Estudante

Mod ENEM – Os efeitos das pequenas corrupções na sociedade brasileira

  • 1

O filme “Fome de Poder” descreve o processo de fundação da famosa empresa americana de fast food Mc Donald’s, no qual o empresário Ray Kroc se torna responsável por uma série de manobras antiéticas, contra os antigos donos da marca, que lhe dão a posse do nome dos irmãos Mc Donald e do negócio fundado por eles. Essa obra cinematográfica aponta que a falta de ética é um desvio de caráter que pode prejudicar os demais indivíduos e que, se for analisada no âmbito social, dará início à prática das pequenas corrupções. Isso, unido a má educação familiar, trará atrasos socioeconômicos que atingem o país inteiro.
Diante disso, em relação à ética, é necessário compreender a sua importância filosófica para o caráter humano, visto que é dele que se iniciam as pequenas corrupções. Nesse tocante, em seu livro “Ética a Nicômaco”, o filósofo Aristóteles destaca que as pessoas não podem pôr seus interesses individuais a cima da razão e da coletividade e que só assim a felicidade pode ser alcançada. Por conseguinte, isso evita que os efeitos sociais, como o retrocesso de pensamento e a ambição pelo poder, como mostra o longa-metragem citado anteriormente, se manifestem a partir do conjunto de pequenas corrupções na sociedade brasileira.
Outro aspecto relevante é que a má educação familiar brasileira influencia no comportamento ético do homem que, de fato, é decisivo para o surgimento de personalidades corruptas. Acerca dessa lógica, põe-se em análise uma grande característica atribuída à sociedade brasileira, o “jeitinho brasileiro” que é formalmente definido pela Lei de Gerson, na qual obtém-se vantagens de forma antiética em detrimento dos outros e essa atitude advém do caráter, ou melhor, da falta dele. Com efeito, observa-se a concordância entre alguns dos termos citados: a falta de uma educação correta e justa abre oportunidades para os atos corruptos que podem trazer além de consequências sociais, sérios óbices econômicos para o Brasil, por exemplo, atrasos na economia.
Portanto, como a corrupção, principalmente a pequena, pode trazer efeitos negativos tanto sociais como econômicos, é dever do Ministério da Educação, órgão que administra os recursos relacionados ao ensino, a realização de programas, mediante apoio das instituições estaduais e municipais, como escolas, e da ação direta dentro das relações sociais, com o fito de ensinar e direcionar os futuros adultos do país para práticas que respeitem a ética. Concomitantemente, a sociedade como um todo deve procurar avaliar e mudar seus hábitos corruptos da rotina, para que assim, a corrupção diminua gradativamente até atingir os governantes brasileiros.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução:
    *O filme “Fome de Poder” descreve o processo de fundação da famosa empresa americana de fast food Mc Donald’s, no qual o empresário Ray Kroc se torna responsável por uma série de manobras antiéticas, contra os antigos donos da marca, que lhe dão a posse do nome dos irmãos Mc Donald e do negócio fundado por eles. Essa obra cinematográfica aponta que a falta de ética é um desvio de caráter que pode prejudicar os demais indivíduos e que, se for analisada no âmbito social, dará início à prática das pequenas corrupções. Isso, unido a má educação familiar, trará atrasos socioeconômicos que atingem o país inteiro.

    OBS:
    A forma correta é: fast-food, com o hífen;
    A citação do filme foi uma ótima contextualização, e você também falou sobre os assuntos que viriam a ser comentados mais à frente, mostrando um planejamento;
    Você termina com: “[…] que atingem o país inteiro.”, mas em momento algum, de maneira efetiva, antes ou depois, é citado de qual país se trata (exceto quando “sociedade brasileira” aparece no D1, mas, naquele ponto, foi um expressão um pouco vaga. Depois, continuou utilizando “educação familiar brasileira” como se o contexto “Brasil” tivesse sido apresentado, o que não aconteceu). Por isso, seria melhor utilizar “um país” ou procurar adicionar “Brasil” em algum ponto da introdução.

    Desenvolvimento 1:
    *Diante disso, em relação à ética, é necessário compreender a sua importância filosófica para o caráter humano, visto que é dele que se iniciam as pequenas corrupções. Nesse tocante, em seu livro “Ética a Nicômaco”, o filósofo Aristóteles destaca que as pessoas não podem pôr seus interesses individuais a cima da razão e da coletividade e que só assim a felicidade pode ser alcançada. Por conseguinte, isso evita que os efeitos sociais, como o retrocesso de pensamento e a ambição pelo poder, como mostra o longa-metragem citado anteriormente, se manifestem a partir do conjunto de pequenas corrupções na sociedade brasileira.

    OBS:
    Ótimo desenvolvimento, mas, como eu disse antes, você esqueceu de apresentar de maneira lúcida que você fala sobre o Brasil, “sociedade brasileira” foi colocado como se você não tivesse planejado e compreendido muito bem o tema, por isso você vai perder alguns pontos nas competências 2 e 3.

    Desenvolvimento 2:
    *Outro aspecto relevante é que a má educação familiar brasileira influencia no comportamento ético do homem que, de fato, é decisivo para o surgimento de personalidades corruptas. Acerca dessa lógica, põe-se em análise uma grande característica atribuída à sociedade brasileira, o “jeitinho brasileiro” que é formalmente definido pela Lei de Gerson, na qual obtém-se vantagens de forma antiética em detrimento dos outros e essa atitude advém do caráter, ou melhor, da falta dele. Com efeito, observa-se a concordância entre alguns dos termos citados: a falta de uma educação correta e justa abre oportunidades para os atos corruptos que podem trazer além de consequências sociais, sérios óbices econômicos para o Brasil, por exemplo, atrasos na economia.

    OBS:
    O “jeitinho brasileiro” NÃO é formalmente apresentada pela Lei de Gerson, pois esta é uma expressão informal da cultura midiática brasileira;
    De novo, você tentou indicar o Brasil, mas fez isso de maneira obscura e ambígua.

    Conclusão:
    *Portanto, como a corrupção, principalmente a pequena, pode trazer efeitos negativos tanto sociais como econômicos, é dever do Ministério da Educação, órgão que administra os recursos relacionados ao ensino, a realização de programas, mediante apoio das instituições estaduais e municipais, como escolas, e da ação direta dentro das relações sociais, com o fito de ensinar e direcionar os futuros adultos do país para práticas que respeitem a ética. Concomitantemente, a sociedade como um todo deve procurar avaliar e mudar seus hábitos corruptos da rotina, para que assim, a corrupção diminua gradativamente até atingir os governantes brasileiros.

    OBS:
    Sem muitos comentários, uma ótima conclusão que apresenta todos os 5 elementos necessários.

    C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): 200
    C2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): 120
    C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): 160
    C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): 200
    C5 (Proposta de intervenção): 200
    NOTA: 880

    • 0
  2. Olá, tudo bem?
    Eu gostei bastante! A redação está ótima, sem sombra de dúvidas! Notei que os períodos não estavam muito longos!
    Uma vez que o tema é, Os efeitos das pequenas corrupções na sociedade brasileira, cite o Brasil na redação.
    Faltou uma proposta de intervenção! Continue! Desejo muito sucesso!

    • 0
  3. Bom dia, tudo bem?
    Segue a análise da sua dissertação:
    Análise Introdução:
    1- Gostei da sua introdução.
    2- ótima contextualização.
    3- Porém você deve citar o Brasil, já que o tema é : os efeitos das pequenas corrupções na sociedade BRASILEIRA.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do Desenvolvimento 1:
    1-
    ………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do Desenvolvimento 2:
    1- Cite o artigo 6 da constituição, dará mais autoridade.
    2-
    ……………………………………………………………………………………………………………………………….
    Análise da Conclusão:
    1- Boa conclusão.
    2- faltou uma proposta de intervenção.
    Dica: Seu texto é muito bem escrito, apenas tenha cuidado com a pontuação, caso tenham excessos de erros, sua C1 será comprometida. E cuidado como o espaços antes de iniciar os parágrafos.
    Total: 840
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    Boa sorte!!!
    Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.