República ou monarquia, qual regime escolher? Em meio ao caos político dos nossos dias, onde só se ouvem notícias sobre Operação Lava Jato, desvio de verbas e prisão de políticos, uma parcela da população Brasileira tem se declarado avessa à república e sonha com a volta da monarquia como regime de governo para o Brasil.
Chamada de Era de Ouro do Brasil, a monarquia foi o regime de governo do país até o fim do século XIX, mais precisamente 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca destituiu o imperador D. Pedro II do trono onde já estava há 58 anos. Após isso iniciou-se o período republicano no Brasil. Há quem diga que a verdadeira democracia só possa existir numa república, porém monarquias como as do Reino Unido, Suécia, Dinamarca e a própria monarquia Brasileira nos provam o contrário, já que esses são e foram países extremamente democráticos mesmo tendo um monarca como chefe de estado.
Desde o início do período republicano o Brasil deixou de gozar de paz, prosperidade e prestígio internacional para ser um país com seis constituições, moeda fraca, alto nível de inflação, duas ditaduras, alto nível de desigualdade social e baixa qualidade de vida para a maioria da população, deixando visível que nem sempre as repúblicas são uma boa escolha.
Portanto, diante dessa situação, cabe à mídia e aos bons governantes conscientizarem a população sobre o que é melhor para todos através de noticiários na televisão e no rádio, exibição de documentários e cartilhas sobre o tema nas escolas e faculdades. Independente do regime de governo devemos escolher aquilo que será o melhor para todos, devemos escolher o Brasil.
*Gente, se puderem deixem uma nota para a redação. Desde já obrigada.
rafaelpato
C1: 160, por alguns problemas de domínio da língua e na construção de períodos
C2- 200, por manter em pauta o debate sobre os dois regimes
C3- 200, por desenvolver bem a argumentação nos parágrafos com alusões históricas e comparações
C4- 100, por pecar por falta de conectivos e fazer perguntar retóricas, evite pessoalidade e contato direto com o leitor
C5- 100, por não deixar claro qual lado a argumentação levou e os fins que a mudança de regime levariam o Brasil
Nota: 760
mariaaliciaaa
C1- Erro de concordância e má construção de período = 160
C2- Procurar desenvolver melhor a argumentação = 120
C3- Pouca organização das ideias em defesa do ponto de vista = 80
C4- Falta de conectivos nos parágrafos e depois dos pontos. = 80
C5- Sempre deixar claro a função de cada elemento = 120
Nota: 560
( Não fica triste, temos muito que melhorar ainda ) bjoo
juliomontan3
Boa tarde, Ayla!
INTRODUÇÃO
C1: “população Brasileira” (Correção: população brasileira)
C2 e C3: Traga referências e/ou dados que fortaleçam sua tese. Você aborda sobre a população sonhar com a volta da monarquia: em base de quê você faz essa afirmação? Faltou mais coerência nessa parte.
DESENVOLVIMENTO 1
C4: ausência de conectivo para introduzir o parágrafo (Utilize, como o “Diante desse contexto”)
C2 e C3: Traga referências e/ou dados que fortaleçam sua tese.
DESENVOLVIMENTO 2
C1: ausência de vírgula após “republicano”
C2 e C3: falta de repertório que ajude na argumentação
CONCLUSÃO
C5: ausência de finalidade e detalhamento
VISÃO GERAL
Como um todo, a redação não teve uma proposta muito boa, muitos argumentos pautados em opiniões próprias, além de não ter utilizado o repertório de maneira produtiva. A redação não apresentou muita coesão (C4) e teve erros na proposta de intervenção.
NOTA GERAL: 560
C1- 200; C2- 80; C3- 40; C4- 120; C5- 120