MOBILIDADE URBANA

  • 1

No século XIX sucedendo a revolução industrial, ocorre o principio da mobilidade urbana à medida que a população transita da zona rural para a zona urbana. Observando o cenário atual , nota-se o crescimento dos meios de transporte , visível no dia a dia.

Atualmente, constata-se que o numero de carros cresce maneira desordenada, de modo que onde antes havia um ônibus transportando 48 pessoas , passou a haver 40 carros com o mesmo numero de pessoas.Ao contrário do que se pensa, a grande quantidade de carros e motos não representa progresso e sim a degradação do meio ambiente, promovendo a poluição , causada pelos numerosos veículos.

Percebe-se que o transporte publico tem sido abandonado por parte da população decorrente a ausência de qualidade,tendo como exemplo a demora ,pontos e ônibus em péssimas condições , sem iluminação e segurança.Assim , como disse o dramaturgo e  romancista ,George Bernard Shaw “O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada” é de fundamenta importância que a sociedade entreveja as consequências da mobilidade urbana e compreenda a necessidade da mudança.

Ao analisar os fatos , concluísse que a mudança provém de todos , primeiramente que os transportes públicos tenha a acessibilidade e condição necessária para a população em geral. Que o governo invista na segurança nos pontos de ônibus , contratando seguranças nessas áreas nos períodos de circulação dos transportes.Não obstante, é preciso que a    população evite o uso de veículos privados para transportes de poucos indivíduos, utilizando transportes públicos ou bicicletas de modo que evite a poluição. Com a intenção de promove uma mobilidade sustentável que o governo de mais acessibilidade para os ciclistas, criando meios de locomoção seguros.

Compartilhar

3 Correções

  1. 1. Língua culta: 100
    Olá, você demonstra bom uso da linguagem culta do Português brasileiro.No entanto, fique atento à erros de acentuação, letras finais em palavras e uso correto de virgulas e conectivos.
    2. Abordagem do gênero dissertativo-argumentativo/A bordagem do tema: 160
    De fato, você reconhece o gênero dissertativo-argumentativo. Contudo, se atenta à ligação de seu texto, seus argumentos ficaram sem sintonia com sua introdução.
    3. Defesa / coerência: 40
    Descritivo ENEM 2019: Você apresentou informações, fatos e opiniões infundados, sem comprovação alguma e com muito uso do senso comum. Logo, perde-se muita nota em coerência, portanto, tenha cuidado com as informações que você traz para seu texto, se certifique que elas são reais e atuais.
    4. Coesão e articulação:40
    escritivo ENEM 2019: Você não articulou as partes do texto de maneira coesa, portanto fica-se difícil a interpretação de sua tese, que por sua vez é inexistente na introdução.
    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: Você cita muitas propostas de intervenção, no entanto, não detalha nenhuma e sua conclusão se torna-se incoesa, incoerente e sem ligação com o resto do texto.

    • 0
  2. Não sou nenhum professor, mas, vou falar a minha opnião.
    Introdução-> Ficou muito rasa, faltou os seus argurmentos para desenvolver no D1 e D2.

    D1-> Faltou um complemento no início do paragráfo como ” Em primeira análise”. Vc só jogou os argumentos, mas, não específicou nenhum, foi muito raso, não houve dados comprovando o seu argumento.

    D2-> Faltou um complemento no início do paragráfo como ” Em segunda análise”. Faltou uma melhor organização desse D2, se vc organizar bem e melhorar a escrita ficaria perfeito.

    Conclusão-> Use um nexo como ” Portanto” para dar ênfase que vc está terminando a redação. Eu entendi o que vc queria fazer nessa conclusão, mas, faltou responde algumas perguntas como: Quem vai fazer? como ? para que? por onde começa? o que essa mudança vai beneficiar a população?. Tudo isso sendo “pé no chão”.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.