Mobilidade ecológica

  • 1

Desde a implementação de automóveis como solução de mobilidade no século XX, a superpopulação somada com a industrialização, agravou problemas a esse método. Os benefícios gerados com a facilidade de mobilidade e a otimização de distância causou um impacto à sociedade humana junto ao meio ambiente, tendo como principal influente os gases veiculares emitidos. Contudo empresas mobilizam-se com projetos e protótipos futurísticos de automóveis movidos de forma ecológica.
A procura por meios sustentáveis, estimula-se o uso de carros movidos a energia elétrica invés dos convencionais que utilizam motores à combustão e a transportes públicos como metrôs e ônibus que possuem capacidade maior de transporte e menos teor de poluição. Segundo estudo realizado pelo o Estado, os carros em São Paulo correspondem a 72,6% do efeito estufa em São Paulo e só transportam cerca de 30% dos passageiros.
Contudo analisa-se um alto investimento para que o transporte público alcance à todos e possa ser priorizado. Todavia os altos investimentos levam ao incentivo do consumo e a população optar por este estilo de mobilidade. Em países desenvolvidos como a China, Estados Unidos e Alemanha o alto investimento anual ao transporte sustentável tem como resposta a demasiada comercialização de carros elétricos. O mesmo deve-se ao investimento em transportes públicos, quanto maior a acessibilidade, a estrutura e o conforto maior será o estímulo social.
Há de se minimizar, portanto, os transportes causadores de malefícios á sociedade e ao meio ambiente. Com isso o Governo Federal juntamente à empresas automobilísticas, devem atrair através de benefícios e campanhas de marketing os consumidores à investir em veículos ecológicos. Por meio de projetos pedagógicos as escolas podem priorizar o transporte público e campanhas de carona com a sociedade visando um aumento de passageiros em relação a automóveis na estrada. A partir, destas ações, o Brasil e o mundo podem tornar uma fração do mundo sustentável.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá Kauan, tudo bem?!
    – Introdução: Adorei a forma como você apresentou o tema! Incrível!!
    – D1: Kauan, ao iniciar os parágrafos é preferível colocar conectivos, como: “Partindo desse pressuposto…”, “Diante disso…” dá um “link” ao texto.
    E, seria interessante você usar mais esses dados expostos em seu d1, dando uma certa continuidade, entende?! Assim, poderia fazer um outro período abordando algo a mais, como uma consequência ou a causa desse fato, pois ficou uma informação muito solta.
    – D2: Confesso que achei seu parágrafo um pouco confuso, mas acredito que o seu foco na abordagem foi o melhor possível.
    ps.: cuidado com as repetições!!
    – Conclusão: Garoto, que perfeição!! Aos meus olhos, de mera mortal, atendeu à todos os elementos necessários.
    Abraçoo <3

    • 1
  2. A sua introdução é contextualizada , mas vc não apresenta a problematização, fato essencial para a elaboração da tese, sendo que o seu ponto de vista fica subentendido.
    O seu desenvolvimento tem mais caráter dissertativo do que argumentativo. Você apresenta dados, fatos e exemplos ,mas não os relaciona com a problemática do tema.
    Sua conclusão não é articulada com a discussão do tema e ainda as ações ficam meio utópicas. Será que todas as pessoas teriam condições de comprar um automóvel elétrico?
    Sugiro a você que assista as vídeos aulas do canal poxa lulu no YouTube
    Continue escrevendo e se aprimorando!

    • 1
  3. Gostei do embasamento textual, mas vi palavras repetidas, o que é descontado pontos em uma redação, falta de organização, que é necessário, como introdução, desenvolvimento, conclusão e claro, solução para o problema. Tudo isso num conjunto formando uma boa redação.
    Percebi que também poderia ter colocado mais dados estatísticos, que mostra conhecimento no assunto e dando mais estrutura pra redação.

    • 0
  4. Texto muito bom!
    Citou às mobilidade das novas tecnologias aprontando soluções e problemas. Dentro da contextualização, aponta os benefícios na qual as indústrias automobilísticas trás no século xx, mas por outro lado, visa os impostos a sociedade humana junto ao meio ambiente. O texto cita causa do problema, aponta soluções, tais como:investimentos em traspoete público, adotar medidas de transportes sustentáveis tendo países desenvolvidos como exemplos, investir em veículos ecológicos entre outros.

    • 0
  5. 1ª observação que tive sem antes mesmo de ler o texto foi a falta de organização textual. um texto “bem organizado” tambem ajuda com a elevação de sua nota
    uma redação deve ter no entre 4 e 5 paragráfos – mais indicado ter 4 –
    cada paragrafo tem q ter entre 7 a 9 linhas, e sua introdução (primeiro parágrafo) está muito grande, perderia mais de 200 pontos no enem por isso!
    comece a usar dados estatisticos, citações, entre outros, no primeiro periodo. Ao decorrer do parágrafo voce explica ele. Deixar ele na ultima linha nao é indicado :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.