MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

  • 1

Em Hong Kong, a mobilidade urbana não é mais um problema, já no Brasil convivemos diariamente com as consequências. A má qualidade do transporte público no Brasil, faz com que as pessoas recorram à transportes particulares, contribuindo para a escassez do trânsito. Outra tribulação muito importante, foi a falta de planejamento urbano e arquitetônico, que tem um grande marco nos dias de hoje.

Os transportes públicos oferecidos pelo nosso país, possuem uma qualidade precária, com superlotação, passagens caras e grande espera nos pontos de ônibus. Todos estes fatores são contribuintes para que haja maior procura de automóveis particulares, aumentando consideravelmente o número de carros nas ruas, e consequentemente um trânsito deplorável.

Além disso, convém lembrar das muitas imigrações com a chegada da industrialização em 1930. É inevitável de se observar na nossa sociedade, a quantidade excessiva de carros existentes, principalmente nas cidades metropolitanas, onde há uma grande quantidade de imigrantes, vindos de cidades pouco valorizadas, a fim de obter novas oportunidades de trabalho e de estudo.

Torna-se evidente, portanto, que a mobilidade urbana é um problema que deve ser analisado com mais atenção. Para isso, devemos cobrar medidas do Governo Federal e do Estado, para criar e ampliar números de linhas de ônibus, metros e trens; proporcionar manutenção periódica dos transportes; disponibilizar preços mais acessíveis; e aumentar as ciclovias, para que desta forma seja incentivado o uso de bicicletas, diminuindo o número absurdo de carros e melhorando assim, a mobilidade urbana do Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii, tudo bem? Vou corrigir por parágros e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, qualquer erro, vc me corrige, ta? =)
    INTRO
    -“Em Hong Kong, a mobilidade urbana não é mais um problema” como você sabe disso? precisa argumentar
    -uso de 1° pessoa do plural “convivemos” seu texto deve estar na 3° pessoa
    -uso inadequado de crase: “à transportes particulares” visto que trasporte é uma palavra masculina
    -se mais pessoas recorrem aos transportes particulares, como isso causaria a escassez do trânsito ? Houve uma contradição
    -ausência de conectivos
    -deixe suas problemáticas evidenciadas com clareza

    D1
    -sempre comece seu parágrafo com um conectivo
    -uso de 1° pessoa do plural “nosso país”
    -ausência de vírgulas: “aumentando, consideravelmente, o número…”
    -falta de repertório. Você deu muitos exemplos, o que é bom, mas faltou veracidade neles.. Nesse parágrafo, você poderia associar a ideia do automento de numeros de carros transitando com a saúde do meio ambiente e trazer algum dado de pesquisas, reportagens… para reforçar seu pensamento
    -escassez de conectivos

    D2
    -uso de 1° pessoa do plutal: “na nossa sociedade”
    -trabalhe mais a sua argumentação e a estrututura do seu parágrafo
    -vc trouxe uma citação histórica, mas não explicou bem
    -se atente a defesa do SEU ponto de vista

    CONCLUSÃO
    -uso de 1° pessoa do plural: “devemos cobrar…”
    -ação: criar e ampliar números de linhas de ônibus, metros e trens: proporcionar manutenção periódica dos transportes; disponibilizar preços mais acessíveis; e aumentar as ciclovias
    -meio/modo: ?
    -agente: Governo Federal e do Estado
    -finalidade: para que desta forma seja incentivado o uso de bicicletas, diminuindo o número absurdo de carros e melhorando assim, a mobilidade urbana do Brasil.
    -detalhamento: ?

    |FEEDBACK|
    Muito bem desenvolvido seu texto! Aposte no uso de conectivos, enrique sua redação e os corretores do enem gostam muito. Outrossim, traga sempre um repertorio sociocultural em cada desenvolvimento, para mostrar ao corretor que vc tem bagagem de conhecimento acerca do assunto proposto. Leia redações nota 1000 e se espelhe, vc possui um grande potencial. Parabéns. :)

    |NOTA|
    C1: 100
    C2: 80
    C3: 150
    C4: 80
    C5: 160
    NOTA: 570

    Qualquer dúvida, só chamar. :)

    • 3
  2. Boa introdução.
    As ideias centrais remetem ao desenvolvimento e contribuem para a proposta de intervenção.
    não ficou clara a relação de imigrantes e números de carros, e faltou discutir a falta de planejamento urbano no segunda desenvolvimento, prometido da introdução.

    dicas:
    Utilizar de multidisciplinaridade:
    Sociologia: O desenvolvimento urbano é o ato de planejar o crescimento das cidades de forma a garantir o acesso seguro, justo e digno da população aos serviços urbanos, como mobilidade, infraestrutura, saúde, educação, qualidade ambiental, entre outros.
    Geografia: pode-se falar de urbanização desordenada que causa crescimento desordenado; E mobilidade urbana, sobre características, problemas e soluções.

    boa sorte com seus estudos, lhe desejo sucesso em seu concurso.

    • 1
  3. Em Hong Kong, a mobilidade urbana não é mais um problema, já no Brasil (ESSA PARTE ATRAPALHOU O BOM FLUIDO DO TEXTO) convivemos diariamente com as consequências. ( falta de conectivo) má qualidade do transporte público no Brasil, faz com que as pessoas recorram à transportes particulares, contribuindo para a escassez( escassez?) Escassez significa falta, ausência etc, a falta de trânsito não seria bom?, acho que você queria dizer ” o aumento do do trânsito”. (Falta de conectivo) Outra tribulação muito importante, foi a falta de planejamento urbano e arquitetônico, que tem um grande marco nos dias de hoje.
    Melhor assim:
    Em Hong Kong- Japão, a mobilidade urbana não é mais um problema, por conta da eficiência do Estado. Entretanto, no Brasil, a população sofre diariamente com as consequências da má qualidade do transporte público, que faz com que as pessoas recorram à transportes particulares, contribuindo para a existência e aumento do trânsito. Com base nisso, vale salientar que a falta de planejamento urbano e arquitetônico, são grandes contribuintes para que haja essa problemática.
    O seu desenvolvimento 1 ficou bom, porém falta dados, ou algo que te dê credibilidade.
    O seu desenvolvimento 2 ficou um pouco ruim, você não conseguiu explicar bem a sua ideia, ficou dizendo mais ou menos a mesma coisa que disse no desenvolvimento 1.
    Torna-se evidente, portanto, que a mobilidade urbana é um problema que deve ser analisado com mais atenção. Para isso, devemos( evite 1 pessoa)cobrar medidas do Governo Federal e do Estado, para criar e ampliar números de linhas de ônibus, metros e trens; proporcionar manutenção periódica dos transportes; disponibilizar preços mais acessíveis; e aumentar as ciclovias, Como? para que desta forma seja incentivado o uso de bicicletas, diminuindo o número absurdo de carros e melhorando assim, a mobilidade urbana do Brasil.
    Na sua conclusão tem :
    Agente
    Ação
    Finalidade
    Detalhamento
    Falta o Como.

    Pontuação:
    A introdução tem uso da 1 pessoa, que é errado.
    Tem pontuação errada.
    Uso inadequado de palavras
    Falta de conectivo
    120 para a introdução
    Desenvolvimento 1:
    Falta dado
    Falta conectivo
    Como os dados são de grande valia para uma redação estilo Enem, sua nota é:
    120
    O desenvolvimento 2 está bem fraco.
    Falta de dado, ou algo que dê credibilidade para seu texto, como: artigos, documentários, reportagens, estatísticas, filmes, livros, séries etc.
    Falta de argumentação e de novas ideias
    80
    Conclusão:
    Como na conclusão só falta um dos critérios, você tem nota 160.
    Total:480

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.