MODELO FUVEST – A importância dos museus para a preservação da memória social

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Título: A importância do museu na formação do indivíduo

O museu quanto localidade de exibição cultural surge durante a Era Napoleônica, com o intuito de proporcionar aos cidadãos franceses a apresentação de maravilhas recolhidas ao redor do mundo. Essa prática fornece àqueles que visualizavam, o conhecimento sobre culturas distantes, corroborando para a disseminação de características pelas nações, no entanto, sem a presença dessa instituição seria inviável o acesso a tais informações.

De acordo com profissionais em museologia, a musealização de um artefato atribui-lhe a condição de reconstituinte de aspectos presentes na sociedade em que estava imerso, dessa forma, através da análise do objeto é possível compreender as peculiaridades de quaisquer civilizações. Todavia, acidentes como o incêndio no Museu Nacional impossibilitam tanto a preservação do acervo, quanto a propagação de suas memórias.

Inegavelmente o mantimento de instituições como os museus são essenciais para a conservação da história, visto que, por meio deles a população é capaz de aprender com as medidas tomadas pelas preciosas sociedades antepassadas. Outrossim, valores são acumulados com base na incorporação dos conceitos encontrados nas heranças deixadas.

Constata-se, portanto, que é de suma importância o papel que a fundação exerce sobre a população contemporânea, sendo crucial na formação social, cultural e acadêmica do indivíduo.

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3 Correções

  1. olá,não consegui intender muito bem sua tese, faltou elementos coesivos para deixar seu texto coeso
    achei seu primeiro argumento meio expositivo nao trazendo seu ponto de vista
    a conclusão está muito incompleta
    uma dica é que você estude mais sobre a conclusão e sobre coesão
    procure ler jornais para que você consiga ter um posicionamento claro vai te ajudar com os argumentos

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  2. ” sem a presença dessa instituição seria inviável o acesso a tais informações.” Seria mesmo ? , com tanta informação acessível hoje, será que seria ?
    Faltam elementos coesivos pra ligar os parágrafos, sinto que você deveria defender melhor seus pontos, demonstrando clareza.
    Sua conclusão está muito rasa e incompleta, falta uma síntese melhor das suas ideias.
    A banca da FUVEST é mais conservadora, ela prefere argumentos embasados em literatura brasileira, filosofia ou até mesmo história, procure diversificar o seu vocabulário também.

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  3. Vou pautar algumas coisas, se eu estiver errada me diga ;)

    Primeiro: sua introdução está incompleta. Você estendeu MUITO a explicação do objetivo com que os museus foram criados e também não contextualizou o tema. Pense bem: antigamente era impossível ter acessos a esse tipo de informação sem os museus, mas hoje temos a tecnologia a nosso favor. No entanto, nenhuma tecnologia é capaz de substituir uma experiência como a de visitar e conhecer áreas como essas. Ou seja, na normatividade seu argumento não se aplica.
    *** APRESENTE TESES! Você finalizou esse parágrafo com um ARGUMENTO vazio que não fez nenhum sentido.
    *** A intro é a parte mais importante do texto, uma vez que a mesma contém “spoilers” do que será tratado nele, então é de suma importância que ele esteja completo!
    *** seria bom se vc começasse com uma alusão histórica ou citação, logo após fizesse a quebra de realidade (dizendo que nem tudo são flores né) e problematizando bem o tema.

    Segundo: seu segundo parágrafo contém ideias boas, porém está meio confuso. Você costuma estender demais a explicação sobre algo desnecessário, sendo assim vc tem MUITA dificuldade em não fugir do tema.

    Terceiro: vc não possui senso crítico.
    Outra coisa: o corretor já entendeu que os museus conservam a história de maneira única, então por que você disse isso novamente? DESENVOLVA ARGUMENTOS SÓLIDOS!!!
    *** o terceiro parágrafo deve conter um aprofundamento maior por meio de argumentos firmes. Dica: utilize os textos motivadores para parafrasear dados estatísticos (sem plágio!)
    Obs: eu descartaria completamente esse parágrafo
    Dica: estude mais a estrutura da dissertação para saber o que deve conter em cada parágrafo. Desenvolva senso crítico! Leia mais jornais, artigos, leis… vai te ajudar bastante.

    Quarto: que conclusão é essa? CADÊ A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO???? ex: “ portanto, O (AGENTE), deve (AÇÃO) por intermédio de (MEIO/MODO) com (DETALHADAMENTO). como resultado dessa nova perspectiva, (INDIQUE O QUE SE REALIZARIA – FINALIDADE).
    *** Localize todos os agentes, descreva de forma detalhada o que deverá ser feito, quem deve fazer…
    obs: sua conclusão está péssima, estude como fazê-la e não coloque qualquer coisa nela!

    A REDAÇÃO É A PARTE MAIS HUMANA DA PROVA, SE FAÇA PRESENTE NELA! TENHA CUIDADO AO ESCREVER.

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