Mobilidade urbana são os meios pela qual a população usa para se locomover dentro do espaço urbano. Foi na revolução industrial onde o fluxo das cidades começou a aumentar devido ao êxodo rural bem presente naquele momento. Juscelino Kubitschek desenvolveu em seu governo o cinquenta anos em cinco, onde priorizou cinco principais objetivos a serem alcançados e envolveu com cerca de 70% do plano orçamentário o transporte. No entanto, nem todas as cidades seguiram tal ação.
Com o desenvolvimento em alta, muitos municípios se formaram com imobilidade e hoje enfrentam diversas dificuldades. Diferentemente de Brasília, que foi totalmente planejada através do plano piloto e hoje é uma capital muito desenvolvida. Essa falta de planejamento afeta muitos moradores que necessitam usar veículos públicos ou particulares em horários de grande movimentação para irem ao trabalho ou realizar outras atividades. Situações de calamidade nos transportes públicos disponíveis também se fazem muito presentes, além do intervalo muito longo entre os mesmos.
Um grande exemplo é a capital de São Paulo, onde sete milhões de pessoas utilizam automóveis diariamente e enfrentam um engarrafamento constante além da grande demanda de gases poluentes que são responsáveis por 20% das emissões globais de CO2, que é um dos principais gases causadores do efeito estufa. Para reverter tal quadro, foi criado um rodízio de carros determinados pelo número da placa do veículo. Logo, tal ação não deu bons resultados pois algumas pessoas compraram um segundo automóvel com número distinto para continuar usando seus carros privados.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério do transporte poderia desenvolver um plano estratégico com mais linhas de transportes públicos como ônibus e metrôs que atendam às necessidades da população passando por toda a cidade e com menos intervalos entre os mesmos, pois com um plano eficaz muitas pessoas prefeririam usar o meio público ao particular, diminuindo a frota de carros e de poluentes. Não só, mas também as indústrias deveriam priorizar a fabricação de automóveis sustentáveis, como por exemplo carros com biocombustíveis e garantir um baixo custo, para que a partir de um determinado tempo eles sejam os mais requisitados no mercado automobilístico. Dessa forma, a qualidade de vida de muitas pessoas melhorariam e o meio ambiente ficaria melhor preservado.
Obrigada pela atenção!
Maria Eduarda Segges
Thaysdegino
A redação em si está ótima, porém me perdi no primeiro e segundo paragrafo ( julgo os mais importantes para o entendimento) assim, acredito que colocando na introdução o que usará nos argumentos melhorara o seu texto com certeza.
A conclusão está perfeita, e o uso dos conectivos também.
Espero ter ajudado.
DerlaineBraga
Oie! Digo logo parabéns por fazer redações.
Tentarei avaliar pelos requisitos do enem.
Olha amor, seu texto ficou confuso no inicio.
A introdução não aponta os pontos de argumentação que você usaria na argumentação, você jogou os fatos que poderia usar depois. Logo, o desenvolvimento fica meio confuso mas sua conclusão ficou ótima!
Competência I: 140/200
Competência II: 120/200
Competência III: 120/200
Competência IV: 100/200
Competência V: 180/200
total: 660
Parabéns e continue escrevendo!
Olá!!!
Bom,anotei algumas observações enquanto ia lendo a sua redação.
-Primeiro,ao longo da leitura percebi a ausência de conectivos na sua redação.É necessário que você ponha os conectivos para que o seu texto apresente uma ligação ao longo da leitura,isso dá uma ideia de que a sua redação foi planejada em cada detalhe.
-Na sua introdução,senti uma falta de clareza do que se tratava a sua tese.
-Nos seus desenvolvimentos percebi que você tem uma ótima facilidade pra apresentar seus argumentos, porém,senti falta de uma conclusão.Pense que cada parágrafo é um texto, então cada texto precisa ter começo,meio e fim.No começo do seu desenvolvimento você apresenta o tópico frasal,depois você apresenta os seus argumentos e repertório sociocultural e contextualiza.Por fim, você apresenta uma conclusão do que você falou no seu desenvolvimento.Todo parágrafo precisa ter um desfecho para que as suas ideias não fiquem soltas.
No seu desenvolvimento 2, é preciso um conectivo que faça uma ligação com o seu desenvolvimento 1.Toma cuidado para você não escrever tanto sobre um assunto histórico ou citação,e acabar restando pouco espaço para você defender seu ponto de vista por meio dos seus argumentos.
-Na sua conclusão já notei a presença de conectivos,e isso ajuda muito porque guia o leitor a compreender sua linha de pensamento.As propostas estão bem detalhadas.
Espero ter te ajudado
Parabéns pela sua redação!!!
Com a prática você irá melhorar cada vez mais!!