Nos anos de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek, houve um grande investimento na indústria automobilística no Brasil. Diante disso, a política rodoviarista criada por JK contribuiu bastante para o crescimento rodoviário, e como consequência, outros modais foram deixados de lado. Logo, é notável que no Brasil há um grande problema de mobilidade urbana, que se dá devido a falta de representatividade política e ausência de conexão entre meios de transporte.
Em primeira análise, é perceptível que os governantes fazem-se indiferentes aos problemas de mobilização nos Estados brasileiros. Segundo a Constituição federal de 1988, art 6º, é direito de todos o acesso à saúde, à educação, ao lazer e ao transporte. Diante desse aspecto, muitas cidades sofrem com má qualidade no transporte público. Em vários lugares, as pessoas enfrentam longas horas na espera de um ônibus, e quem opta pela locomoção de modo particular, bate de frente com altos valores da gasolina devido aos elevados impostos estaduais. Contudo, os políticos apresentam poucas soluções para essa problemática.
Ademais, a falta de conexão entre os modais é algo presente na realidade brasileira. Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo site de notícias G1, Berlim seria a segunda capital do mundo com a melhor mobilidade urbana, pois, há uma grande quantidade de modais disponíveis a qualquer hora do dia. Paralelamente, no Brasil, se vê pouquíssimo investimento em ciclovias, ferrovias e hidrovias. Com isso, o uso do transporte rodoviário próprio se intensifica, e as poucas cidades que têm outros meios a disposição, carecem de uma boa estrutura e falta de conexão entre eles. Nesse aspecto, é notável a realidade de JK presente nos dias atuais.
Nota-se, portanto, que medidas são necessárias para solucionar os problemas acima. É necessário, que o Governo, esteja mais alerta sobre os problemas de cada cidade, e crie um programa para melhorar a mobilidade urbana, por meio de um maior investimento em modais como ciclovias e ferrovias, que devem ter um boa conexão entre si, com a finalidade de diminuir o uso automobilístico e o tempo que as pessoas levam para se locomover. Somente assim, poderemos abdicar um pouco do passado desenvolvido por JK e desfrutar dos nossos direitos estabelecidos pela Constituição.
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
Nos anos de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek, houve um grande investimento na indústria automobilística no Brasil. Diante disso, a política rodoviarista criada por JK contribuiu bastante para o crescimento rodoviário, e (1) como consequência, outros modais foram deixados de lado. Logo, é notável que no Brasil há um grande problema de mobilidade urbana, que se dá devido a falta de representatividade política e ausência de conexão entre meios de transporte.
Em primeira análise, é perceptível que os governantes fazem-se indiferentes aos problemas de mobilização nos Estados brasileiros. Segundo a Constituição federal de 1988, art 6º, é direito de todos o acesso à saúde, à educação, ao lazer e ao transporte. Diante desse aspecto, muitas cidades sofrem com má qualidade no transporte público. Em vários lugares, as pessoas enfrentam longas horas na espera de um ônibus, e quem opta pela locomoção de modo particular, bate de frente com altos valores da gasolina devido aos elevados impostos estaduais. Contudo, os políticos apresentam poucas soluções para essa problemática.
Ademais, a falta de conexão entre os modais é algo presente na realidade brasileira. Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo site de notícias G1, Berlim seria a segunda capital do mundo com a melhor mobilidade urbana, pois, há uma grande quantidade de modais disponíveis a qualquer hora do dia. Paralelamente, no Brasil, se vê pouquíssimo investimento em ciclovias, ferrovias e hidrovias. Com isso, o uso do transporte rodoviário próprio se intensifica, e as poucas cidades que têm outros meios a disposição, carecem de uma boa estrutura e falta de conexão entre eles. Nesse aspecto, é notável a realidade de JK presente nos dias atuais.
Nota-se, portanto, que medidas são necessárias para solucionar os problemas acima. É necessário, que o Governo, esteja mais alerta sobre os problemas de cada cidade, e crie um programa para melhorar a mobilidade urbana, por meio de um maior investimento em modais como ciclovias e ferrovias, que devem ter um boa conexão entre si, com a finalidade de diminuir o uso automobilístico e o tempo que as pessoas levam para se locomover. Somente assim, poderemos abdicar um pouco do passado desenvolvido por JK e desfrutar dos nossos direitos estabelecidos pela Constituição.
1- O ”e” vem antes da vírgula porque voce está dando continuidade ao que esta sendo dito.
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – ok
Meio/ Modo – ok
Finalidade – ok
Detalhamento – ok
Comp I – 160
Comp II – 200
Comp III – 200
Comp IV- 200
Comp V – 200
Total = 960
Espero ter ajudado de alguma forma, sua redação está boa. Poucos desvios, foco no mil!!!
KamillyEduardaCarvalhoRodrigues
Olá!
Sua redação está muito bem desenvolvida!! De início, podemos ver que você tem um ótimo conhecimento sobre a estrutura da redação e sobre o tema. Ademais, você consegue fazer uma excelente ligação com os repertórios e o seu ponto de vista no decorrer do texto, o que é perfeito, pois o leitor conseguirá compreender a sua redação sem dificuldade.
OBS: Sou apenas estudante, mas espero ter ajudado!
Bons estudos…
marianet06
Sua redação esta muito boa . Tenho apenas duas observações :
Quando se começa o desenvolvimento com “em primeira análise ” é ideal que o segundo desenvolvimento comece com ” em segunda analise ”
Alem disso , achei sua proposta de intervenção muito boa , mas uma conclusão não precisa necessariamente uma protosta de intervenção ou uma proposta muito longa . O ideal é usar a conclusão para retomar a tese e os obejtivos da sua redação e propor algo por alto , não é tão necessário utilizar tantas linhas com uma proposta . Porem isso é opinião , se você sentir mais confortável utilizado-a dessa forma , fique a vontade mas tente encurtar a proposta e retomar a tese . Fora isso , argumentou muito bem.