    4° parágrafo: não há uma boa especificação de que “aspectos” são esses. Também não fica muito claro que declive é esse do Brasil. “No entanto” expressa adversidade, e, na verdade, a idéia que se tenta expressar nesse parágrafo é de consequência. Um conectivo mais adequado seria ” Por isso”. Por fim, o argumento utilizado na intervenção também não está muito bom. Para que seja feita uma boa intervenção, deve – se especificar: Quem, onde e como. Além disso, será que essa medida seria suficiente para a redução do problema? Será que os moradores em situação de rua aceitariam essa medidas?.
    De maneira geral, a redação possui argumentos medianos e não foi muito bem estruturada. A organização de algumas idéias ficou ambígua e confusa. Trabalhe um pouco mais a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e busque apresentar seus argumentos de maneira mais clara e precisa. Também tente prolongar um pouco mais seus parágrafos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.