MOBILIDADE URBANA

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Nos anos de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek, houve um grande investimento na indústria automobilística no Brasil. Diante disso, a política rodoviarista criada por JK contribuiu bastante para o crescimento rodoviário, e como consequência, outros modais foram deixados de lado. Logo, é notável que no Brasil há um grande problema de mobilidade urbana, que se dá devido a falta de representatividade política e ausência de conexão entre meios de transporte.

 

Em primeira análise, é perceptível que os governantes fazem-se indiferentes aos problemas de mobilização nos Estados brasileiros. Segundo a Constituição federal de 1988, art 6º, é direito de todos o acesso à saúde, à educação, ao lazer e ao transporte. Diante desse aspecto, muitas cidades sofrem com má qualidade no transporte público. Em vários lugares, as pessoas enfrentam longas horas na espera de um ônibus, e quem opta pela locomoção de modo particular, bate de frente com altos valores da gasolina devido aos elevados impostos estaduais. Contudo, os políticos apresentam poucas soluções para essa problemática.

 

Ademais, a falta de conexão entre os modais é algo presente na realidade brasileira. Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo site de notícias G1, Berlim seria a segunda capital do mundo com a melhor mobilidade urbana, pois, há uma grande quantidade de modais disponíveis a qualquer hora do dia. Paralelamente, no Brasil, se vê pouquíssimo investimento em ciclovias, ferrovias e hidrovias. Com isso, o uso do transporte rodoviário próprio se intensifica, e as poucas cidades que têm outros meios a disposição, carecem de uma boa estrutura e falta de conexão entre eles. Nesse aspecto, é notável a realidade de JK presente nos dias atuais.

 

Nota-se, portanto, que medidas são necessárias para solucionar os problemas acima. É necessário, que o Governo, esteja mais alerta sobre os problemas de cada cidade, e crie um programa para melhorar a mobilidade urbana, por meio de um maior investimento em modais como ciclovias e ferrovias, que devem ter um boa conexão entre si, com a finalidade de diminuir o uso automobilístico e o tempo que as pessoas levam para se locomover. Somente assim, poderemos abdicar um pouco do passado desenvolvido por JK e desfrutar dos nossos direitos estabelecidos pela Constituição.

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3 Correções

  1. Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.

    Nos anos de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek, houve um grande investimento na indústria automobilística no Brasil. Diante disso, a política rodoviarista criada por JK contribuiu bastante para o crescimento rodoviário, e (1) como consequência, outros modais foram deixados de lado. Logo, é notável que no Brasil há um grande problema de mobilidade urbana, que se dá devido a falta de representatividade política e ausência de conexão entre meios de transporte.

    Em primeira análise, é perceptível que os governantes fazem-se indiferentes aos problemas de mobilização nos Estados brasileiros. Segundo a Constituição federal de 1988, art 6º, é direito de todos o acesso à saúde, à educação, ao lazer e ao transporte. Diante desse aspecto, muitas cidades sofrem com má qualidade no transporte público. Em vários lugares, as pessoas enfrentam longas horas na espera de um ônibus, e quem opta pela locomoção de modo particular, bate de frente com altos valores da gasolina devido aos elevados impostos estaduais. Contudo, os políticos apresentam poucas soluções para essa problemática.

    Ademais, a falta de conexão entre os modais é algo presente na realidade brasileira. Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo site de notícias G1, Berlim seria a segunda capital do mundo com a melhor mobilidade urbana, pois, há uma grande quantidade de modais disponíveis a qualquer hora do dia. Paralelamente, no Brasil, se vê pouquíssimo investimento em ciclovias, ferrovias e hidrovias. Com isso, o uso do transporte rodoviário próprio se intensifica, e as poucas cidades que têm outros meios a disposição, carecem de uma boa estrutura e falta de conexão entre eles. Nesse aspecto, é notável a realidade de JK presente nos dias atuais.

    Nota-se, portanto, que medidas são necessárias para solucionar os problemas acima. É necessário, que o Governo, esteja mais alerta sobre os problemas de cada cidade, e crie um programa para melhorar a mobilidade urbana, por meio de um maior investimento em modais como ciclovias e ferrovias, que devem ter um boa conexão entre si, com a finalidade de diminuir o uso automobilístico e o tempo que as pessoas levam para se locomover. Somente assim, poderemos abdicar um pouco do passado desenvolvido por JK e desfrutar dos nossos direitos estabelecidos pela Constituição.

    1- O ”e” vem antes da vírgula porque voce está dando continuidade ao que esta sendo dito.

    5 Elementos:
    Agente – ok
    Ação – ok
    Meio/ Modo – ok
    Finalidade – ok
    Detalhamento – ok

    Comp I – 160
    Comp II – 200
    Comp III – 200
    Comp IV- 200
    Comp V – 200
    Total = 960

    Espero ter ajudado de alguma forma, sua redação está boa. Poucos desvios, foco no mil!!!

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  2. Olá!
    Sua redação está muito bem desenvolvida!! De início, podemos ver que você tem um ótimo conhecimento sobre a estrutura da redação e sobre o tema. Ademais, você consegue fazer uma excelente ligação com os repertórios e o seu ponto de vista no decorrer do texto, o que é perfeito, pois o leitor conseguirá compreender a sua redação sem dificuldade.

    OBS: Sou apenas estudante, mas espero ter ajudado!

    Bons estudos…

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  3. Sua redação esta muito boa . Tenho apenas duas observações :
    Quando se começa o desenvolvimento com “em primeira análise ” é ideal que o segundo desenvolvimento comece com ” em segunda analise ”
    Alem disso , achei sua proposta de intervenção muito boa , mas uma conclusão não precisa necessariamente uma protosta de intervenção ou uma proposta muito longa . O ideal é usar a conclusão para retomar a tese e os obejtivos da sua redação e propor algo por alto , não é tão necessário utilizar tantas linhas com uma proposta . Porem isso é opinião , se você sentir mais confortável utilizado-a dessa forma , fique a vontade mas tente encurtar a proposta e retomar a tese . Fora isso , argumentou muito bem.

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