MOBILIDADE URBANA

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O governo de Juscelino Kubitscheck, na década de 60, foi marcado por um forte incentivo ao uso do transporte rodoviário, por meio da construção de numerosas estradas por todo o país. Contudo, no Brasil hodierno, a escolha desse modal como principal forma de locomoção não é eficaz no atendimento às necessidades da população, que enfrenta inúmeros desafios para sua circulação. Essa situação caótica ocorre tanto pela péssima qualidade do transporte público, que não oferece conforto aos passageiros, quanto pela falta de acessibilidade às minorias, como ciclovias; o que atravanca o equilíbrio urbano.

Segundo a Escola de Chicago, a grande cidade representa um ecossistema e portanto permanece em equilíbrio. Porém, tal situação não é percebida nas grandes cidades, já que ciclistas e cadeirantes enfrentam grandes dificuldades de locomoção diante da falta de rampas e ciclovias, essenciais à segurança desses grupos minoritários .Logo,o descaso estatal demonstrado na falta de acessibilidade prejudica a mobilidade e causa um verdadeiro massacre anualmente, diante dos milhares de acidentes ocorridos.

Ademais , o quadro “Desespero”, de Gustave Coubert retrata um jovem com o semblante extremamente aflito, como se pedisse socorro.De forma análoga, esse é o sentimento da maioria da população que ,mesmo pagando um dos impostos mais altos do mundo, não tem direito a um transporte público de qualidade e enfrenta , além longas esperas em pontos de ônibus perigosos, lotação e falta de condicionadores de ar. Assim, as pessoas são obrigadas a procurar fontes alternativas, como carros próprios ou aplicativos, o que aumenta significativamente o numero de automóveis nas ruas e prejudica o meio ambiente, pela queima de combustíveis e a saúde dos indivíduos, submetidos ao estresse.

Destarte, é necessário que o Estado invista em acessibilidade, através do envio de verbas às prefeituras, que devem instalar ciclovias e rampas para cadeirantes em vários pontos da cidade, a fim de possibilitar e facilitar a locomoção dessas pessoas,. Cabe ainda a essa instituição de poder fiscalizar a qualidade dos ônibus oferecidos à população, a fim de concretizar o plano de Kubitscheck.

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2 Correções

  1. Boa tarde!
    Sua introdução está muito boa, seu desenvolvimento também ficou muito bom.
    Só toma cuidado com os erros gramaticais, e a forma como coloca os seus pontos finais durante o seu desenvolvimento.
    Tirando isso, adorei o seu texto, você mencionou citações muito importantes, parabéns viu, continue assim!
    Boa sorte!

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  2. você escreve muito bem e tem domínio da norma culta e articuladores bem colocados. seu texto esta coerente com o tema e os assuntos bem desenvolvidos. só acho que a sua proposta de intervenção ficou um pouco incompleta e o primeiro paragrafo do desenvolvimento ficou um pouco vago , fora isso sua redação esta muito boa. continue assim!

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