Estudante

MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

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Conduções superlotadas, com condições precárias e tarifas que não fazem jus ao serviço prestado. Essa é a realidade de quem utiliza o transporte público em todo o país. Problemática essa que dificulta a mobilidade da população de baixa renda, e mais quer isso, desiguala o direito do livre acesso. Por isso, medidas que visem pôr um fim no problema precisam ser implementadas.

Em primeiro lugar, a questão do transporte público no Brasil é um impasse a partir da logística pensada para o sistema, como as já citadas; ônibus e metrôs lotados, parando, e valores de utilização absurdos. São fatores que dificultam o acesso das pessoas no espaço urbano. Por consequência, isso faz com que a mobilidade urbana se desenvolva de forma desigual, a medida em que as pessoas que tem condições buscam os transportes mais rápidos e mais sofisticados, e outras utilizem o transporte público sem as mesmas condições.

Além disso, tratando se da questão da busca por alternativa, que geralmente é o transporte particular, esse é um dos fatores que impedem que esse problema seja resolvido. Por exemplo, de acordo com a Fundação Getúlio Vagas – FGV, a frota de automóveis particulares cresceu 400% em 2016. Ou seja, quando as pessoas utilizam um automóvel para se locomover até ao seu trabalho, ou para outras atividades, é desproporcional, ao pensar que aquele carro está ocupando mais espaço e levando menos pessoas.

Portanto, compete ao Ministério da Infraestrutura, elaborar um projeto para que as cidades desenvolvam e amplie os seus sistemas de transporte, por exemplo, aumentando as linhas dos metrôs, criando mais alternativas para o transporte como como a inclusão do VLT – Veiculo leve sobre os trilhos e, acima de tudo, incentivando para que mais pessoas utilizem esse transporte. Essa ação deve ser feita por meio de projeto de lei, uma vez que isso fará com que as pessoas trafeguem melhor pelo espaço urbano, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para população.

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2 Correções

  1. Olá!
    Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo de palavras escritas erradas, erro de concordância verbal, utilização errônea no uso da próclise, etc. Por isso, 160.
    Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, apesar que sua argumentação apresenta falhas, principalmente no que se refere à ligação do seu repertório ao desenvolvimento das suas ideias, já que não está amplamente explícito suas marcas de autoria, além de que apenas o D2 apresenta repertório. Por isso, 120.
    Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): sua argumentação apresenta falhas, por consequência, seu ponto de vista também, assim como na ausência de marcas de autoria. Por isso, 120.
    Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, já que seus mecanismos linguísticos estão variados e com sentindo. Por isso, 200.
    Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, compete ao Ministério da Infraestrutura (AGENTE) elaborar (AÇÃO) um projeto para que as cidades desenvolvam e amplie os seus sistemas de transporte, por exemplo (DETALHAMENTO), aumentando as linhas dos metrôs, criando mais alternativas para o transporte como como a inclusão do VLT – Veiculo leve sobre os trilhos e, acima de tudo, incentivando para que mais pessoas utilizem esse transporte. Essa ação deve ser feita por meio (MODO/MEIO) de projeto de lei, uma vez que isso fará com que as pessoas trafeguem melhor pelo espaço urbano, com o objetivo (FINALIDADE) de trazer mais qualidade de vida para população.”. Por isso, 200.

    Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
    ps.: sou apenas estudante.

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  2. Olá, bom dia!!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 200 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
    Total: 960.

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