No filme, ”Cruella”, a personagem principal acaba sofrendo com as desigualdades sociais e entra no mercado de trabalho como faxineira de uma loja grande de roupas. Em seguida, ela acaba sofrendo maus tratos e recebendo um salário extremamente baixo. No Brasil, essa realidade de empregos de má qualidade e pagamentos baixos é muito frequente.
Segundo Cadastro Geral de Empregos, em 2013 foram criadas um milhão de vagas onde o degaste do trabalhador era frequente e seus ganhos se tornavam baixos demais. Ademais, o filme retrata essa realidade de pessoas pobre que se submetem a trabalhos horríveis para poderem sobreviver ao longo do mês. Nesse sentido, o Governo Federal deve inspecionar essas vagas e avaliar melhor esse contratempo na sociedade.
Além disso, ainda temos o preconceito sempre presente. Quando o público se refere ou a mulheres, ou pessoas negras, ou pessoas LGBTQIA, os salários tendem a ficar mais baixos e o ambiente de trabalho torna-se mais tóxico ainda. Desse modo, é necessário que esse problema tome maiores proporções e seja debatido pelos governos estaduais.
Portanto, o Ministério do Trabalho deve mandar fiscais para todas as empresas e registrar o que seus funcionários acham sobre o ofício. Além disso, o Ministério da Educação deve incentivar a erradicação do preconceito através de programas em escolas públicas e privadas. Assim, teremos uma baixa nos maus tratos em trabalhadores e uma queda no preconceito no mercado de produção contra minorias.
Wermeson
Opa! Vou só ressalvar alguns fatores que percebi, não sou um baita corretor (risos). A introdução de acordo, introduziu bem o repertório, poderia ter apresentado a tese com as problemáticas, acho bacana apresentar as problemáticas logo no primeiro parágrafo.
Tenta apresentar um repertório – pelo menos um – nos 3 parágrafos. (apenas para deixar o texto mais chavoso, entende? rs).
Os parágrafos necessitam estar mais compactados, percebi pouco “encaixe” um com outro (é sempre elementar que o texto esteja amarrado uma informação com outras).
vs950517
olá
Sou iniciante, então irei corrigir mas sem dá nota.
Gostei bastante da redação, escreve bem, porém, falta um pouco de aprofundamento principalmente nos desenvolvimentos.
A conclusão também poderia ser mais detalhada seguindo o modelo daquilo que se pede pelos corretores do Enem.
Resumindo, ficou muito boa. Continue praticando que irá chegar ao 1000.
Boa sorte
Calebe
Salve!
Eu ainda tenho aprendido a corrigir usando os critério do ENEM.
Por questão de segurança e não passar vergonha (hehe), eu vou só citar os erros que vi, okay?
Gostei da referência do filme. A introdução é bom trazer referências, citações, dados e você fez isso.
Notei que usou uma ou outra palavra na 1ª pessoa, cuidado (É difícil acertar isso direito, até eu cometo esse equivoco quando me empolgo com o raciocínio, saca?)
Eu achei curto e fraco seu 2º paragrafo de desenvolvimento… Traga dados, citações de forma direta ou indireta (se não sabe a diferença de cada citação eu recomendo as aulas do professor Noslen no YouTube) ou até alusões históricas que possa citar isso.
Eu não entendi o final de cada desenvolvimento… É uma vislumbre de sua conclusão? Se sim… Não fale de sua conclusão na hora de mostrar que sua posição sobre o assunto está certa ou é a verdade.
Abraço
cecibreis
oiii
– c1: 120. tome muito cuidado com as expressões “temos”, pois demonstra pessoalidade, está escrita na 1ª pessoa do plural. tente usar “nota-se, percebe-se, destaca-se”.
– c2: 120. você deve usar mais repertórios socioculturais. veja: seria legal se você tivesse usado a frase da Virgínia Woolf no seu D2: “de tudo que existe, nada é tão estranho quanto as relações humanas e sua extraordinária irracionalidade”, já que o ambiente de trabalho ainda é um local com muitas desigualdades…
– c3: 160. você poderia ter explorado mais seus argumentos. outra coisa, sempre quando fizer uma redação, faça um projeto de texto antes, para que suas ideias tenham uma progressão boa. uma dica que te dou é: mencione seus argumentos já na introdução, na tese, isso demonstrará bom domínio do tipo textual e da coerência argumentativa.
– c4: 160. bom uso de conectivos, mas acredito que poderia ter usado mais.
– c5: 80. tente sempre fazer uma proposta que obedeça aos 5 critérios de avaliação, isto é, ao escrever, você deve responder às 5 perguntas: quem deve fazer? o que deve ser feito? como deve ser feito? para que deve ser feito? e, por último, detalhe um deles.
NOTA FINAL: 640
Mimi.S
Olá, vamos a sua correção.
C1) 120. Devido alguns desvios.
C2) 200. Parabéns, houve compreensão e a ausência de negligência.
C3) 160. Foram abordados assuntos que não foram devidamente explorados.
C4) 120. Cometeu algumas inadequações.
C5) 200. Parabéns, pela boa conclusão.
Total: 800