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Mobilidade Urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira

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primeiro queria pedir para que corrigissem de acordo com as competências do enem, e também que me dissessem onde errei para que possa melhorar ;)

A fim de impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil, o presidente JK investiu pesadamente no rodoviarismo para incentivar a chegada de indústrias automobilísticas no país. Porém, nos governos seguintes não houve uma manutenção do sistema e, com isso, o crescimento desordenado do setor causou impactos sentidos até hoje na sociedade: o aumento descomedido de carros e a desvalorização de pedestres e ciclistas.

A princípio, há incentivos massivos para que indivíduos adquiram seu próprio automóvel. Por um lado, há a mídia que vende a ideia do carro sendo sinônimo de status e poder. Por outro, há a falta de eficiência dos transportes públicos, como veículos lotados e passagens caras. Segundo dados do Denatran, a quantidade de veículos individuais cresceu 85% enquanto a de ônibus caiu 35%. Nesse contexto, é visível que a má qualidade dos transportes públicos contribui para o aumento de carros nas cidades.

Outro fator importante é a “carrocracia” vigente no país. É possível ver pelo planejamento das cidades a priorização dada aos automóveis; grandes estradas, calçadas pequenas e ciclovias mal estruturadas são alguns exemplos. De acordo com Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá que transformou a mobilidade da cidade, “uma Mercedes não é mais dona de uma rua que uma bicicleta”, máxima que não é adotada pelos governantes brasileiros. Sendo assim, o conforto disponibilizado para ciclistas e pedestres no país é ínfimo.

Dessa forma, é evidente que o Brasil sofre com problemas de mobilidade urbana. Para mudar a atual conjuntura, é necessário que o Ministério da Infraestrutura em parceria com os prefeitos de cada município incentive o uso de transportes públicos por meio da melhoria deles; com o aumento do número de ônibus em circulação e barateamento de passagens os cidadãos serão estimulados a optarem pelos transportes coletivos em vez de veículos particulares, fazendo valer a pena o custo benefício.

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1 Correção

  1. Olá tudo bem?
    Parabéns pela sua redação. Você escreve muito bem. Fiz algumas ponderações e espero que isso te ajude.
    Bons estudos!
    TEMA: Mobilidade Urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira
    (1)A fim de impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil, o presidente JK investiu pesadamente no rodoviarismo para incentivar a chegada de indústrias automobilísticas no país. Porém, nos governos seguintes não houve uma manutenção do sistema e, com isso, o crescimento desordenado do setor causou impactos sentidos até hoje na sociedade: o aumento descomedido de carros e a desvalorização de pedestres e ciclistas.
    (2)A princípio, há incentivos massivos para que indivíduos adquiram seu próprio automóvel. Por um lado, há a mídia que vende a ideia do carro sendo sinônimo de status e poder. Por outro, há a falta de eficiência dos transportes públicos, como veículos lotados e passagens caras. Segundo dados do Denatran, a quantidade de veículos individuais cresceu 85% enquanto a de ônibus caiu 35%. Nesse contexto, é visível que a má qualidade dos transportes públicos contribui para o aumento de carros nas cidades.
    Outro fator importante é a “carrocracia” vigente no país. É possível (3)ver pelo planejamento das cidades a priorização dada aos automóveis; grandes estradas, calçadas pequenas e ciclovias mal estruturadas são alguns exemplos. De acordo com Enrique Peñalosa, exprefeito de Bogotá que transformou a mobilidade da cidade, “uma Mercedes não é mais dona de uma rua que uma bicicleta”, máxima que não é adotada pelos governantes brasileiros. Sendo assim, o conforto disponibilizado para ciclistas e pedestres no país é ínfimo.
    (4)Dessa forma, é evidente que o Brasil sofre com problemas de mobilidade urbana. Para mudar a atual conjuntura, é necessário que o Ministério da Infraestrutura em parceria com os prefeitos de cada município incentive o uso de transportes públicos por meio da melhoria deles; com o aumento do número de ônibus em circulação e barateamento de passagens os cidadãos serão estimulados a optarem pelos transportes coletivos em vez de veículos particulares, fazendo valer a pena o custo benefício.
    COMENTÁRIOS:
    (1) Você começou bem o seu texto a partir do uso de repertório sociocultural pertinente à temática. No entanto, faltou você contextualizar melhor essa sua informação e também esclarecer o seu ponto de vista acerca do tema (tese)
    (2) Tópico frasal excelente! Você fez uma síntese do que vai defender nesse parágrafo! Essa parágrafo está com muitos dados e pouco dissertativo, isso fará com que você perca um pouco o foco do tema e acabe, mesmo não percebendo, tornando essa parte do texto expositivo. Evite isso! Expresse a sua opinião utilizando-se de termos fortes e dissertativos. Lembre-se: o exame exige a tipologia textual DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
    (3) Termo coloquial, evite isso. Nesse parágrafo também percebi a falta de contextualização do repertorio sociocultural com o tema abordado. É necessário detalhar o motivo pelo qual seus argumentos são pertinentes e que sua tese é consistente e consolidada.
    (4) Proposta de Intervenção:
    1) Agente:‘’Ministério da Infraestrutura em parceria com os prefeitos de cada município’
    2) Ação:’’incentive o uso de transportes públicos por meio da melhoria deles’’
    3) Modo: AUSENTE
    4) Finalidade:’’os cidadãos serão estimulados a optarem pelos transportes coletivos em vez de veículos particulares, fazendo valer a pena o custo benefício.’’
    5) Detalhamento:‘’com o aumento do número de ônibus em circulação e barateamento de passagens’’
    Em sua proposta de intervenção faltou responder a pergunta “modo”, isto é, como deve ser feita essa ação. Assim, você recebe 160 pontos proporcional às respostas que você deu para as 4 outras perguntas.
    Notas:
    Competência 1- 140
    Competência 2- 140
    Competência 3- 120
    Competência 4- 160
    Competência 5- 160
    NOTA FINAL: 720

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