Docente

Mobilidade Urbana: o ir e vir em questão na sociedade brasileira

  • 2

                    Segundo Santos Dumont, inventor mineiro, o qual foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, afirma que as formas de locomoção através dos transportes são de suma importância à humanidade. No entanto, a circulação urbana é um problema aos indivíduos que precisam se veicular por via dos transportes públicos. Dessa forma, a circulação urbana: o ir e vir em questão na sociedade brasileira é uma problemática que é causada, principalmente, pela deficiência governamental nos  transportes urbanos, como também  os males que a poluição traz  ao meio ambiente devido à quantidade excedida de veículos nas ruas das cidades.

                    Em primeiro lugar, é indispensável ressaltar que a deficiência do Governo na questão dos transportes urbanos apresenta insegurança e dificuldades como altos preços nas tarifas, além de não ter um programa ciente de locomobilidade à classe menos favorecida, tal qual  as que precisa deslocar-se ao trabalho ou realizar suas necessidades diárias. Pois, de acordo com uma pesquisa publicada no portal G1, o Ministério das Cidades comprova que abaixo de 6% das cidades brasilianas têm plano de trafegar urbano. Não obstante, a lei 12.587, aprovada em 2012, determinou que os municípios com mais de 20 mil habitantes devem aderir ao plano de transitar. No entanto, na prática, esse plano não é vigorado porque  o   Governo não pede com urgência que as prefeituras tenham o seu   plano de flexibilidade concluído. Dessa maneira, isso é feito de modo vagaroso pelo Governo Federal e o  Poder Executivo dos municípios responsáveis pela população  ao desconhecerem a importância deste  programa de mobilidade, para que suas cidades sejam inseridas o quanto mais rápido possível, porque isso precisa  mudar.

                    Em segundo plano, urge apontar que as  moléstias que a poluição origina  ao meio ambiente devido à quantidade excedida de veículos nas ruas ocasiona muitas mortes. Sob esta perspectiva, conforme a Revista Exame publicou em uma de suas matérias em 2014, a poluição do ar mata 7 milhões de pessoas por ano, diz Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda mais,   uma em cada oito mortes no mundo estão relacionadas com a exposição a ambientes poluídos. Vale lembrar também,  que  mais de sete milhões de pessoas morrem por ano no mundo por motivo da poluição ambiental, seja dentro ou fora de casa, o que transforma a contaminação do ar no principal risco do meio ambiente quanto a  saúde. Dessa maneira, nota-se que a poluição causa tantas mortes e doenças como: acidentes vasculares cerebrais,  cardíacas, pulmonares e respiratórias, dentre outras enfermidades, devido à inalação dos gases poluídos, por efeito de tantos automóveis nas ruas das cidades e isso tem que ser resolvido com destino a mudar esse quadro de mortalidade no meio da sociedade.

                    Logo, para combater a mobilidade urbana: o ir e vir em questão na sociedade brasileira, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério das Cidades (MCidades), deve continuar investir no Programa Mobilidade e Trânsito no sentido de dar segurança  e conforto ao meio de se locomover de forma adequada à população que precisa dos transportes urbanos, por meio, de redução de tarifas nos preços de transportar-se,  com os recursos do Orçamento Geral da União (OGU), com o intuito de amenizar essa problemática. Ademais, o Poder Executivo junto ao Poder Legislativo deverão investir com dinheiro dos recursos governamentais  e ordenar que os responsáveis pelas cidades a conscientizar a população por meio de propagandas midiáticas  como televisão,  jornais e internet , para que eles fiquem sabendo que tem seu direto de transporte  urbano. Afinal, será admissível reduzir as mortes e doenças causadas por causa da poluição. Assim, terão seus benefícios garantidos quanto ao programa de movimento e lembrarem que foi no Brasil, que surgiu o primeiro  artífice a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.

Compartilhar

2 Correções

  1. eu não sei muito bem dessas coisas de redações mas se tiver alguma coisa que você não concordar,não considere a minha opinião .
    Domínio da escrita formal;200
    Compreender o tema ;160
    opiniões e argumentos;200
    construção da argumentação;200
    direitos humanos;200
    total;960
    No segundo paragrafo você já trouxe uma conclusão para o assunto que você estava se referindo;[ ao desconhecerem a importância deste programa de mobilidade, para que suas cidades sejam inseridas o quanto mais rápido possível, porque isso precisa mudar.]
    tirando isso seu texto esta muito bom.

    • 2
  2. Oi espero ajuda.
    Seu texto está bom, mas…
    Na C2: conpreneder o tema, vc poderia perde pontos devido a isso (como também os males que a poluição traz ao (meio ambiente) devido à quantidade excedida de veículos nas rua) não ta errado, mas houve um deslize, olha só o q vc falou (devido à quantidade excedida de veículos nas rua) claramente dava para fala sobre o congestionamento urbano o q ajudaria na C2 porque isso ta ligado ao tema e também no seu título
    que fala sobre o ir e vir.
    👉(conforme a Revista Exame publicou em uma de suas matérias em 2014, a poluição do ar mata 7 milhões de pessoas por ano, diz Organização Mundial de Saúde (OMS) primeiro vc não é obrigado o coloca siglas de ministerios ou organizações, é um opção sua, não ta errado, mas vc ganha espaço. Agr a frase que coloquei vc falou q (a poluição do ar mata 7 milhões de pessoas por ano) OK.
    Olha só vc denovo não precisava disso (estão relacionadas com a exposição a ambientes poluídos. Vale lembrar também, que mais de sete milhões de pessoas morrem por ano no mundo por motivo da poluição ambiental, seja dentro ou fora de casa, o que transforma a contaminação do a).
    Vc poderia corta fora essa parte(Vale lembrar também, que mais de sete milhões de pessoas morrem por ano no mundo por motivo da poluição ambiental, seja dentro ou fora de casa,) uma vez que ela ja esta no texto e ficaria assim ((estão relacionadas com a exposição a ambientes poluídos. O que transforma a contaminação do ar…)) bem melhor.
    Espero ter ajudado

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.