A Constituição Federativa do Brasil de 1988, regulamento de maior hierarquia, assegura aos cidadãos brasileiros todos os direitos básicos universais. A mobilidade urbana, no que lhe concerne, não está exclusa nessa obra cívil. Porém, no contexto atual da nação, a prerrogativa de ir e vir está cada vez mais precarizada, fruto da negligência estatal e do funcionamento da sociedade brasileira.
Primeiramente, constata-se que o Estado, por ter maior poder de influência na vida de um povo, é um agente ativo na mobilidade urbana do Brasil. Segundo o filósofo John Rawls, o poder público deve interferir na sociedade, proporcionando um tratamento equitativo ao acesso de direitos aos formantes de diferentes camadas sociais. Dessa forma, o Governo não pode se ausentar da intervenção no sistema de transportes, pois as pessoas de classes sociais mais baixas dependem de sua intervenção, para transitar nas zonas urbanas do território. Sob essa ótica, o mau funcionamento da máquina pública negligencia o direito de ir e vir aos mais pobres, visto que eles necessitam do meio público de locomoção, devido a precificação inacessível dos automóveis particulares.
Ademais, percebe-se a necessidade constante nas cidades brasileiras de se deslocar, objetivado pelas atividades requisitadas diariamente. De acordo com o pensador Byung Chul-Han, a sociedade contemporânea está dominada pela agilidade e pelo alto desempenho nas tarefas do cotidiano. Dessa forma, torna-se indispensável o uso de um meio de locomoção para os brasileiros, uma vez que eles estão inseridos nessa dinâmica social. Sob esse viés, a falta de acesso a uma boa mobilidade urbana prejudica as pessoas que precisam transitar diariamente, como os trabalhadores.
Portanto, é mister que algo, com extrema urgência, seja feito. Então, o Estado deve investir fortemente nos modais de transporte – rodoviário, hidroviário, ferroviário e entre outros –, por meio de uma melhor reestruturação no uso do orçamento público, a fim de agilizar o trânsito nas zonas urbanas, melhorando a mobilidade urbana nas metrópoles do país. Somente assim, conforme a teoria de Rawls, o Estado cumprirá seu papel administrativo.
Bruna727
Eu ainda estou estudando então talvez não seja uma correção muito boa, mas tentarei o meu melhor.
No geral achei o texto ótimo, tem um bom desenvolvimento, está muito bem organizado, você argumenta muito bem e desenvolve a sua ideia e opinião no decorrer do texto e também tem um repertório sociocultural muito rico, apenas tomaria cuidado com desvios ortográficos, principalmente de acentuação, que estão bem presentes.
Outro ponto seria dedicar mais espaço para a proposta de intervenção, foi muito bem desenvolvida, mas poderia ter especificado melhor como realizá-la, tente responder essas perguntas quando fizer:
O quê? No caso você disse a reestruturação do orçamento público, nesse ponto você foi bem
Quem? Você citou o Estado, mas não teria algum outro órgão mais próximo a problemática? Como prefeituras mesmo ou então alguma secretaria ou ministério ligado à transportes.
Como? Como eles vão resolver esse problema? Destinando maior verba aos transportes e traçando rotas mais organizadas e condissestes com a dinâmica urbana?
Para quê? Quais seriam os resultados disso? Nesse ponto você foi bem
isaalima
Introdução:
– apresentação de repertório sociocultural pertinente ao tema ✔️ (C2)
– apresentação e contextualização do tema ✔️
– apresentação de tese explícita dividida em 2 argumentos principais ✔️
Desenvolvimentos:
– apresentação de repertórios ✔️
– boa argumentação e defesa do ponto de vista ✔️
Conclusão:
– apresentação dos 5 elementos ✔️
– proposta de intervenção completa ✔️
* Considerações:
– bom domínio da norma padrão da escrita (C1) ✔️
– poucos desvios gramaticais (C1) ✔️
– apresentação de repertório sociocultural, uso de outras áreas do conhecimento em defesa do ponto de vista (C2) ✔️
– boa argumentação e bom projeto de texto (C3) ✔️
– conectivos/ recursos coesivos (C4) ✔️
– proposta de intervenção completa, porém poderia ser melhor colocada (C5)
Média: 800-900 pts.
Parabéns! 👏🏼
Otavio_Matos
Competência 1:
160 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é bom, com poucos desvios;
Competência 2:
160 pontos — a argumentação é consistente, e a estrutura, bem-atendida;
Competência 3:
180 pontos — os argumentos são apresentados de forma organizada e em favor de um ponto de vista;
Competência 4:
160 pontos — a articulação é boa e realizada com um repertório diversificado de recursos coesivos;
Competência 5:
140 pontos — a proposta é muito bem elaborada e articulada à discussão presente no texto.
total: 800
brendslo
920
COMPETÊNCIA 1- 140 Erros de gramática, erros de acentuação, erros de vírgula.
COMPETÊNCIA 2- 200 Compreendeu o tema e desenvolveu bem.
COMPETÊNCIA 3- 200 Defendeu bem o ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4-200 Demonstrou conhecimento dos mecanismos necessários.
COMPETÊNCIA 5- 180 Faltou o detalhamento.
Texto bem estruturado, com coesão, coerência e defesas da ideia prometida na tese.
NicMena
Eu particularmente amo esse repertório da Constituição Federal, litealmente coringa demais!
não sou capaz de corrigir uma redação, mas pra mim esta nota 1000
espero ter ajudado
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!!!!!!!
Alecrinrr
Introdução: contém uma contextualização bem produzida, argumentos.
Desenvolvimento 1: Bom desenvolvimento com argumento bem destrinchado.
Desenvolvimento 2: Boa citação e argumentacao média.
Conclusão:contém os 5 elementos: agente, meio, modo, detalhamento e finalidade.
Você está muito bem! Precisa dar uma melhorada na argumentação, mas sua red estaria com 850-900+