Estudante

MOBILIDADE URBANA NO SÉCULO XXI

  • 2

A Constituição Federal atual, promulgada em outubro de 1988, estabelece direitos básicos aos cidadãos, como o direito de ir e vir. Entretanto, embora seja constitucional, a capacidade de deslocamento das pessoas, cargas e serviços no perímetro urbano encontra-se prejudicada. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que essa temática é um desafio para o Brasil hodierno, o qual é intensificado pela desvalorização dos transportes alternativos e ausência de incentivo à modificação de hábitos do corpo social em relação ao deslocamento.

A priori, um dos fatores que dificultam a locomobilidade nas cidades é o sucateamento e não investimento em transportes alternativos, por exemplo, o transporte coletivo e as bicicletas. Por esse prisma, surge a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), proposta criada para reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos por intermédio de ações como a melhoria dos transportes coletivos e a adição de ciclovias. Todavia, os municípios não se adequaram à norma, condescendendo com a continuidade da problemática e contribuindo para a má qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo, no aspecto biopsicossocial.

Ademais, à insuficiência de campanhas que fomentem hábitos conscientes em relação à locomobilidade urbana é um entrave que impede a transformação desse cenário caótico. Nesse viés, o pensador Maxwell Salgado, afirma que, enquanto as alternativas de deslocamento urbano beneficiarem os carros, o trânsito não irá melhorar, evidenciando a necessidade de modificação dos costumes. Conquanto, a carência de incentivo para a população optar por caronas, utilizar bicicletas e transporte públicos no dia a dia, bem como as empresas serem mais flexíveis quanto ao horário de entrada e saída, impedem a superação desse obstáculo na coletividade.

Infere-se, portanto, que a mobilidade urbana no século XXI apresenta várias falhas e empecilhos. Nesse sentido, para que o direito constitucional do artigo quinto seja realidade, urge que o Governo Federal e os estados, fiscalizem a execução das medidas exigidas pela PNMU nos municípios do país. Paralelamente, as prefeituras devem criar campanhas de incentivo ao uso de alternativas para melhorar o deslocamento, por meio de cartazes colocados em locais estratégicos das cidades, com a publicidade nas rádios e redes sociais. Adicionalmente, e para conseguir o engajamento, deve propor que as pessoas tirem fotos da mudança de hábito e postem. Objetivando possibilitar uma melhor mobilidade urbana e qualidade de vida.

ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA ;) VALEUUUU!!!

Compartilhar

2 Correções

  1. Você escreveu bem, só uma dica quanto às vírgulas irregulares e o conectivo “a priori” poderia ser evitado por ser arcaico, seu posicionamento ficou marcado na introdução, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Também aceito algumas dicas, gostaria que você avaliasse minha redação sobre minha última redação.

    • 1
  2. C1 – 160 (erros de vírgula)
    “o pensador Maxwell Salgado, (vírgula incorreta) afirma que..”
    ” urge que o Governo Federal e os estados, (vírgula incorreta) fiscalizem…”
    “Adicionalmente, e..” (esse ‘e’ fica redundante, adicionalmente já dá ideia de adição)
    ” e postem. Objetivando..” Não corte o período; devia ser ‘e postem, objetivando…’
    C2 – 160
    Ótimo repertório e organização dos argumentos, mas achei que no segundo parágrafo faltou algo que confirme sua tese, como dados (preferencialmente do texto motivador) mostrando que os municípios não se adequaram à norma.
    C3 – 180
    Argumentos bem desenvolvidos, mas teve o problema que falei acima.
    C4 – 200
    Ótima utilização dos operadores argumentativos.
    C5 – 200
    Ótima proposta, sanando todos os problemas trazidos na tese.
    Você redige muito bem, só acho que deveria treinar mais no uso de vírgulas e em trazer mais embasamento pro seu texto, pra não correr riscos do leitor duvidar de sua veracidade.
    Mantém o foco que a aprovação vem!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.