[ MODELO ENEM] As dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia

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Falta de acesso à internet, falta de equipamentos eletrônicos, ausência de um local para estudar ao chegar em casa, a inexistência de suporte. Esse cenário é muito comum entre os estudantes das redes públicas de ensino no Brasil, onde o jovem de baixa renda, além de boas notas, precisa se preocupar com o modo com que irá realizar pesquisas escolares, por exemplo. Portanto, nota-se uma precarização do Ensino médio.

Primeiramente é necessário enfatizar que diferente da citação de Carlos Drummond não existe apenas uma, há muitas pedras no meio do caminho. Mesmo antes da pandemia já havia muita desigualdade socioeconômica em relação aos participantes do exame nacional do ensino médio, e após as paralisações em praticamente todos os setores do país isso se intensificou ainda mais. Fréderik em um de seus livros diz que garantir ao individuo seus direitos é fazer reinar entre todos a justiça, entretanto, uma vez que o Estado não realize medidas para evitar esse problema social, ele não só estará negligenciando os direitos dos cidadãos, mas também estará o privando da dignidade, uma vez que a educação é primordial para o desenvolvimento do senso critico e da dialética.

Ademais é fato irrefutável o papel do Estado em garantir acesso à educação para todos, independentemente das circunstâncias, o questionamento que paira sob os pensamentos de muitos é o motivo dele não fazer jus a sua constituição. A existência de impostos é justamente para suprir as necessidades da população, o que nem sempre ocorre. O ano letivo de 2020 para a maioria foi perdido, em casa, muitos não possuem meios para ter acesso a aulas online tão pouco os pais têm como auxiliar nas atividades, delegada pelos professores, grande parte dos responsáveis não possuem o segundo grau completo, ajudar seus filhos nas tarefas não é uma opção.

Logo, É evidente os vários pontos a serem melhorados, entretando, é preciso ser muito cauteloso ao buscar alternativas para os sanar. Em decorrência disso, para que esse impacto negativo da suspensão das aulas presenciais; sobre todos os alunos de baixa renda sejam mitigados, urge que o Ministério de Educação com o da Economia aprove uma medida provisória suspendendo benefícios supérfluos, existente para deputados e senadores, de modo que esta verba seja direcionada para os estudantes através de um projeto social, E este também, realize um acompanhamento dos pais e responsáveis, orientando-os como lidar com esse acontecimento atípico.

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2 Correções

  1. Olá!!
    Falta de acesso à internet, falta de equipamentos eletrônicos, ausência de um local para estudar ao chegar em casa, a inexistência de suporte. (Essa frase inicial faltou um paralelismo, mas eu não lembro se isso desconta ponto em alguma competência, então deixo como sugestão para você estudar depois.) Esse cenário é muito comum entre os estudantes das redes públicas de ensino no Brasil, onde o jovem de baixa renda, além de boas notas, precisa se preocupar com o modo com que irá realizar pesquisas escolares, por exemplo. Portanto, nota-se uma precarização do Ensino médio.

    Primeiramente (,) FALTOU VÍRGULA é necessário enfatizar que diferente da citação de Carlos Drummond não existe apenas uma, há muitas pedras no meio do caminho. (QUAL CITAÇÃO DE CARLOS??) Mesmo antes da pandemia (,) vírgula- já havia muita desigualdade socioeconômica em relação aos participantes do exame nacional do ensino médio, e após as paralisações em praticamente todos os setores do país isso se intensificou ainda mais. Fréderik em um de seus livros (,) virgula diz que garantir ao individuo seus direitos é fazer reinar entre todos a justiça, entretanto, uma vez que o Estado não realize medidas para evitar esse problema social, ele não só estará negligenciando os direitos dos cidadãos, mas também estará o privando da dignidade, uma vez que a educação é primordial para o desenvolvimento do senso critico e da dialética.

    Ademais (,) VÍRGULA é fato irrefutável o papel do Estado em garantir acesso à educação para todos, independentemente das circunstâncias, o questionamento que paira sob os pensamentos de muitos é o motivo dele não fazer jus a sua constituição. A existência de impostos é justamente para suprir as necessidades da população, o que nem sempre ocorre. O ano letivo de 2020 para a maioria foi perdido, em casa, muitos não possuem meios para ter acesso a aulas online tão pouco os pais têm como auxiliar nas atividades, delegada pelos professores, grande parte dos responsáveis não possuem o segundo grau completo, ajudar seus filhos nas tarefas não é uma opção

    Logo, É evidente os vários pontos a serem melhorados, entretando, (Entretanto – escrito errado e conectivo repetido) é preciso ser muito cauteloso ao buscar alternativas para os sanar. Em decorrência disso, para que esse impacto negativo da suspensão das aulas presenciais; sobre todos os alunos de baixa renda sejam mitigados, urge que o Ministério de Educação com o da Economia aprove uma medida provisória suspendendo benefícios supérfluos, existente para deputados e senadores, de modo que esta verba seja direcionada para os estudantes através de um projeto social, E este também, realize um acompanhamento dos pais e responsáveis, orientando-os como lidar com esse acontecimento atípico. (conclusão com os 5 pontos, 200).

    Mayara, vou fazer umas pontuações aqui também, faltou conectivos intertextuais no seu texto, tome cuidado para não repetir eles, muitos períodos com justaposição também, tome cuidado para isso não acontecer. Dê uma olhada no estudo de vírgulas.

    Beijos, sucesso. Espero ter ajudado!

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  2. Bom dia! Como vai?
    Eu não sou expert no assunto, mas irei ao máximo tentar te ajudar com a sua redação.
    Em minha opinião, sua redação ficou muito boa, mas acredito que tenham faltado dados na sua redação, dados concretos, feitos por órgãos responsáveis, como o IBGE, por exemplo, que comprovem o que você cita no texto. No mais, sua redação está muito boa.

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