Iniciante

Mobilidade Urbana Sustentável

  • 0

Segundo o Detran, há um carro para cada quatro habitantes e a tendência é que essa marca eleve-se consideravelmente.Desse modo,com a elevação de veículos privados pode ocasionar na falta de utilização de transportes públicos pela população e também causar mais poluição para o meio ambiente e riscos para saúde dos habitantes, visto que esse problema precisa-se ser solucionado.

Em primeiro aspecto, é importante destacar que o crescimento de veículos como carros,motos,e outros acaba ocasionando há má utilização dos transportes públicos pelas pessoas, esse problema afeta a economia brasileira que necessita dos recursos adquiridos desse por esse caso o impacto da rotação de automóveis traz prejuízos a esse setor do país.

Em segundo aspecto, é necessário também ressaltar que o crescimento da circulação de automóveis afeta a qualidade de vida das pessoas , principalmente á saúde  que os transportes causa certa poluição ao meio ambiente com fumaça carbônica que saí desses e o problema pulmonar nos habitantes trazido da mobilidade urbana, por esse motivo essa problemática tem que ser resolvida para o bem da sociedade.

Conclui-se que para a diminuição necessita-se de propagandas,palestras ou campanhas na internet para a conscientização da sociedade brasileira sobre riscos que a poluição traz para a saúde humana e para uma ótima forma pratica da caminhada. E também para mais utilização de transportes públicos o poder executivo deve diminuir o preço das passagens de ônibus para mais incentivo da utilização desses , assim será diminuído esses problemas anteriormente citados.

Compartilhar

2 Correções

  1. O tema da mobilidade é um tema com caminhos muito óbvios, se um tema assim cair, você terá que apresentarum repertório qualificado pra se diferenciar da imensidão de textos falando a mesma coisa. É um tema tão óbvio que eu acho que é só por isso que o Enem ainda não o cobrou.

    Esse é um tema tranquilo e não pode te deixar devendo palavras não. Sua redação teve 246 palavras, e uma redação boa no Enem tem uma média mínma de 350 palavras. A pergunta que fica é: o que ficou faltando para você escrever mais? A resposta a gente encontra no seu desenvolvimento.

    Por exemplo, como se explica a má utilização de transportes público pelas pessoas que usam transportes particulares? Ocorre uma negligência do Estado que aposta nos carros e ignora os modais mais eficientes? Não é pra dizer “acaba ocasionando”; é pra explicar essa relação, tem espaço pra desenvolver isso aí. Eu mesmo, que adoro o tema da mobilidade por ser cicloativista, não consegui o que você quis dizer. Então, procure explicar essas relações, por mais óbvias que elas lhe possam parecer.

    Outro exemplo: como isso afeta a economia? Qual economia? Economia das empresas? Essas já diminuem a frota circulando, entopem os transportes públicos de maneira até insalubre, empresas só fazem negócios com o Estado se for lucrativo, o Estado cobre prejuízos dessas empresas de ônibus, anisitam dívidas até demais, em relações muitas vezes corruptas; enfim, aqui era um ponto pra ser explorado também.

    No segundo argumento, faltou explicar também a consequência dos problemas de saúde, que não é apenas “doenças”, afeta a economia, afeta a qualidade de vida, é importante pontuar essas coisas quando se tem espaço para escrever, e eu tenho certeza de que estou dizendo coisas que você conseguiria escrever.

    Feita essa observação sobre as ideias a serem trabalhadas, preciso falar de algumas questões estruturais.

    O Enem gosta de frases curtas; logo, gosta do ponto final. Elas aceleram a leitura, separam bem as ideias, tornando mais clara a estratégia argumentativa utilizada, já
    que possibilita maior diversidade de conectivos.
    Essa última, aliás, foi uma dificuldade sua, a diversidade de conectivos. Eles são muito fáceis de aplicar e vão organizar melhor o seu raciocínio, é importante analisar uma listinha de conectivos e começar a utilizá-los. “Isso porque, consequentemente, além disso, etc.”

    Vou anotar alguns erros de norma culta também, mas foca nessa questão dos conectivos, eles são um primeiro começo de organização de ideias e de estratégias argumentativas.

    “Segundo o Detran, há um carro para cada quatro habitantes e a tendência é que essa marca eleve-se consideravelmente. Desse modo, com(1) a elevação(2) de veículos privados(3) pode ocasionar na(4) falta de utilização de transportes públicos pela população e também causar mais poluição para o meio ambiente e(5) riscos para saúde dos habitantes, visto que esse problema precisa-se(6) ser solucionado.”

    1 – O “com” só faria sentido se o “pode ocasionar” não tive o sujeito definido como “a elevação…”;
    2 – Elevação aqui repete uma ideia que era fácil de substituir. Se há o “eleve-se” antes, busque “o aumento” depois, pra variar de prefixo mesmo;
    3 – Veículos privados é um termo complicado; motos e bicicletas são veículos privados que não causam tantos problemas quanto o carro. Caberia um pronome demonstrativo “desses veículos privados”, que aí faria referência especificamente aos carros que você já havia citado;
    4 – O correto é “ocasionar a”, porque é verbo transitivo direto;
    5 – A relação aqui éde consequência, a poluição gera o problema de saúde, vale a pena ser específica no uso dos conectivos, são elas que demonstram a relação de sentido entre as frases e parágrafos que você quer ou deve dar;
    6 – Não entendi por que usou a partícula “se” no “precisa-se”, qual seria a função dela?

    “Em primeiro aspecto, é importante destacar que o crescimento de veículos como carros, motos,(1) e outros acaba ocasionando(2) há(3) má utilização dos transportes públicos pelas pessoas, esse problema afeta a economia brasileira(4) que necessita dos recursos adquiridos desse por esse caso(5) o impacto da rotação de automóveis traz prejuízos a esse setor do país.”

    1- Vírgula incorreta, o “e” termina a listagem referente a veículos. Aqui cabe a observação: evite esse “outros”, no sentido de “etc.”, até porque é uma exemplificação o que está sendo aqui, não há necessidade de admitir a possibilidade de outros veículos, a própria ideia de listagem de “exemplos” supera a necessidade de dizer que a lista é limitada;
    2 – Repetição de palavra fácil de substituir, em vez de “ocasionando”: “gerando, resultando, proporcionando, causando, implicando, contribuindo”;
    3 – Aqui de digitação, né? Ocasionando “na”, já falamos sobre isso;
    4 – A vírgula aqui é fundamental. Sem a vírgula, você dá um outro sentido à palavra “economia”: o que vem depois do “que” é uma oração adjetiva restritiva ou explicativa? Tô te provocando pra estudar essa vírgula;
    5 – “desse por esse caso” ficou complicado de entender e até de corrigir, num sei se faltou vírgula, se teve erro de digitação, se vc msm entende, bugou aqui.

    “Em segundo aspecto, é necessário também ressaltar que o crescimento da circulação de automóveis afeta a qualidade de vida das pessoas, principalmente á(1) saúde que(2) os transportes causa(3) certa poluição ao meio ambiente(4) com(5) fumaça carbônica que saí(6) desses e(7) o problema pulmonar nos habitantes trazido da mobilidade urbana(8), por esse motivo essa(9) problemática tem que ser resolvida para o bem da sociedade.”

    1 – Afetar é verbo transitivo direto; se a intenção aqui era colocar uma crase, ela estaria equivocada – perceba que eu não fiz observação no “a” anterior;
    2 – Imagino que você ter comido o “já” do “já que”. Nesse caso, faltou uma vírgula antes do “que”;
    3 – Os transportem “causam”;
    4 – Ficaria melhor de ler se tivesse uma vírgula aqui, apesar de ela ser opcional;
    5 – É recomendável que sempre use o artigo antes do substantivo, aqui seria melhor ter o “a”;
    6 – “Sai”, sem acento; espero que você não se considere uma fumaça carbônica!! Brincadeirinha, tá, é que “saí” é a forma conjugada na 1ª pessoa do pretérito; tosco, sim, eu sei kkkk;
    7 – A palavra “causa” tá muito distante, seria importante repetir pelo menos a ideia de que a frase que você estava prestes a citar se referia aos “transportes”; acho que tu foi escrevendo e até esqueceu, tendo…
    8 – que repetir, sem necessidade, o ” trazido da mobilidade urbana”;
    9 – “Essa” é uma repetição evitável também: “tal problemática”, “a referida problemática”.

    “Conclui-se que para a diminuição(1) necessita-se de propagandas, palestras ou campanhas na internet para a conscientização da sociedade brasileira sobre riscos que a poluição traz para a saúde humana e para uma ótima forma pratica(2) da caminhada. E(3) também para mais utilização de transportes públicos(4) o poder executivo(5) deve diminuir o preço das passagens de ônibus para mais incentivo da utilização desses, assim será diminuído(6) esses(7) problemas anteriormente citados.”

    1 – Diminuição do quê?
    2 – Prática, faltou o acento;
    3 – “E” não inicia frase, no mundo mágica da formalidade, pois é;
    4 – Faltou vírgula aqui, você consegue entender por quê?
    5 – Poder Executivo, em letras maiúsculas!
    6 – Serão diminuídas! O sujeito dessa locução verbal é “problemas”;
    7 – “Esses” traz a mesma ideia de “anteriormente”, e “anteriormente fica melhor nessa frase, já que foram citados bem antes, era melhor um “os problemas anteriormente citados”.

    Por tudo isso, imagino que sua redação esteja lá pelos 600 pontos, e precisa dar atenção a questões muito básicas que expliquei aqui e subiriam consideravelmente a sua nota.

    • 2
  2. CORREÇÃO EM MAIUSCULA

    Segundo o Detran, há um carro para cada quatro habitantes e a tendência é que essa marca eleve-se consideravelmente.Desse modo, (com RISCA O QUE FOR EM PARENTESES) a elevação de veículos privados pode ocasionar (na) A falta de utilização de transportes públicos pela população e( também causar mais) AUMENTAR A poluição (para o) NO meio ambiente e riscos para saúde dos habitantes, visto que esse problema precisa-se ser solucionado. ESSE FINAL FICOU MUITO JOGADO, COMO SE PRECISASSE SER COLOCADO ENTAO VOU POR AQUI

    Em primeiro aspecto, é importante destacar (que) o crescimento de veículos( como carros,motos,e outros acaba ocasionando) OCASIONA (há) A má utilização dos transportes públicos pelas pessoas, PONTO FINAL, INICIA OUTRA FRASE esse problema afeta a economia brasileira que necessita dos recursos adquiridos desse por esse DESSE POR ESSE?? caso o impacto da rotação de automóveis traz prejuízos a esse setor do país. NAO ENTENDI MUITO BEM A SUA OPNIAO SOBRE O ASSUNTO, POREM NAO SERIA POR ISSO QUE PERDERIA NOTA E SIM A ESTRUTURA, SEU PARAGRAFO NAO TEM COMEÇO MEIO E FIM, ALÉM DE NAO COMPROVAR O Q FALA

    Em segundo aspecto, é necessário CUIDADO COM O VICIO DE LINGUAGEM, PERDE NOTA POR NAO TER DOMINIO DA LINGUA também TAMBEM É UMA PALAVRA INUTIL NA MAIOR PARTE DAS REDAÇOES, SE VC TIRAR NEM FAZ FALTA NA FRASE E ECONOMIZA ESPAÇO ressaltar que o crescimento da circulação de automóveis afeta a qualidade de vida das pessoas ,PONTO FINAL. CONECTIVO, INICIA UMA NOVA REFORMULAÇAO EX: “NESSE VIÉS, A SAÚDE É AFETADA PELA FUMAÇA CARBONICA LIBERADA DEMASIADAMENTE PELOS TRANSPORTES, FATOR QUE OCASIONA DOENÇAS PULMONARES NOS HABITANTES. ai vc teria que finalizar o paragrafo, comprovando ja que nao havia citado antes, ENTAO PONTO FINAL + CONECTIVO. LOGO, OS DADOS DA REVISTA TAL APONTA TAL PORCENTAGEM DE ASMATICOS E BLA BLA BLA NUMERO QUE TENDE A CRESCER SE NAO FOR ALTERADA A SITUAÇÃO” principalmente á saúde que os transportes causa certa poluição ao meio ambiente com fumaça carbônica que saí desses e o problema pulmonar nos habitantes trazido da mobilidade urbana, por esse motivo essa problemática tem que ser resolvida para o bem da sociedade.

    OOOOOPPPPPAAAAAA CONECTIVO !!!!! É O MAIS SIMPLES, PODE POR: PORTANTO, DESSA FORMA, LOGO…. CONECTIVO DE CONCLUSAO. Conclui-se que para a diminuição necessita-se de propagandas,palestras ou OU? OU? OU? ???? VC ESTÁ NA DUVIDA AINDA? COLOQUE “E”, DE CERTEZA DO QUE FALA campanhas na internet AÇÃO para a conscientização da sociedade brasileira sobre riscos que a poluição traz para a saúde humana FINALIDADE, MAS NAO ESTOU CERTA AGORA, POSSO FALAR BOBEIRA, CONCIENTIZAR NAO SERVE COMO FINALIDADE, MMAAAAAASSSS PODE SER QUE NAO SIRVA COMO AÇÃO SÓ, NAO LEMBRO e para uma ótima forma pratica da caminhada. E também para mais utilização de transportes públicos o poder executivo AGENTE deve diminuir o preço das passagens de ônibus AÇÃO para mais incentivo da utilização desses FINALIDADE , assim será diminuído esses problemas anteriormente citados.

    AMBAS PROPOSTAS ESTAO INCOMPLETAS E A PRIMEIRA ESTA BEM ESTRANHA, EU REFORMULARIA A CONCLUSAO INTEIRA MANTENDO A SEGUNDA SOLUCAO ACRESCENTANDO O DETALHAMENTO E O MODO

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.