Momentos de angústia revelam a real natureza humana? (tema)

  • 1

Atenção, essa redação foi escrita para a minha escola que EXIGIU o uso de PERGUNTA na introdução. Foi algo exigido, logo, não faria isso durante a prova do ENEM. Além disso, o título também foi exigido!

 
O egocentrismo implantado em nosso cotidiano

           Segundo Rousseau, a natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. Paralelamente, pode-se perceber que, devido ao nosso sistema econômico, a natureza humana busca sempre a individualidade, ignorando questões como solidariedade e fraternidade. No entanto, é possível imaginar uma boa convivência sem que haja empatia?

Em primeiro lugar, de acordo com registros históricos, o conceito de quarentena foi adotado na Europa, durante a pandemia da peste negra. Nesse contexto, nota-se a semelhança entre a peste negra e a covid-19, já que ambas buscaram como solução o isolamento social. Todavia, fica explícita a falta de consciência da sociedade ao lidar com uma pandemia, posto que, a maioria dos cidadãos ignoram as prescrições e vão às ruas a fim de obter lazer. Logo, o confinamento não supre o alastramento da doença se não for executado com consciência e empatia.

Em segundo lugar, é válido afirmar que, o ser humano é um indivíduo sociável historicamente, uma vez que, desde a Pré-História os homens locomoviam-se em grupos nômades. Contudo, o sistema capitalista implantado em nossa sociedade se contrapõe ao conceito de solidariedade, pois prioriza a individualidade social a fim de meios lucrativos. Acerca disso, é pertinente frisar a importância da empatia para que haja uma convivência benéfica e torne a sociedade mais solidária.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para implantar a fraternidade em nosso cotidiano. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério das Comunicações (MC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nos meios de comunicação que incentivem atitudes solidárias, como arrecadações por meio de shows virtuais e comerciais que informem o telespectador sobre a importância da empatia. Ademais, as ONGs devem agir, por meio de divulgações digitais, para adquirir voluntários que se comprometam na luta de projetos sociais.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá tuudo bem?
    Gostei muito dos seus argumentos ! Parabéns.
    Mais quero pontuar alguns fatores para te auxiliar a alavancar suas redações:
    No 1º Parágrafo, direcione seu leitor através da sua tese.
    Após isso, no mesmo parágrafo cite seus argumentos. Senti falta do direcionamento para a comparação que foi estabelecida entre pandemia e empatia. Isso deve ser resumido na introdução para não prejudicar o entendimento do seu leitor.
    Ademais, tudo muito bom !
    Bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.