Mobilidade urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira

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Atendendo as necessidades do homem moderno, no ano de 1886 o primeiro automóvel da história, chamado de “veículo com motor a gás” era patenteado por Karl Benz. Sendo assim, essa nova forma de locomoção apresentou um marco na mobilidade facilitada. Visto que, a necessidade de ir e vir populacional e a extrema demanda advinda da urbanização das grandes cidades, se faz então os percalços das migrações internas.

Dessa maneira, associando o processo de urbanização acelerada a demanda de veículos por habitantes, que em algumas cidades, por exemplo, da grande São Paulo chega a ser de 7,4 veículos a cada 10 habitantes, de acordo com a companhia de engenharia de tráfego (CET), problemas urbanos se tornam comuns. De certo, a preferência pela utilização de automóveis é responsável pela grande parte da poluição nos centros urbanos.

Devido à alta concentração de melhores oportunidades nas metrópoles, contudo, os custos de vida em regiões como essas se tornam altos, a segregação urbana se faz presente em todo o país. Exemplificada de tal maneira, na qual cerca de 107 milhões de pessoas vivem em conglomerados urbanos — áreas formadas por um conjunto de municípios— de acordo com o IBGE. Dessa forma, migrações diárias entre cidades, feitas por estudantes e trabalhadores, utilizando transportes públicos e indivíduas, de modo a ir e vir de seus locais de moradia faz-se cada vez mais presente.

O descaso do poder público refletido na má qualidade dos transportes públicos, faz com que a população opte pela escolha de transportes individuais. Portanto, faz-se então necessário o investimento em fontes de transporte alternativo de modo a baratearem os custos e reduzirem a poluição causada pelo uso de transportes emissores de CO2 na atmosfera. Bem como, atrelado ao investimento de verbas do governo na infraestrutura dos transportes coletivos, assegurando o direito de ir e vir e elevando a qualidade de vida de cada cidadão.

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5 Correções

  1. Opa, tudo bem? Para seu texto ficar coerente, você tem que deixar bem claro os dois argumentos que vc vai utilizar, fora que é necessário que você problematize o tema ainda na introdução. Eu reescrevi a sua introdução ( talvez não tenha ficado boa) mas foi só pra tentar te dar um exemplo. Nesse caso, no D1 você pode falar sobre como o culto ao carro atrapalha a mobilidade urbana e no D2 falar sobre como o despreparo das cidades atrapalha a mobilidade urbana ( engarrafamentos, etc). Espero que te ajude! Tente não relaciona o D1 com o D2.
    Atendendo as necessidades do homem moderno, no ano de 1886, o primeiro automóvel da história – nomeado de “veículo com motor a gás”- era patenteado por Karl Benz. Nesse sentido, embora essa forma de locomoção ter facilitado a mobilidade dos indivíduos na época, o número excessivo de automóveis no século XXI associado a ausência de planejamentos das grandes cidades representa grave problema ao pleno exercício do direito de ir e vir do cidadãos.

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  2. Olá, Gabriele.
    –Introdução- Há de existir. A de artigo. Depois do “visto que, a necessidade..” você deveria ter usado “há”. E também a palavra “percalços” comprometeu o entendimento da frase. Em último lugar, na frase: “[…] a necessidade de ir e vir populacional e a extrema demanda advinda da urbanização”, demanda de que?
    Salvo isso, ela está ótima.
    –Desenvolvimento 1: Período enorme, não faça isso. Quais são os problemas? faltou ilustrar.
    “a preferência pela utilização de automóveis é responsável pela grande parte da poluição nos centros urbanos.” Porque?
    –Desenvolvimento 2: Não recomendo o IBGE como repertório, usa em último caso. A coesão nesse parágrafo ficou comprometida. “cerca de 107 milhões de pessoas vivem em conglomerados urbanos — áreas formadas por um conjunto de municípios— de acordo com o IBGE.” No que isso implica? Eles são distantes das metrópoles?
    –Conclusão: Procura começar sempre os parágrafos com um conectivo, assim como os períodos. Poderia ter sido melhor desenvolvida. A conclusão precisa de 5 coisas: Agente, ação, modo de ação, finalidade e detalhamento de algum desses. Além da finalização em si.
    C1- 120
    C2- 120
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 120
    TOTAL- 600 pts
    Parabéns pela redação, espero ter ajudado.
    Redação é treino. Sucesso.

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  3. Parabéns por trazer um tema bastante reflexivo, principalmente na sociedade moderna em que vivemos. mas, vamos lá. A sua introdução ficou boa, só faltou uma amarra melhor nas ideias e trazer uma comprovação histórica. Nos desenvolvimentos seus argumentos foram ótimos, você até trouxe dados para comprovar sua tese. Na conclusão faltou um impacto para chocar o leitor.
    obs: as vezes retomar a ideia da redação pode ajudar na conclusão, atrelado à uma resolução chocante mas nada radical. Enfim, treinar é a melhor forma de melhorar.

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  4. A introdução, na frase: “[…] a necessidade de ir e vir populacional e a extrema demanda advinda da urbanização”, demanda de que?
    Salvo isso, ela está ótima.
    D1 está muito grande, desenvolva mais os problemas
    D2 apesar de apresentar embasamento, não recomendo muito a utilização do IBGE
    Conclusão- A conclusão precisa de 5 coisas: Agente, ação, modo de ação, finalidade e detalhamento de algum desses. Além da finalização em si, além que procura sempre começar com conectivos

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  5. meus parabéns pela ideia da tua redação um tema de fato bastante interessante é de suma importância a discussão desses temas
    porem percebi que o teu segundo desenvolvimento esta interligado com o primeiro posso estar errado mas acho que isso nao pode ocorrer
    em geral só percebi isso mesmo sua argumentação foi boa parabéns e bons estudos

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