Iniciante

Moradia brasileira

  • 0

A falta de espaço e moradia no Brasil não é um problema recente, desde que a cidade começou a se industrializar ela passou a empurrar aqueles em baixas classes sociais para o escanteio, assim conforme a cidade crescia e se desenvolvia a periferia também passou a existir abrigando aqueles que não conseguiam moradia nas áreas mais nobres da cidade.

Entretanto este padrão continua a se repetir nos dias de hoje com a pandemia do COVID-19 e a queda da economia muitos perderam suas casas e acabaram vivendo nas ruas ou se mudando para as periferias já que houve um grande aumento dos preços para comprar ou alugar um apartamento.

Deste modo não é fácil criar uma solução para este problema já que ela depende bastante da economia de uma região, mas para uma resolução que seria mais demorada esta deve começar pela criação de novas moradias para aqueles em situações precárias que devem ser colocadas não só nas áreas mais periféricas mas também em áreas melhores para estimular uma movimentação para estas áreas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, boa tarde!

    – Não precisa ir direto ao ponto, no primeiro parágrafo tenta introduzir o tema mais devagar, pode começar citando alguma produção (livro, série, filme, músicas etc) relacionado ao tema, além de ser mais fácil para introduzir, você pode usar esse mesmo exemplo na proposta de intervenção que é uma estratégia muito interessante.
    – Não use termos muito específicos da nossa fala como “empurrou” e “escanteio” fica mais descontraído sim, porém pode abaixar a sua nota, então é melhor seguir a língua padrão para essas redações.
    – Seria legal procurar mais sinônimos e conectivos para colocar na redação, por exemplo, foi muito usado o termo “periferias” e no lugar poderia ter sido usado algumas vezes subúrbios; sem os sinônimos e conectivos a redação fica cansativa e sem coesão o que abaixa a nota.
    – Daria para colocar mais um parágrafo na sua redação, o modelo das melhores reações normalmente apresentam mais um parágrafo para argumentação, assim você pode apresentar mais argumentos para defender o seu ponto de vista.
    – Dê mais atenção na escrita, quase não tem vírgulas ou outro tipo de pontuação, a mesma coisa com a acentuação, isso pode zerar a competência 1e abaixando muito a nota,
    – Mais citações, é fácil de trabalhar pois normalmente elas dizem o que você não consegue e aumentam a nota, sem citação você fica sem repertório sociocultural, elas podem ser até uma série que aborde o tema da redação (Ex: Euphoria que fala sobre vício e uso de drogas).
    – No último parágrafo não é interessante você começá-lo expressando a sua opinião sobre dar uma proposta de intervenção sendo que você mesmo fará isso, você pode começá-lo de outra forma, as vezes incluindo a sua citação da introdução como eu sugeri e depois desenvolver a PI.

    • 0
  2. Olá, boa tarde!

    Primeiro parágrafo: Possui alguns erros de concordância , uso de termos coloquiais e má estruturação de algumas frases, o que prejudica a redação . Seria muito interessante se você iniciasse sua introdução citando a Revolução industrial de forma mais direta e depois relacionava a ela a temática, apresentando dois argumentos que iriam lhe direcionar no D1 e, se houvesse, D2.

    A falta de espaço e moradia no Brasil não (são) um problema recente. Desde que a cidade começou a se industrializar (,)(muitos cidadãos foram marginalizados ,) assim, conforme a cidade crescia e se desenvolvia, a periferia também passou a existir (,)abrigando aqueles que não conseguiam moradia nas áreas mais nobres da cidade.

    Segundo parágrafo: Não fica muito coerente o uso do conectivo ´´entretanto´´ no início do Desenvolvimento, tendo em vista que você irá iniciar a apresentação dos seus argumentos .
    Recomendo ampliar o D1 e adicionar um D2 (isso pode ser feito, por exemplo, utilizando a estrutura ´´causas e consequências´´ adicionando um repertório sociocultural do D1 que fortaleça os seus primeiros argumentos apresentando somente as causas e ,posteriormente, no D2 dissertando sobre as consequências ).

    Conclusão: O gênero textual Dissertativo- argumentativo tem o objetivo de convencer o leitor através da sua argumentação e inserindo no último parágrafo uma proposta de intervenção . Logo, não é bom dificultar a resolução do problema, mas torná-la possível. É importante que você deixe bem definidos os 5 elementos : Agente, ação, modo , detalhamento e finalidade .

    • 0
  3. Olá, vou analisar sua redação.

    — Evite usar palavras coloquiais, como ´´ escanteio´´.
    — No 1 parágrafo , antes de ir direto ao assunto, é necessário fazer uma breve introdução ao tema proposto e depois organizar a a sua tese. Ex: Dessa maneira, torna-se necessário analisar as causas dessa problemática (exemplo de tese)
    — Nos parágrafos de desenvolvimento, é necessário começar pelo tópico frasal. Esse tópico retoma uma das causas escritas na tese e conecta com o problema central. Ex: Em primeiro lugar, é lícito afirmar que a desigualdade socioeconômica afeta, diretamente, o problema de moradia na sociedade brasileira. Após o tópico frasal, você precisa desenvolver o assunto e apresentar dados que comprovem o que foi dito no tópico. Feito isso, é só fazer uma breve conclusão do parágrafo. No seu desenvolvimento não há tópico frasal, possui alguns dados que precisam ser colocados de maneira mais organizada e falta a conclusão.
    — Nunca comece uma conclusão dizendo que não é fácil resolver o problema.
    –Na sua conclusão faltou o agente (quem vai realizar a ação) e a finalidade da ação

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.