MODELO FUVEST – Tema: Devem existir limites para a arte?

  • 1

Título: Arte visionária e respeitosa

Em 1922, a Semana da Arte Moderna simbolizou um marco na arte brasileira. Por meio desse evento, a arte foi redescoberta e representou novas possibilidades de expressão social. Analogamente, no século atual, formas inéditas de artes ainda são responsáveis por causar impacto, repercussão e polêmica. Por certo, a limitação das manifestações artísticas está na garantia do respeito e da ética na contemporaneidade.

Precipuamente, a arte representa uma manifestação sociocultural responsável por oferecer novos horizontes. Nesse ínterim, o jornalista e escritor Ernest Fischer pondera, no livro “A Necessidade da Arte”, que “a função da arte não é de passar por portas abertas, mas de abrir portas fechadas” e, portanto, novas visões de mundo. Dessa forma, as manifestações artísticas são de suma importância para o crescimento intelectual e pessoal, de maneira que permita a racionalidade dentro da sociedade.

Outrossim, apesar da arte moderna acarretar em polêmicas e críticas por parte da sociedade, a mesma deve ser limitada ao respeito. Logo, o respeito deve partir tanto da quem produz a arte, quanto daqueles que a apreciam. Em vista disso, garantir que a arte agrade diferentes pessoas numa sociedade vasta é um contratempo indubitável, porém limitar a arte de forma que favoreça a ética e o respeito mútuo é fundamental para que haja inclusão de seres de diferentes crenças.

Constata-se, portanto, que a arte é primordial para a expressão sociocultural humana, desde que haja empatia, ética e respeito com o próximo. Ademais, o conhecimento sobre a arte é relevante para a aceitação e contribui com a intelectualidade. De súbito, um homem distante do conhecimento cultural tende a agir com ignorância sob a arte, não abrir as portar fechadas e não progredir na visão do mundo.

 

A redação da FUVEST é dissertativa argumentativa, não exige proposta de intervenção, é de caráter reflexivo e a nota é estipulada de 0 a 50. Serei muito grata se uma boa alma puder corrigir e atribuir nota a redação, desde já muito obrigada <3

Compartilhar

1 Correção

  1. O caráter reflexivo já vem na pergunta; quando o vestibular quer densidade argumentativa, a frase-tema costuma vir numa afirmação.

    Não tenho acesso a materiais que me ajudem a te dar uma nota para a Fuvest – o que lamento muito, porque adoraria ajudar mais com esse vestibular. É que eu sou do Rio de Janeiro, e o máximo que sei desse tipo de vestibular é com a Uerj, que avalia o texto como um todo.

    Como um todo, sua texto é bem agradável de ler, talvez não gabarite pelos erros de norma culta que constatei nos dois últimos parágrafos.

    Tem algo que me incomoda em vocês sempre trazerem um tema que já foi da prova, em vez de um tema simulado. É que vocês foram treinados usando esses temas, e eu gostaria de saber se teriam repertório para um tema completamente diferente, mas isso você me responde se quiser. Aos erros:

    Outrossim, apesar da(1) arte moderna acarretar em(2) polêmicas e críticas por parte da sociedade, a mesma(3) deve ser limitada ao respeito. Logo, o respeito deve partir tanto de quem produz a arte,(4) quanto daqueles que a apreciam. Em vista disso, garantir que a arte agrade diferentes pessoas numa sociedade vasta é um contratempo indubitável, porém limitar a arte de forma que favoreça a ética e o respeito mútuo é fundamental para que haja inclusão de seres de diferentes crenças.

    1 – Esse é o caso do “de a” – sujeitos nunca sao preposicionados, e acarretar tem como sujeito “a arte moderna”;
    2 – Acarretar aqui é verbo transitivo direto;
    3 – “Mesma” não é pronome – o Enem releva, não sei se a USP também, e você não quer arriscar, ainda mais sabendo que está errado, né?!
    4 – A expressão “tanto quanto” não tem vírgula no meio, por mais que, na fala, a gente faça a pausa quando ficam muito distantes.

    Constata-se, portanto, que a arte é primordial para a expressão sociocultural humana, desde que haja empatia, ética e respeito com o próximo. Ademais, o conhecimento sobre a arte é relevante para a aceitação e contribui com a intelectualidade. De súbito, um homem distante do conhecimento cultural tende a agir com ignorância sob(1) a arte, não abrir as portas fechadas e não progredir na visão do mundo.

    1 – Não sei se você concorda, mas a ideia de desprezar me remete a “olhar de cima pra baixo”, então aqui seria “sobre” – é a primeira vez que discuto sobre isso, então deixo você decidir o que seria melhor, tá? kkkk

    Se eu soubesse dar nota Fuvest, gostaria muito de dá-la! Um chute fundamentado daria um 9, algo entre “bom” e “excelente”… 45, então? Posso dar 45? Sei lá, parece justo 45. É, 45.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.