Não é redação para o ENEM! É para um concurso da Marinha, então não precisa de proposta de intervenção.
Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da redação:
a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo:
I) Coesão e coerência – até 40 (quarenta) pontos; e
II) Título e tipologia textual – até 40 (quarenta) pontos.
b) Expressão – até 20 (vinte) pontos.
As Forças Armadas, em especial, a Marinha do Brasil, realizam importantes missões de paz em países específicos ao redor do mundo, e são atividades imprescindíveis na agenda de ações estratégicas militares. Tais ações contribuem para o bom relacionamento com as nações, o que favorece e facilita a proteção das riquezas nos mares e nas águas interiores. Além disso, a paz externa reflete diretamente na tranquilidade e ordem interna.
Primeiramente, deve-se levar em conta que o Brasil é um país com dimensões continentais, a “Amazônia Azul”, como é chamada a área marítima brasileira, possui 5,7 mil km2. Sendo assim, manter a diplomacia é essencial para que a salvaguarda dos recursos contidos nessas águas não seja uma tarefa tão conturbada. Dessa forma, as missões de paz, que tanto ajudam e cooperam com outros países, também colaboram nacionalmente.
Vale ressaltar igualmente que, a paz internacional corrobora para a paz interna no país. Não há tranquilidade nos estados e municípios em uma nação que vive em ameaças externas. Ciente disso, a Marinha investe, por exemplo, na missão do Líbano, que há muitos anos o auxilia com treinamentos e o ajuda na proteção. Mesmo sem ter conhecimento profundo nessas operações, os brasileiros se sentem tranquilos por saberem que o Brasil mantém uma relação amigável com outras nações.
Nessa conjuntura, fica explícita a necessidade da continuidade dessas missões, para que com eficiência e eficácia as riquezas nacionais continuem protegidas e a ordem interna seja mantida, sem ameaças e riscos. Ademais, são operações que cooperam com países que precisam de um auxílio que o Brasil tem capacidade plena para oferecer, o que denota nobreza e altruísmo.
Henri
Notei que houve erros na utilização da vírgula na introdução: “ao redor do mundo, e são atividades” essa vírgula não existe, pois o “e” tem função de ligar as duas orações (se estiver errado salvo engano). Outro adendo seria a utilização de mais conectivos que liguem suas ideias ou as deem ideia de finalidade, principalmente, como na conclusão onde não houve o emprego do conectivo e ficou difícil identificar expressamente que se estava concluindo. Ademais, gostei bastante do seu texto ele é bem argumentado e extremamente informativo, parabéns.
rafaelaeliaas
Oii, tudo bem??
Sei corrigir melhor eh para o Enem, mas vou falar algumas coisas
Acho que seria bom você utilizar mais conectores e conectivos para interligar todos os períodos e parágrafos
Não seria interessante você ressaltar de onde tirou a informação do 2 parágrafo? Acho que pode contribuir para fortalecer o seu texto