Iniciante

Mobilidade urbana, tempo é qualidade de vida.

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Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no país tem direito a o amplo acesso à uma boa qualidade de vida. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada visto que a mobilidade nos centros urbanos se torna limitada na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão do deficitário sistema de transporte público, mas, também devido à falta de incentivo escolar, a utilização de transportes alternativos, como por exemplo a bicicleta. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntara, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais.

Em primeiro plano, evidencia-se, por parte do estado, a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para aprimorar o transporte público no país. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo, que, o ministério dos  transportes exerce na administração do país. Instituído com o objetivo de  ser um órgão que promova a fluidez no deslocamento no território nacional, tal ministério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar o deslocamento rápido e ágil em centros urbanos brasileiros, como a implantação de um maior número de ciclovias e a adoção de mais linhas de transporte ferroviário. Desse modo o governo, atua como agente perpetuador do processo de atrofiação das vias urbanas. Logo é substancial a mudança desse quadro.

Outrossim é imperativo pontuar que a negligência das instituições de ensino, também colaboram para a dificuldade de se locomover em grandes cidades. Isso decorre, principalmente em razão, da postura conteudista adotada pela escola, a qual prioriza o desenvolvimento de conhecimento técnico em detrimento do impacto social causado pela formação de jovens socialmente conscientes . Nesse sentido, há, de fato uma visão elitista advinda das escolas, com relação aos conteúdos a serem passados. Consequentemente, a utilização da bicicletas e outros meios de transportes alternativos ficam no esquecimento da população.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o desenvolvimento do transporte urbano no país. Posto isso o Ministério dos transportes deve por meio de um amplo debate entre estado, sociedade civil, Ministério da educação e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Fluidez do Deslocamento urbano no Brasil, afim de fazer com que o maior número de indivíduos presentes no território nacional tenha uma forma eficaz de se movimentar nesse território. Tal plano deve focar principalmente em adotar novos meios de transportes públicos como a malha ferroviária, e incentivar a população a utilizarem meios de transporte alternativos. Assim torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos alencados na Magna Carta.

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2 Correções

  1. Olá!! Colocarei em caps lock o que você pode melhorar, ok?
    Leia a minha biografia para mais informações, se puder :)

    Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no país tem direito AO amplo acesso A uma boa qualidade de vida. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada (,) visto que a mobilidade nos centros urbanos se torna limitada (EXPLIQUE MELHOR) na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão do deficitário sistema de transporte público, mas (SEM ,) também devido à falta de incentivo escolar, (CONFUSO>) a utilização de transportes alternativos, como por exemplo a bicicleta. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa CONJUNTURA, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais. (ficou perfeito, tudo bem separado e os períodos bem definidos)

    Em primeiro plano (USE UM CONECTIVO, COMO SOB ESSE VIÉS P/LIGAR A I AO D1), evidencia-se, por parte do (Estado), a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para aprimorar o transporte público no país. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo (SEM ,) que o (Ministério de transportes) exerce na administração do país. Instituído com o objetivo de ser um órgão que promova a fluidez no deslocamento no território nacional, tal (M)inistério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar o deslocamento rápido e ágil em centros urbanos brasileiros, como a implantação de um maior número de ciclovias e COMO a adoção de mais linhas de transporte ferroviário. Desse modo o (G)overno (SEM ,) atua como UM agente perpetuador do processo de atrofiação das vias urbanas. Logo (,) é (NOTÓRIO QUE A POSTURA GOVERNAMENTAL É UM EMPECILHO). (NESSE ÚLTIMO PERÍODO RECOMENDO QUE USE A REAFIRMAÇÃO DA TESE PRA NÃO FICAR REPETITIVO)

    Outrossim (,) é imperativo pontuar que a negligência das instituições de ensino (SEM ,)também COLABORA para a dificuldade de se locomover NAS grandes cidades. Isso decorre, principalmente(,) em razão da postura conteudista adotada PELAS ESCOLAS, a qual prioriza o desenvolvimento de conhecimento técnico em detrimento do impacto (NÃO É EM DETRIMENTO DO IMPACTO, EM DETRIMENTO DA FORMAÇÃO…) social causado pela formação de jovens socialmente conscientes . Nesse sentido, há, de fato uma visão elitista (POR QUE ELITISTA?) advinda das escolas (SEM ,) com relação aos conteúdos a serem passados. Consequentemente (USE UM CONECTIVO DE CONCLUSÃO), a utilização da bicicletas e outros meios de transportes alternativos ficam no esquecimento da população. (NÃO FICOU BEM EXPLICADO PQ O TÓPICO FRASAL FOI SOBRE A DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO)

    É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o desenvolvimento do transporte urbano no país. Posto isso (,) o Ministério dos transportes deve (,) por meio de um amplo debate entre O estado E A sociedade civil (FICOU CORTADO PARECE QUE FALTAVA A INTERVENÇÃO) Ministério da (E)ducação e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Fluidez do Deslocamento urbano no Brasil, A FIM de fazer com que o maior número de indivíduos presentes no território nacional TENHAM uma forma eficaz de se movimentar nesse território. Tal plano deve focar principalmente em adotar novos meios de transportes públicos como a malha ferroviária, e incentivar a população a UTILIZAR meios de transporte alternativos. Assim(,) torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos alencados na Magna Carta.

    Muito bom, desculpa “gritar” com você KKKKK
    C1- 160 ERRINHOS PONTUADOS
    C2- 200 ÓTIMO
    C3- 160 ALGUMAS PARTES SEM EXPLICAÇÃO
    C4- 200 PERFEITOO
    C5- 200, SEPARE OS AGENTES EM PERÍODOS!!

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  2. A estrutura da sua redação está muito boa, com poucos erros de acentuação, não notei desvios graves. Mas o seu texto deixa alguns orifícios que precisavam de mais detalhes, procure deixar sempre o mais claro possível; demonstre sempre algum repertório sociocultural mesclando seus argumentos com essa
    C1=180
    C2=180
    C3=180
    C4=200
    C5=200

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