Iniciante

Mobilidade Urbana

  • 0

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prediz em seu artigo 6º o direito ao transporte pertencente a todos os cidadãos brasileiro. Estamos em constante transformação, isto é, buscando métodos para uma sociedade bem mais modernizada, responsável pela eficiência e bem estar de todos, No entanto no cenário atual do Brasil, encontramos divergências ao que está proposto na lei. A ODS (Objetivo de desenvolvimento sustentável) da ONU (Organização das nações unidas), garante que até 2030 pretende proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentável.
Um dos principais problemas em relação a mobilidade urbana no Brasil, é o processo de urbanização, que seria a passagem do espaço rural, para o espaço urbano. Por meados das décadas de 1930 temos a criação das indústrias, que por sua vez traz a poluição do ar, ocasionando problemas para nossa saúde e bem estar. Vale destacar situações precárias em cidades com menos de 100 mil habitante, que sofrem com a falta de transporte, além da qualidade dos transportes públicos. Em uma pesquisa realizada pelo IPEA (instituto de pesquisa econômica aplicada), apresentam um quadro negativo, com avaliações sobre o transporte público, onde mais de 60% das pessoas, classificaram por “péssimas ou ruins” condições em relação ao transporte.
No documentário (perrengue- o desafio da mobilidade em São Paulo) faz críticas aos meios de transportes, onde mostra a vida de quatro personagens da região metropolitana que apresentam o seu cotidiano na Cidade de São Paulo, neste documentaria nota-se bem como é a vida de um paulistano por meio dos transportes, para chegar em seu destino final, Pessoas que optam por transporte público como trens, metros e ônibus, criticam o número elevados de pessoas em um só espaço, por sua vez, quem opta pelo transporte próprio enfrenta muitas vezes o engarrafamento, consequentemente o aumento do combustível. Pessoas citadas no documentário preferem ficar em casas aos fins de semana do que sair e acabar ficando preso no trânsito. Por sua vez no brasil a ODS tem sido de suma importância para o desenvolvimento sustentável, Cidades mais desenvolvidas como Fortaleza já reduziu o número de mortes relacionado com o trânsito, além de implantar o bilhete único, criou faixais exclusivas para ônibus, e expandiu o número de ciclovias.
Deste modo, compreendemos os aspectos das situações abordadas, enquanto cidades desenvolvidas como São Paulo, sofrem com a demanda de transporte e pessoas, cidades menos desenvolvidas sofrem com a falta do transporte coletivo, portanto é ideal que o Governo Federal juntamente com a secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e urbano busquem, ainda mais, incrementar estratégias para falta de transporte como também a demanda dos mesmos, como efeito conscientizar todos de um ambiente mais sustentável, e com dignidade a todos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Muito bom uso da constituição federal. Atenção ao uso da língua portuguesa, ex: “cidadãos brasileiro”, faltou colocar no plural. Ou ” sociedade bem mais modernizada”, bem mais é uma redundância.
    E opte por apenas 1 dado informativo da introdução, no caso, você usou a constituição, no lugar da ONU, você poderia ter apresentado a sua tese com mais clareza.

    “cidades com menos de 100 mil habitante”, faltou colocar no plural. Mas no todo, seu desenvolvimento está muito bem fundamentado, atenção, apenas, ao uso da língua formal escrita.

    No desenvolvimento 2, achei que ficou muito extenso, além de alguns erros de português, mas o conteúdo está muito bom.

    A conclusão faltou o detalhamento e o modo, além de estar redundante “efeito conscientizar todos de um ambiente mais sustentável, e com dignidade a todos.”, todos está sendo usado 2 vezes em um mesmo período.

    Algumas coisas podem ser melhoradas, mas no geral, você está muito próximo do 1000, acredito que tiraria em torno de 600 pontos. :) Boa sorte! 💗💗

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.