Na obra “Utopia”, do inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na atualidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a mobilidade urbana no Brasil apresenta barreira, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um problema em virtude da má qualidade do transporte público e o aumento dos números de veículos individuais.
Convém ressaltar, a principio, que a péssima locomoção pública acentua o impasse. Nessa perspectiva, a Constituição de 1988 institui direitos iguais e bem-estar social a todos. Entretanto, a lei torna-se incoerente, visto que ações do Estado para combater a insuficiência no mal transporte coletivo é escasso, que promove a ineficiência da lei. Diante disso, esse cenário é causado pelo aumento da população e as expansões das cidades, que ocasiona a superlotação e a demora dos deslocamentos modais como metrô e ônibus. Desse modo, uma mazela na hodierna.
Outrossim, outra dificuldade é a alta preferência dos veículos individuais. Nessa conjuntura, no projeto de Governo de Juscelino Kubitschek ” 50 anos em 5″ foi priorizado o uso do rodoviarismo nas áreas urbanas. Nesse viés, esse panorama gerou a utilização das rodovias como o meio de deslocamento mais usado na sociedade atual. Contudo, provocou a priorização das locomoções individuais e desafios na mobilidade do país – como engarrafamentos e maior poluição ao meio ambiente. Dessa forma, é primordial reverter esse obstáculo.
Portanto, medidas são necessárias para alterar o impasse. Logo, o Poder-Executivo -órgão responsável por executar as leis do país- deve proporcionar propagandas para o incentivo do uso de transportes sustentáveis – como bicicletas- e um melhor planejamento urbano para as mobilidades públicas, por meio de parcerias público -privada, como redes sociais e televisão, a fim de desenvolver uma sociedade mais igualitária. Assim, a coletividade alcançará os planos de More.
Marcos011
Introdução : ótimo repertório e argumentos bem expostos.
D1: no trecho “que promove a ineficiência da” seria bom substituir ” que promove” por ” promovendo”.
D2: não encontrei nenhum erro, ótimo desenvolvimento.
Conclusão: possui os 5 elementos exigidos pelo Enem e resolve os 2 argumentos desenvolvidos no texto.
Enfim, é uma boa redação sobre mobilidade urbana, parabéns :)
Yasmin_Mendes
Usou conectivos nobres, proporcionou bons argumentos e desenvolveu bem sua tese. Na parte “apresenta barreira, as quais dificultam a ” não é necessário o uso da vírgula, ” Assim, a coletividade alcançará os planos de More.” não colocaria essa frase, acredito que só isso. No geral o texto está excelente.