Mobilidade urbana sustentável (tema)

  • 1

 

A revolução industrial foi um período em que houve um grande desenvolvimento tecnológico, que não só ocasionou melhorias nas indústrias, como também nos meios de transporte. A medida que a indústria automobilística foi crescendo, as pessoas passaram a almejar um automóvel próprio, por ser um símbolo do capitalismo. Porém, isso é um problema da sociedade atual, visto que a mobilidade urbana acarretou uma série de consequências.

Atualmente, o congestionamento é um problema nos grandes centros urbanos, dado que ocorre um estresse psicológico em vários indivíduos. Isso acontece porque a população opta por usar carros, que são menos eficientes comparados aos ônibus, pois transportam um número menor de pessoas. Porém, o transporte público está sendo menos utilizado, em razão dos altos custos e da precariedade dos serviços. Além disso, o uso de bicicletas também é uma alternativa sustentável, porém, os ciclistas são prejudicados pela falta de infraestrutura. Esses são alguns problemas que precisam ser solucionados.

Ainda convém lembrar da poluição resultante dos gases emitidos pelos automóveis. Conforme a CATESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), de um levantamento de 2012, revela que se todos os veículos parassem por um dia na cidade, seria evitado a emissão de aproximadamente 535 toneladas de monóxido de carbono. Assim, fica evidente que o meio-ambiente está sendo afetado.

Dessa forma, os Ministérios de Transporte e das Cidades e o Estatuto da Cidade, necessitam investir em melhorias nos transportes públicos, visando a maior utilização pela população. Seguidamente, devem ampliar as vias públicas, criando ciclovias para os ciclistas poderem ter uma melhor locomoção. Igualmente, o Ministério do Meio Ambiente precisa intervir com métodos de conscientização social sobre a poluição dos automóveis. Com essas ações, é esperado um avanço das circunstâncias da mobilidade urbana, tendo em vista uma sociedade mais sustentável.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. C1: 200, bom domínio da norma culta.
    C2: 200, apresentou repertório sociocultural produtivo, pois está vinculada à tese do parágrafo.
    C3: 160, o seu texto apresentou uma contextualização na introdução sem a devida retomada dessa informação no desenvolvimento do texto.
    C4: 160, preste atenção no uso de orações reduzidas ao longo do texto.
    C5: 200, proposta de intervenção ficou bem detalhada.

    • 1
  2. • INTRODUÇÃO
    – alusão histórica bem contextualizada e elaborada.
    – os problemas na sua tese não ficaram explícitos, isso não é um problema ok? Porém você citou ‘consequências’, na tese é apresentada as causas, e ai sim nos desenvolvimentos você aborda as consequências.

    • DESENVOLVIMENTO 1 e 2
    – procure utilizar conectivos nos interparagráfos e nos intraparagráfos, bem como conectivos de prioridade, continuidade, adversidade, exemplificação etc.
    – Argumentação otimaaaa, mas tente abordar um dado de estatístico para concretizar a veracidade dos seus argumentos, além de aumentar sua nota na competência II.
    – no desenvolvimento 2 você não apresentou seu ponto de vista, e sim só um dado estatístico, está bem expositivo.

    • CONCLUSÃO
    – sempre comece com a retomada da tese.
    – troque o ‘necessitam’ por dever

    Dica:
    > Dessa forma, faz-se premete mitigar o cenário atual para uma alternativa sustentável na sociedade brasileira. Destarte, o Ministério de Transporte e das Cidades, juntamente com o Estatuto da Cidade, deve investir em melhorias nos transportes públicos,… <
    – na primeira solução você citou duas ações:
    1° investir melhorias nos transportes públicos
    2° ampliar as vias públicas
    Você só pode ter uma ação!
    – além de apresentar uma solução insuficiente, não apresentou os 5 elementos.
    – já na segunda solução está bem vaga, poderia elabora-lá melhor.

    • EM GERAL:
    – apresenta muitos erros gramaticais!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.