Minimizando a desigualdade adiando o Enem

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   O novo coronavírus, (COVID-19) vem assolando e afetando o mundo inteiro. Impondo necessariamente o afastamento social. No Brasil, além das inúmeras empresas ou das milhares de instituições que oferecem os mais diversos serviços básicos essenciais foram abalados por tal pandemia, entre as atingidas tem-se a rede de ensino, como escolas e faculdades e, consequentemente, o ENEM,( Exame Nacional do Ensino médio), que em contramão de tudo que foi paralisado, o mantimento do mesmo seria um grande problema para esta geração. 

   Além disso, sabe-se que o Brasil é um país majoritariamente desigual. E que o não adiamento do exame só reforçaria tal fato, pois a grande maioria, cerca de 80% dos estudantes Brasileiros são da rede pública. Que diferente da privada tem sua qualidade de ensino bem abaixo e, por diversos motivos, como falta de recursos, seja financeiro como redirecionamento de verbas ou materiais como cadeiras e mesas, e pôr muita da vezes também, ter falta de estrutura física, como prédios ou espaços adequados para o ensino.

   Outrossim, vale ressaltar que os defensores do não adiamento argumentam que tal paralisação não seria empecilho para a não realização da prova, visto que poderiam  manter os estudos online sem “nenhum prejuízo”. Entretanto, nota-se que à rede pública não oferece um ensino de qualidade na modalidade presencial, quiçá irá no à distância.  E mesmo que oferecessem maneiras para os alunos estudarem de casa, precisam atentar-se também, que nem todos teriam acesso aos meios, visto que muitos não têm acesso a uma internet de qualidade, ou sequer tenham o aparelho necessário para isto, como um celular ou computador, e assim se elevaria ainda mais a discrepância da desigualdade.

   Desse modo, para estabelecer uma igualdade mínima meritocrática, seria necessário o adiamento do exame até que os efeitos da pandemia passassem ou então elaborarem uma forma de promoverem a prova sem que ninguém saísse prejudicado. Então,cabe ao estado junto com o ministério da educação, por meio de um estudo criterioso analisar formas para a aplicação do concurso. Alguns modos como a flexibilização das datas aumentando assim de duas para seis ou oito, com o intuito comportar mais pessoas dentro de uma sala com mais segurança. Outra maneira seria cancelar a edição atual e dispor o dobro de vagas em todos os cursos do país no teste posterior, desse jeito evitando maiores contratempos. .    

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3 Correções

  1. Não sou profissional.
    Comentário geral: eu particularmente gostei de sua redação, está bem escrita e demostra que vc tem Domínio da linguagem formal, contudo há alguns desvios que não afeta muito mais que pode prejudicar como por exemplo o uso dessas duas expressões (Outrossim, vale ressaltar) a meu ver deveria ser somente uma (vale ressaltar) lembrando que o excesso é sobra rs.
    Abraço bons estudos!

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  2. Oiê, Roger. Tudo bem?
    Introdução: ótima contextualização, porém senti falta da tese. O parágrafo me pareceu mais descritivo que argumentativo e seu ponto de vista não ficou tão óbvio.
    Desenvolvimento: bons parágrafos de desenvolvimento: ambos apresentam tópicos frasais e argumentações corroboradas por dados exteriores. Bem legal!
    Conclusão: quanto ao último parágrafo, gostei dele, porém ache um pouco longo. Talvez apresentar uma resolução bem feita ou mesmo duas seja mais eficaz
    Acho q é isso. Até mais e boa sorte, Roger ;)

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  3. Olá Roger, blz?
    Vou corrigir seu texto e tentar trazer algumas contribuições para vc.
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    INTRODUÇÃO: Vc delimitou bem o tema e tem uma tese clara (é um problema). Contudo, achei a introdução grande ( 7 linhas). E o segundo periodo está muito longo. Isso pode dificultar a leitura e a compreensao das ideias. Cuidado com periodos muitos longos , pois podem afetar a C4. Além disso, vc usou a palavra ENEM e esqueceu-se de usar ‘minimizando” e “desigualdade”. Sempre utilize todas as palavras do tema, para não correr o risco de o corretor achar que vc tangenciou e, por isso, perder pontos na C2. Alguns usos inadequados do emprego de vírgula. Sugestão de reescrita:
    //O novo coronavírus (COVID-19) tem assolado e afetado todo o mundo. Uma vez que o alto grau de transmissão do vírus faz do afastamento social uma necessidade. No Brasil, instituições de ensino foram afetadas por tal pandemia, como escolas e faculdades. De modo que a realização do ENEM ( Exame Nacional do Ensino médio) torna-se uma alternativa para minimizar a desigualdade para o estudantes da rede pública, por conta do ensino de baixa qualidade e da falta de internet.//
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    DESENVOLVIMENTO: Uma dica: construa seus parágrafos de desenvolvimento com o seguintes elementos: tópico frasal + argumentação+ registro de autoria.
    D1- As ideias são boas, mas vc carece de colocar fontes ou dados embasados para fundamentar a sua argumentação. 80% sao de rede publica, qual a fonte? traga alguma materia ou noticia de sites do G1, DATAFOLHA, FOLHA DE SAO PAULO, IBGE que respaldem os problemas que vc citou na rede publica, okay. Uma dica pra vc: pra comecar o seu D1, use: Primeiramente, Em primeiro plano, Inicialmente, Em primeira análise. O conectivo ALEM DISSO fica legal pra inicio do D2 ou quando vc ja colocou uma ideia anteriormente. O segundo periodo está muito longo.
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    D2- Vc traz uma discussão importante que pela falta de internet no Brasil. Mas cade a fonte, ou dados de órgaos oficiais para corroborar o que vc disse? Coloque sempre, para que o corretor não te penalize na C3.
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    CONCLUSÃO: Lembre-se que na prova do ENEM, vc terá apenas 30 linhas. O primeiro periodo tá muito grande e vc não usa nada dele para a proposta. Vc poderia fazer uma retomada de forme breve com duas linhas. Use na conclusao o PORTANTO, é um conectivo receita de bolo para não erra. Seja claro, técnico e objetivo nas palavras.
    A sua proposta está um pouco confusa. E segunda proposta é surreal. Alem disso, vc precisa ser direito ao ponto. Uma dica, use sempre essa estrutura : agente +DEVERÁ/ DEVE + VERBO DE AÇÃO… evite usar ‘poderia, outra sugestão, outra maneira, talvez’ assim, pois sao coisas incertas, saca. Repito, vc tem boas ideias , mas precisa saber relacioná-las com clareza e objetividade. Sugestão de reecrita:
    // Portanto, para estabelecer uma igualdade no ENEM 2020 faz-se necessário algumas medidas. Então, cabe ao MEC (ministério da educação), por meio do INEP, que é o órgão responsável pelo exame, analisar E ADIAR a aplicação do concurso por 60 ou 90 dias. Tal medida tem como objetivo garantir um período maior de preparação para os estudantes, sobretudo os alunos da rede pública. Além disso, o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com as prefeituras, deverá fornecer internet via wi-fi para que alunos carentes possam estudar em casa de forma online por plataformas d ensino e YOUTUBE. Isso será feito por meio de parcerias com as empresas que prestam serviços de acesso à internet. Espera-se, com isso, minimizar a desigualdade entre os alunos no país. //
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    OBS GERAL: VC TEM MUITO POTENCIAL, TEM BOAS IDEIAS, MAS ATENTE-SE NAS OBSEVAÇÕES. SEJA CLARO, OBJETIVO E CONCISO NAS IDEIAS, TRAGA REPERTORIO SOCIOCULTURAL LEGITIMADO, OU SEJA, COMPROVE A SUA IDEIA COM DADOS, CITAÇÕES, ALUSOES HISTÓRICAS, EXEMPLOS DA REALIDADE QUE FORAM NOTICIADOS EM REVISTAS E JORNAIS. PEGA ESSA DICA: PROBLEMATIZE E TENTE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS QUE VC CRIOU PARA ARGUMENTAR OU CRITICAR NO TEXTO. OBSERVE OS 4 ELEMENTOS DA CONCLUSÃO + O DETALHAMENTO.
    Espero ter contribuido, boa sote!
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    AVALIAÇÃO e JUSTIFICATIVA DAS NOTAS:
    C1- 160 (erros de pontuação e alguns registros de oralidade)
    C2- 160 (explorou parte do tema)
    C3- 120 (falta de fontes ou dados para legitimação)
    C4- 140 (alguns conectivos empregados de forma errada e alguns periodos longos demais)
    C5- 140 ( a proposta não respondeu todos os problemas do texto, além de que está incompleta e a ultima é fora de possibilidades reais, pois a universidades nao tem condições, estruturas, dinheiro para oferecer as vagas em dobro do que o normal, ou seja, resolva o problemas com sem sair da realidade e em viajar muito nas ideias)
    NOTA: 720

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