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Mobilidade Urbana no século XXI – o ir e vir em questão na sociedade brasileira

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Os textos motivadores estão nesse link: https://descomplica.com.br/artigo/tema-de-redacao-mobilidade-urbana-no-seculo-xxi-and8211-o-ir-e-vir-em-questao-na-sociedade-brasileira/45m/

 

A mobilidade urbana no Brasil é assegurada pelo Artigo 5º da Carta Magna, uma vez que um de seus incisos garante o direito de ir e vir. Contudo, esse privilégio vem sendo ferido no século XXI, tendo em vista que o trânsito das cidades está cada vez mais cheio e os transportes públicos são precários para todos. Assim, é primordial a resolução do problema por meio de medidas eficazes.

 

A priori, é perceptível que o trânsito nos municípios brasileiros está cada vez mais lotado. Este problema foi ocasionado pelo excessivo incentivo dos governos às rodovias em detrimento de outras formas de transporte urbano. Tal incentivo teve início com o presidente Washington Luís, que acreditava que “governar é abrir estradas”. Assim, as rodovias tornaram-se demasiado utilizadas, acarretando na superlotação observada atualmente.

 

Somado a isso, tem-se a precariedade dos transportes públicos como obstáculo para uma mobilidade urbana de qualidade. Conforme o pensamento do importante teórico Thomas Hobbes – que afirmava que o Estado deve garantir o bem estar social -, o governo deve investir mais nos transportes como meios de exercício da cidadania. Entretanto, isso não ocorre, já que os governantes negligenciam esse âmbito da vida social.

 

Em suma, medidas são cruciais para a resolução do conflito. Assim, o Ministério do Desenvolvimento Regional deve destinar mais verbas para reforma, manutenção e aquisição de meios de transporte público – ônibus, vans, trens e metrôs – e construir mais ciclovias, providas de bicicletas públicas, visando o esvaziamento das rodovias e incentivo a outras formas de mobilidade. Para tal, os recursos essenciais devem ser calculados e inseridos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, para que o plano seja executado. A medida deve, além disso, ser amplamente divulgada pela mídia, através das redes sociais e da televisão, visando a adoção das novidades, de forma que o direito de ir e vir seja respeitado e exercido de forma mais saudável e democrática.

 

Agradeço quem puder atribuir nota de acordo com as exigências do ENEM. Entretanto, qualquer observação, mesmo pequena e sem nota, será muito bem vinda!

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4 Correções

  1. 👉 Vou fazer comentários curtos pois você já está bem encaminhada, mas falta alguns pontos para se corrigir
    👉 Ao meu ver, esse texto tem Introdução e intervenção muito boas. O que se esperar ver neles está ae, e bem construídos tbm.
    👉 No entanto, acho que poderia ter ampliado mais as ideias durante o desenvolvimento. Além disso, achei pouco produtivo o uso do repertório do D2 . Parece que foi apenas jogado para se encaixar no seu argumento de negligência estatal, uma vez que você não o retoma e nem amplia a ideia de negligência, deixando um vácuo argumentativo. Que negligência é essa e como ela afeta a mobilidade urbana. Essas respostas até podem estar no texto, mas como disse, de forma breve. Amplie a análise crítica.
    👉 Gostei das construções de primeiro período dos desenvolvimentos. Os ditos tópicos frasais haha. Eles estão bem inseridos e funcionam bem dentro do seu projeto de texto.

    👉 ”nos municípios brasileiros está ” ——- Nesse caso é ”ESTÃO”
    👉 Não analisei competência por competência. Mais é um texto dentro da faixa dos 700 – 780

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  2. Olá. Sou aprendiz e corrigirei de acordo com meus conhecimentos.
    Sua introdução ao meu ver foi bastante clara e objetiva, você mostrou a problemática e defendeu sua tese.
    No desenvolvimento também foi bem desenvolvido. Mas achei não muito compreensível sua fala a respeito de que o investimento em rodovias foi o que ocasionou a super lotação.
    A conclusão foi satisfatória, você apresentou boas ideias como solução ao problema. Além disso, você tem um bom repertório e domínio da norma culta.

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  3. olaa vamos pras correções

    1copetencia=200/demostra dominio na escrita da modalidade formal recomendo usar mais na introdução as constituições nacionais.

    2copetencia=160 apresenta bom dominio do texto-dissertativo argumentativo

    3copetencia=120 apresenta fatos e temas relacionados mas não apresentou estatísticas pesquisas que enriquecem os argumentos

    4copetencia=160 articula partes do texto com poucas inadequações e repertório diversificado

    5copetencia=160 elabora bem propostas de intervenção ao tema

    adorei suas indicações historias mas recomendo usá-las somente na introdução e no primeiro paragráfo para introduzi-lo pois mostra que não apresenta conhecimento estatístico
    seu texto está otimo com esses pequenos ajustes irá longe parabéns ;)

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  4. Boa tarde! sua redação é boa, mas tem algumas coisa que precisa ser aclaradas:
    Na introdução vc mencionou o Art 5º da CF e nomeou ela de Carta Magna, que está correto, mas deveria colocar Constituição Federal, pois nem todo mundo sabe o que significa esse termo, poderia colocar esse termo, mas antes tinha que falar o nome verdadeiro.
    No D1, vc colocou como um erro o investimento do governo em rodovias, isso não é o correto pois para ir em vir é necessário investimento em rodovias sim. perceba que a criação e investimento em Rodovias não causa a superlotação.

    Espero ter ajudado, abraços!

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