Texto modelo ENEM, se possível corrija por competências.
O número crescente de pessoas e a pequena oferta de alternativas de mobilidade para atender o excesso de passageiros que dependem de transportes públicos tornou a mobilidade urbana um desafio constante nas cidades. Nesse contexto, torna-se evidente como consequências a limitação do fluxo, bem como a poluição do ambiente.
Em primeiro plano, é válido reconhecer como esse panorama supracitado é capaz de sobrecarregar o espaço. Segundo o site O Globo, paulistanos gastam quase 3 horas diariamente para se deslocarem. Tal fato deve-se essencialmente aos desgastantes congestionamentos gigantescos, à falta de infraestrutura e as obras quase que intermináveis que tendem a limitar o fluxo, ocasionar acidentes, graves mutilações ou mortes.
Em segundo plano, cabe avaliar os danos causados ao meio ambiente. O aumento de gases na atmosfera devido os resíduos de combustíveis fósseis causados pela grande concentração de veículos gera uma exorbitante poluição ambiental, problemas respiratórios e cardíacos. Além disso, a poluição sonora causada pelo barulho de carros e motos aliada a constante atitude de reserva para lidar com a vida nervosa desencadeia doenças psicológicas irreparáveis à vida.
É necessário, portanto, que medidas sejam efetivadas para resolver esse impasse. Cabe ao Governo Federal em parceria com o Ministério da Infraestrutura criar ciclovia e meios de transporte coletivos, e incentivar, por meio de campanhas, o uso desses transportes alternativos com a finalidade de diminuir a concentração de veículos e a poluição do meio ambiente, diminuindo assim as doenças respiratórias, cardíacas e psicológicas.
SheilaAlvesGonçalves
Olá Helbert, tudo bem? Espero que sim!
Obrigada por corrigir minha redação.
Na verdade, como eu falei na introdução, eu quis dizer que a limitação do fluxo e a poluição ambiental são algumas consequências e não as causas como você falou em seu comentário.
Concordo com seu comentário a respeito do meu desenvolvimento 1.
Obrigada por corrigir de acordo com as competências.
Obrigada por ter sido crítico, sei que só melhorarei assim.
Helbert
Oi Sheila, vou corrigir de acordo com minhas impressões sobre o seu texto.
Bem, para falar a verdade eu não achei que o texto foi muito desenvolvido e as suas teses não me pareceram muito boas.
Você disse: o problema da mobilidade urbana é causada pela 1 falta de fluxo (no trânsito, provavelmente o engarrafamento) e 2 poluição ambiental (será que é a poluição ambiental que causa o problema da mobilidade urbana? Você precisa me convencer disso durante o texto).
Poderia ser mais clara e específica. Você disse “esse panorama supracitado é capaz de sobrecarregar o espaço”, mas eu nem consegui identificar qual é o panorama que você quer trazer (ficou confuso). Você disse que a falta de mobilidade sobrecarrega o espaço, mas poderia ter dito algo como ‘o excesso de veículos no trânsito causa o engarrafamento e prejudica o deslocamento humano’. (é o engarrafamento que causa imobilidade e não o contrário).
No terceiro parágrafo: a questão da poluição ambiental é uma consequência do uso excessivo de automóveis e não um causador de imobilidade urbana. Me pareceu que você saiu um pouco do tema, pois ficou desconexa e ainda por cima começou a falar sobre poluição sonora e doenças psicológicas.
Você focou em seu texto bastante nas consequências da problemática da mobilidade ao invés de identificar os reais causadores do tema. O que demonstra falta de planejamento e enfraquece qualquer argumentação.
Competência 1: 160 (não acho que ficou um texto formal)
Competência 2: 120 (precisa elaborar as suas teses e defendê-las por argumentos)
Competência 3: 80 (precisa de mais repertório produtivo com a argumentação)
Competência 4: 120
Competência 5: 160 [você falou 1 Quem? (ministério da informação), 2 O quê? (ciclovia e conscientização) e 3 Para quê? (mobilidade e saúde) 4 detalhamento (foi um pouco no 1 e 2).
Nota 640.
Continue praticando e se aprimorando com mais treino tenho certeza que você consegue ir muito bem. Desculpa se eu fui muito crítico, é para te ajudar. Fica firme na jornada dos estudos e vamos rumo aos 900+!