Iniciante

Mobilidade urbana sustentável

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“Tinha uma pedra no meio do caminho,no meio do caminho tinha uma pedra”.O trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade versa sobre os obstáculos encontrados no caminho para se conquistar algo.Analogamente a isso, não só a falta de infraestrutura nos transportes,como também a cultura do carro tornam-se barreiras para garantir uma mobilidade urbana sustentável.

Primeiramente,cabe destacar que a inexistência de condução pública adequada é um dos entraves para a locomobilidade urbana. Tal fato pode ser visto em uma reportagem publicada pelo G1 de que 34% dos ônibus não possuem meios de acessibilidade,ou seja,muitas pessoas deficientes físicas não podem usufruírem dos transportes públicos.Logo,infere-se que a ausência de uma estrutura boa nos meios de condução contribui para que não haja uma melhor flexibilidade urbana.

Além disso, outro desafio a ser enfrentado é a forma como as pessoas veem o carro. Isso é evidenciado por Juscelino Kubitschek,então presidente do Brasil em 1956,o qual criou uma “cultura do carro”,em que ter um carro é sinônimo de status social,isto é,as pessoas que tivessem um carro estariam em uma estável posição social. Com resultado disso,as pessoas paravam de usar os transportes públicos, aumentando assim os congestionamentos no trânsito.

Portanto,medidas são necessárias para resolver esses problemas. Para isso,urge que o Ministério do Transporte faça fiscalizações nos transportes por meio de mecânicos e profissionais da área,para que sejam analisadas se todos possuem recursos de acessibilidade.Por sua vez,o poder Legislativo deve criar leis determinando o número mínimo de carros que cada família deve ter,para que assim os engarrafamentos sejam evitados. Dessa forma,as pedras no caminho serão removidas e abrir-se-ão espaços para uma mobilidade urbana sustentável.

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2 Correções

  1. Olá, Ana Marina, td bm?
    Vou tentar te ajudar em alguns pontos.
    INTRODUÇÃO: Vc fez uma boa contextualização. Eu identifiquei a sua tese, porém, vc poderia deixa-lá mais clara. Veja que o tema é Mobilidade Urbana Sustentável, NÃO é sobre a qualidade do transporte público. No entanto, vc precisaria relacionar que as péssimas condiçoes dos transportes púbicos fazem com que muitas pessoas com maior pode aquisitivo deixem de usá-lo e priorize o carro. E isso ja seria o gancho pro segundo argumento.
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    DESENVOLVIMENTO:
    D1- o tópico frasal ficou solto e sem relação ao tema porque vc não relacionou, conforme citei acima. A argumentação faz sentido com seu TF, mas não, necessariamente, com o tema. Te pergunto, ” a ausência de uma estrutura boa nos meios de condução contribui para que não haja uma melhor flexibilidade urbana ” afeta a mobilidade urbana sustentável de que forma ? Percebe que vc falou algo muito importante, mas não relacionou com a temática da redação?
    Reescreveria seu parágrafo, assim:
    //Primeiramente, cabe destacar que a inexistência de condução pública adequada é um dos entraves para a locomobilidade urbana, pois a má qualidade deste serviço faz com que um maior número de pessoas com bom poder aquisitivo prefira comprar e trafegar em um veiculo próprio. Tal fato pode ser visto em uma reportagem publicada pelo G1, a qual diz que 34% dos ônibus não possuem conforto e , também, meios de acessibilidade, ou seja, muitas pessoas deficientes físicas não podem usufruir desses serviço públicos, e isto encoraja a compra de automotores e o aumento da frota de carros nas ruas. Logo, infere-se que a ausência de uma estrutura boa nos meios de condução contribui de forma indireta para o problema da mobilidade urbana.//
    Percebeu que usei o seu argumento, porém relacionei com a temática?
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    D2- o segundo período está muito longo e um pouco confuso. Isso pode dificultar a leitura e fazer o corretor descontar pontos na C4 (coesão) e C1 (ausencia de pontuação).
    As ideias são muito boas, vc , porém, precisa relacionar de forma mais objetiva e com maior clareza. Reescreveria, assim:
    //Além disso, outro desafio a ser enfrentado é a forma como a mídia influencia as pessoas verem o carro um símbolo de empoderamento e status social elevado. Isso começou a ser evidenciado por Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil em 1956, o qual criou uma “cultura do carro”, em que ter um carro é sinônimo de alta qualidade de vida e poder de compras. Nesse sentido, as pessoas que tivessem um carro demonstravam estar em uma boa posição social. E, com o passar do tempo, a sociedade começou a abandonar o uso dos transportes públicos, o que ficou como opção apenas para os mais pobres. Assim, o crescimento da população e a maio aquisição de carros tem contribuído para os congestionamentos no trânsito.//
    OBS: vc so usou a palavra “sustentável” na introdução e na conclusao so pra citar msm, mas não abordou nada relacionado a isso.
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    CONCLUSÃO:
    Vc tem duas propostas de intervenção. E ambas estão confusas.
    Pergunta, vc sabe o que fazia o Ministério dos Transportes? Hoje, ele não existe mais. Agora o que há é o Ministério da Infraestrutura.
    Veja bem quem fiscaliza o transito dentro das cidades são as Prefeituras por meio das Secretarias de Transportes. Mecânicos são profissionais que consertam e fazem seu trabalho em oficinas. Sobre as condições de acessibilidade dos ônibus, as empresas devem cumprir a legislação vigente, Caso contrário, qualquer cidadão pode fazer denuncias ao Ministério Público e ate chamar a imprensa. Além disso, vc tentou resolver o problema que vc criou na D1, mas que nao teve ligação com o tema.
    Na segunda proposta, fica aquela pergunta, qual Poder Legislativo? A Câmara dos Deputados (Federal), Assembléia Legislativa (Estadual) ou a Câmara dos Vereadores (Municipal) ? Todos eles criam leis em diferentes esferas. Outra coisa, vc não pode propor que leis sejam criadas para restringir o direito de as pessoas comprarem carros. Isso fere o principio da liberdade. Todo mundo é livre, Vc poderia sugerir o rodizio de carros pela placa, para diminuir os congestionamentos.
    Acho que teria sido melhor vc ter focado em solucionar so o segundo problema e ter feito uma propostas mais completa.
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    AVALIAÇÃO: as observações justificando estão ao lado
    C1- 160 (alguns desvios no uso da virgula, palavras grafadas erradas e oralidade)
    C2- 160 (dissertou e argumentou bem , faltou explorar mais o tema)
    C3- 160 (Tem bom repertório sociocultural, so falta articular melhor as ideias ao tema)
    C4- 160 ( alguns períodos longos e a falta de alguns conectivos prejudicam a fluidez do texto)
    C5- 160 (vou considerar, porém, nenhumas delas está completa)
    NOTA: 800 – Vc tem muito potencial e excelentes ideias. Esta no caminho certo para escrever cada vez melhor. Se atente nas dicas que dei. Seja bem clara e objetiva, relacione bem as partes, o corretor vai te avaliar por aquilo que vc disse, e nao por aquilo que quis dizer. Na proposta, seja coerente com os problemas que vc apresentou no texto. Evite fugir do tema. Ah, coloque os espaços antes e depois das vírgulas.
    Espero ter contribuído. :)
    Bons estudos e boa sorte nessa jornada. Treine bastante e vc chegará à perfeição.

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  2. Algumas constatações:
    Alguns verbos estão conjugados incorretamente, como: “Usufruírem” no 2º Parágrafo (em vez de usufruir), “paravam” no 3º parágrafo (em vez de pararam).
    Vírgulas no lugar de ponto final , e ausência de vírgula no desenvolvimento.
    Não entendi muito bem essa proposta de intervenção, na parte de criar leis delimitando o número mínimo de carros por família, você quis dizer número máximo?
    Se você usar “deficientes físicos”, não precisa colocar “pessoas” anteriormente.

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