Título: A importância do museu na formação do indivíduo
O museu quanto localidade de exibição cultural surge durante a Era Napoleônica, com o intuito de proporcionar aos cidadãos franceses a apresentação de maravilhas recolhidas ao redor do mundo. Essa prática fornece àqueles que visualizavam, o conhecimento sobre culturas distantes, corroborando para a disseminação de características pelas nações, no entanto, sem a presença dessa instituição seria inviável o acesso a tais informações.
De acordo com profissionais em museologia, a musealização de um artefato atribui-lhe a condição de reconstituinte de aspectos presentes na sociedade em que estava imerso, dessa forma, através da análise do objeto é possível compreender as peculiaridades de quaisquer civilizações. Todavia, acidentes como o incêndio no Museu Nacional impossibilitam tanto a preservação do acervo, quanto a propagação de suas memórias.
Inegavelmente o mantimento de instituições como os museus são essenciais para a conservação da história, visto que, por meio deles a população é capaz de aprender com as medidas tomadas pelas preciosas sociedades antepassadas. Outrossim, valores são acumulados com base na incorporação dos conceitos encontrados nas heranças deixadas.
Constata-se, portanto, que é de suma importância o papel que a fundação exerce sobre a população contemporânea, sendo crucial na formação social, cultural e acadêmica do indivíduo.
LarissaMoraisGomes
olá,não consegui intender muito bem sua tese, faltou elementos coesivos para deixar seu texto coeso
achei seu primeiro argumento meio expositivo nao trazendo seu ponto de vista
a conclusão está muito incompleta
uma dica é que você estude mais sobre a conclusão e sobre coesão
procure ler jornais para que você consiga ter um posicionamento claro vai te ajudar com os argumentos
bertoliniolivio
” sem a presença dessa instituição seria inviável o acesso a tais informações.” Seria mesmo ? , com tanta informação acessível hoje, será que seria ?
Faltam elementos coesivos pra ligar os parágrafos, sinto que você deveria defender melhor seus pontos, demonstrando clareza.
Sua conclusão está muito rasa e incompleta, falta uma síntese melhor das suas ideias.
A banca da FUVEST é mais conservadora, ela prefere argumentos embasados em literatura brasileira, filosofia ou até mesmo história, procure diversificar o seu vocabulário também.
Yasmin Gouveia
Vou pautar algumas coisas, se eu estiver errada me diga ;)
Primeiro: sua introdução está incompleta. Você estendeu MUITO a explicação do objetivo com que os museus foram criados e também não contextualizou o tema. Pense bem: antigamente era impossível ter acessos a esse tipo de informação sem os museus, mas hoje temos a tecnologia a nosso favor. No entanto, nenhuma tecnologia é capaz de substituir uma experiência como a de visitar e conhecer áreas como essas. Ou seja, na normatividade seu argumento não se aplica.
*** APRESENTE TESES! Você finalizou esse parágrafo com um ARGUMENTO vazio que não fez nenhum sentido.
*** A intro é a parte mais importante do texto, uma vez que a mesma contém “spoilers” do que será tratado nele, então é de suma importância que ele esteja completo!
*** seria bom se vc começasse com uma alusão histórica ou citação, logo após fizesse a quebra de realidade (dizendo que nem tudo são flores né) e problematizando bem o tema.
Segundo: seu segundo parágrafo contém ideias boas, porém está meio confuso. Você costuma estender demais a explicação sobre algo desnecessário, sendo assim vc tem MUITA dificuldade em não fugir do tema.
Terceiro: vc não possui senso crítico.
Outra coisa: o corretor já entendeu que os museus conservam a história de maneira única, então por que você disse isso novamente? DESENVOLVA ARGUMENTOS SÓLIDOS!!!
*** o terceiro parágrafo deve conter um aprofundamento maior por meio de argumentos firmes. Dica: utilize os textos motivadores para parafrasear dados estatísticos (sem plágio!)
Obs: eu descartaria completamente esse parágrafo
Dica: estude mais a estrutura da dissertação para saber o que deve conter em cada parágrafo. Desenvolva senso crítico! Leia mais jornais, artigos, leis… vai te ajudar bastante.
Quarto: que conclusão é essa? CADÊ A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO???? ex: “ portanto, O (AGENTE), deve (AÇÃO) por intermédio de (MEIO/MODO) com (DETALHADAMENTO). como resultado dessa nova perspectiva, (INDIQUE O QUE SE REALIZARIA – FINALIDADE).
*** Localize todos os agentes, descreva de forma detalhada o que deverá ser feito, quem deve fazer…
obs: sua conclusão está péssima, estude como fazê-la e não coloque qualquer coisa nela!
A REDAÇÃO É A PARTE MAIS HUMANA DA PROVA, SE FAÇA PRESENTE NELA! TENHA CUIDADO AO ESCREVER.