Mobilidade ou imobilidade urbana?

  • 0

Antigamente, quando ainda não tínhamos mais carros que pessoas nas ruas, em nenhum momento paramos para pensar como seria no futuro. Pensando nisso, chegamos a triste conclusão de que mobilidade urbana já é mais um grande problema a ser solucionado em nossas vidas, seja esse feito pelo Governo, sociedade ou até por cada pessoa fazendo a sua contribuição diária.

Haja vista, que temos cidades, estados e até países que já tomaram medidas muito antes do problema bater à porta. Por exemplo, países desenvolvidos que já construíram suas grandes avenidas pensando no grande fluxo que elas teriam futuramente ou até não o fizeram, porém praticam uma grande ideia, como a de dividir as ciclofaixas com o transporte público, o que já se faz comum em Londres.

Porém, antes de se cogitar a hipótese de misturar automóveis com bicicletas, iriamos precisar primeiramente de condutores responsáveis, o que não é tido em nosso país. Visto que, hoje as mortes causadas por negligências humanas ao volante é um dos maiores fatores mortalidade, de cordo com a Organização Mundial de saúde (OMS).

Contudo, chegamos a conclusão de que não necessariamente só conseguiríamos cessar esse caos com as providências do Governo, apenas solicitando a construção de rodovias que atendessem as necessidades atuais dos civis. Mas também, essa necessidade teria que ser corroborada pelos vários indivíduos que fazem parte da sociedade e utilizam automóveis ou transporte público e acabam perdendo horas e horas de seu dia em um transito caótico.

Portanto, seria possível fazer uma implementação de bicicletas públicas que todos pudessem fazer uso em qualquer momento do seu dia e também não esquecendo de aplicar medidas extremas para que não ocorram mais tantos acidentes causados principalmente por falhas humanas. E por fim, teremos um mundo menos  poluídos e todos voltaríamos a saber qual o verdadeiro significado de mobilidade urbana.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa noite!
    Sua redação está bem escrita.
    Introdução com uma tese bacana.
    Não consegui foi ver dados estatísticos em seu desenvolvimento.
    Sua conclusão ficou bacana sou achei muita coisa nela tenta resumir.
    C1- 120
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 160
    C5 – 160 ==== 680 pontos!
    Não sou especialista e nem corretor profissional mais acho que você merece a nota acima.
    Sucesso!
    Parabéns!

    • 1
  2. Boa noite!
    Comentário geral:
    Um dos primeiros pontos que observei na sua redação, foi que você construiu um texto na 1a pessoa. Um dos critérios a ser analisado em uma redação dissertativa argumentativa, é a capacidade de ser imparcial. Por isso te aconselho a escrever os seus textos na 3a pessoa. Além disso, há alguns desvios gramaticais, e acho que seria melhor se você usasse mais sinônimos.
    Você não apresentou argumentos para o tema, e o repertório sociocultural utilizado no texto não é pertinente ao tema. Além disso, não defendestes o teu ponto de vista.
    A proposta de intervenção não foi detalhada o suficiente, e você começou a usar expressões conclusivas logo no primeiro parágrafo, e isso confunde. Não há dados pertinentes ao tema ou à sua argumentação.
    NOTA:
    Competência I: 120
    Competência II: 40
    Competência III: 80
    Competência IV: 40
    Competência V: 40
    Nota Total: 320

    • 0
  3. Olá! Tudo bem? Então, sobre sua redação há alguns pontos que devem ser analisados, ainda mais quando se trata de um texto dissertativo-argumentativo( no caso do ENEM). A princípio, identifiquei alguns erros ortográficos e de acentuação; vi um erro MUITO COMUM, que é o fato de você usar constantemente verbos na primeira pessoa do plural (Nós),como por exemplo: iríamos ,chegamos ,voltaríamos e entre outros que observei. Em um redação dissertativa-argumentativa não se usa verbos conjugados dessa maneira. Em troca você poderia colocar: Sabe-se que…; Pode-se observar… e entre outros. Também senti que você não aprofundou o conteúdo, que é tão rico de informações. Você o explorou apenas superficialmente, o que demonstra falta de argumentos. Porém, vejo que você compreendeu o tema e não identifiquei a famosa “fuga do tema”.
    Corrigindo:
    C1: 120
    C2: 40
    C3: 80
    C4: 40
    C5: 80
    Nota= 360 pts
    P.S: Não sou professora, é apenas a minha colocação ok?
    Se esforce mais, tenho certeza que você tem plena capacidade de conseguir notas maiores, certinho? Boa sorte e bons estudos.

    • 0
  4. Sua redação não segue exatamente os modelos do enem. Porém, a julgar pelo tema e todo o desenvolvimento, eu diria que é um modelo Fuvest.
    Seguindo então esse modelo de correção, você tiraria um nota boa.
    Porém;
    Atenção ao uso de conectivos.
    Atenção ao número de linhas.
    Saiba sustentar sua tese nos parágrafos, principalmente usando três parágrafos.

    • 0
  5. Oiê, Dayana. Tudo certo?
    Então, sobre a introdução, acredito q a contextualização adquiriu um tom meio pessoal, o que seria visto com maus olhos pela banca corretora (do Enem, no caso). Esse tom é, ainda, algo que perpassa sua redação por inteiro. Uma dica é você tentar contextualizar os argumentos a partir de dados, fatos, etc, afinal suas teses são muito boas e, com esse tipo de argumentação, podem melhorar! Acredito q as falhas sejam estas e tbm a necessidade de detalhar melhor a proposta de intervenção.
    Acho q é isso. Até mais e boa sorte :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.