“A modernidade líquida é totalmente oposta à modernidade sólida” essa foi uma das mais expressivas e importante falas do filósofo Zygmunt Bauman, o criador da modernidade líquida ele acreditava que a sociedade atual tinham sentimentos líquidos e superficiais. Por consequência, essa problemática é persistente no mundo contemporâneo, em virtude da ausência de ajuda pública. Prontamente, cabe a observação desse imbróglio com a falta de solidez e também na era tecnologica, para liquidá-los de forma eficaz.
O Bauman chama de “modernidade líquida” o período dos anos 1970 pra frente em que a “solidez” do capitalismo clássico vai se perdendo. O que seria essa solidez? No capitalismo “tradicional”, fordista e estatista, as pessoas tinham empregos estatáveis, educação, saúde e segurança social públicas. Tinham mais certezas, isso que é a solidez. Isso afeta outros aspectos da vida, como o casamento mais duradouro, com uma pessoa talvez, amizades longas, religião e identidade política fixa, etc. O “novo” capitalismo, neoliberal e mínimo, retira as “solidezes”.
Ao longo da edificação de uma nova identidade social, enfantiza-se a sociedade líquida, em outros termos, relações superficiais. Essas relações estão ligadas, mormente, ao mundo globalizado, digital e tecnológico, o qual, por uma parte, simplifica a comunicação social, todavia, por outro, torna-as volúveis, efêmeras e individuais. conforme auge da sociedade líquida, na rede social contato virtual são construídos incessantemente, contudo, não são criados vínculos de afeto ou coletividade, por conseguinte, a efígie é inevitável, bem conforme seus resultados negativos. Em uma pesquisa desenvolvida pela (TIC) Tecnologia da Informação e Comunicação, segundo (IBGE) Instituto Brasileiro e Estatística, mostrou que dois terços da população do país (69,8%) usufrui de internet.
consequentemente, visando a superação da liquidez das relações humanas é grande o enfrentamento a modernidade líquida. Para tanto, o Governo Federal deverá se aplicar de campanhas em escolas para minimizar, com o auxílio do conhecimento, suas implicações no corpo social. Isso poderá suceder feito, com a ministração de palestras e a ascensão de atividades interativas e envolventes, que chame à atenção de toda comunidade escolar para problema. além de, utilizar os veículos midiáticos com o mesmo intuito. assim, aumentam-se as chances de se conquistar uma sociedade plena e legítima.
Modernidade líquida
Compartilhar
AyameAntunes
Oie, tudo bem?
1-Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante.
2-Você trouxe uma alusão, contextualizou, e a retomou, fazendo o texto ficar bem mais discutido.
3-Tome cuidado com o excesso de informações, pois isso pode deixar seu leitor um pouco perdido.
4-Se atente também ao uso de vírgulas corretamente, e ainda, a começar novas frases com letra maiúsculas, isso é muito importante.
5- Outra observação, é quanto ao tamanho do seu texto, se seu foco for ENEM, cuidado, pois o limite é de 30 linhas.
Continue estudando e treinando que seu sucesso é garantido.
Em suma, parabéns pela sua redação.
Matheus Oliveira Higo
Olá Larissa, tudo bem??
Bom, estou aqui para corrigir sua redação, conforme você me pediu. Farei uma correção via google docs e te mandarei o link.
Espero que goste, qqr coisa pode mandar msg.
C1-120: Você possui uma boa gramática, porém, você comete alguns erros de ortografia, erros de paralelismo, erros de vírgua… Sendo assim, sua gramática é nível 3: Bom.
.
C2-160 A C2 avalia: repertório, tema e tipo textual. Seu tema e tipo textual estão ótimos, contudo, levando em conta que a redação é sobre a modernidade líquida, não contarei Bauman como um repertório e sim o IBGE, repertório esse que não ficou produtivo para sua argumentação. Na grade de correção do enem eles exigem 1 repertório legitmado, pertinente e produtivo para que a competência 2 seja nota 200. Confira na imagem que deixei no fim da página.
.
C3-160 A C3 avalia organização e plano de texto. Você possui um plano de texto com algumas falhas e peca um pouco na organização, sendo assim, nível 4: 160
.
C4-120 A C4 avalia repertório coesivo. Sua C4 está um pouco defasada, uma dica que dou é sempre que colocar um ponto final você usar uma conjunção ou um nexo que liga uma ideia na outra. Outra coisa, a grade do enem exige 2 operadores argumentativos na sua redação (Eles devem começar o parágrafo), se você não possui 2 operadores argumentativos você perde 40 pontos. Também, tome cuidado com as repetições de palavras.
.
C5-160-A competência 5 avalia a conclusão. Para você atingir 200 (nota máxima), você precisa ter 5 elementos, que são: Agente (Quem vai fazer?), Ação (O que vai fazer?), Modo/Meio (Como vai fazer?), Finalidade (Para que vai fazer?) Detalhamento: algo a mais sobre um dos outros elementos. Um modelo que sempre funciona e sempre garante 200 (Lembrando que você deve respeitar os direitos humanos).
Sua redação ficou faltando detalhamento.
.
Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar o TEMA. Nesse contexto, compete ao AGENTE – como garantidor dos direitos do GRUPO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO – AÇÃO, por meio de COMO FAZER A AÇÃO. Essa ação tem como objetivo FINALIDADE.
.
Exemplo prático:
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar a questão. Logo, compete ao Ministério da Educação -como garantidor dos direitos nessa área- promover a importância da saúde mental, por meio de palestras em escolas que devem ser ministradas por pedagogos e psicólogos. Essa ação tem como objetivo conscientizar e fomentar a população a buscar a saúde mental. Dessa forma, espera-se que os direitos ao bem-estar social e mental sejam devidamente evidenciados, da mesma forma como antes almejado pela ONU e pela Constituição Federal.
NOTA:720
.
Link para a correção:
.
https://docs.google.com/document/d/1UIssiJj2wiv5JqdC9axZZFtmXf21u9_TIvN2EJCMonk/edit?usp=sharing
LohaynaSantos
Olha seus argumentos são muito bons, seus conceitos e informações são excelentes. Só toma cuidado, que em várias partes da sua redação eu senti que faltou um pouco de conectividade de uma informação à outra. E também você esqueceu algumas vezes de colocar letra maiúscula depois dos pontos no começo de outro parágrafo. Mais parabéns você escreve muito bem. Continue assim! Espero ter ajudado! <2