Todo homem tem direito ao trabalho e uma remuneração justa, descreve á declaração universal dos direitos humanos, entretanto é possível afirmar que esse direito vem sendo cada vez mais difícil de ser concretizado. Um dos principais motivos é a falta de qualificação profissional, assim como as dificuldades financeiras do país, fazendo com que muitos jovens não consigam um emprego formal.
Em primeiro lugar, nota-se com clareza a falta de qualificação dos brasileiros e consequentemente o elevado índice de desemprego no Brasil. Assegurado pela constituição federal, o trabalho é um direito do brasileiro, porém não há meios de torna-lo efetivo sem uma prévia capacitação, como cursos técnicos, graduações, tecnólogos ou até mesmo cursos extracurriculares. No entanto, o governo federal cria o programa “jovem aprendiz”, que visa inserir jovens no mercado de trabalho, bem como sua capacitação profissional. Contudo, atualmente há pouco incentivo político, fazendo com que a maioria dos jovens brasileiros não consigam se beneficiar do programa. Esses fatores contribuem para que aja aumento dos trabalhos informais, assim gerando o desemprego, de forma subsidiaria.
Por conseguinte, a descoberta do (Covid-19), agravou a situação financeira do país, gerando demissões em massa, falência e outros sérios problemas na economia. De acordo com o IBGE, cerca de 8 milhões de brasileiros perderam seus empregos. Por tanto, hoje com o “deficit” na economia temos um número maior de desempregados e em consequência a extrema desigualdade social, fatores que dificultam ainda mais a entrada e a permanência do jovem frente ao mercado de trabalho, que é majorado pela falta de experiência e as poucas oportunidades de ingresso.
Mediante o exposto, nota-se que há precisão de medidas afirmativas, dos podes governamentais, no combate às dificuldades existentes. Deste modo, vemos como solução o incentivo aos programas já criados e o incentivo fiscal aos grandes e pequenos empregadores, para que ofereçam maiores oportunidades aos jovens sem experiência, por conseguinte, possam se tornar profissionais capacitados e se adequar às novas exigências do atual mercado brasileiro.
Se puderem, deixe uma nota correspondente. Grato!
Anaazeved
Oi, sou a Ana, vou tentar te ajudar com a correção.
Todo homem tem direito ao trabalho e uma remuneração justa, descreve á (a, sem crase) declaração universal dos direitos humanos, entretanto é possível afirmar que esse direito vem sendo cada vez mais difícil de ser concretizado (faça melhores escolhas semânticas, ex: esse direito tem encontrado dificuldades para ser plenamente alcançado). (Use conectivos para ficar mais coeso) ex: Nesse contexto, alguns dos principais motivos é a falta de qualificação profissional, assim como as dificuldades financeiras do país, fazendo com que muitos jovens não consigam um emprego formal.
PARABÉNS, DEIXOU SUA TESE EXPLÍCITA E TROUXE SEUS DOIS ARGUMENTOS NA INTRODUÇÃO DEMONSTRANDO ORGANIZAÇÃO TEXTUAL.
Em primeiro lugar (esse conectivo não pode ser utilizado mais, de acordo com o Descomplica, substitua por “Sob esse viés, ou Sob essa perspectiva) , nota-se com clareza a falta de qualificação dos brasileiros e consequentemente o elevado índice de desemprego no Brasil. Assegurado pela constituição federal, o trabalho é um direito do brasileiro, porém não há meios de torna-lo (TORNÁ-LO) efetivo sem uma prévia capacitação, como cursos técnicos, graduações, tecnólogos ou até mesmo cursos extracurriculares. No entanto, o governo federal cria (?) o programa “jovem aprendiz”, que visa inserir jovens no mercado de trabalho, bem como sua capacitação profissional. Contudo, atualmente há pouco incentivo político, fazendo com que a maioria dos jovens brasileiros não consigam se beneficiar do programa. Esses fatores contribuem para que aja aumento dos trabalhos informais, assim gerando o desemprego, de forma subsidiaria.
Argumento muito bom, mas tente não usar tantas oposições, “CONTUDO, NO ENTANTO” siga firme no seu argumento sem se contradizer muitas vezes, seu objetivo é convencer o leitor do seu ponto de vista.
Poderia usar um dado estatístico para legitimar, mas seu repertório com a constituição também é legítimo, parabéns.
Por conseguinte, a descoberta do (Covid-19) (tira os parênteses), agravou a situação financeira do país, gerando demissões em massa, falência e outros sérios problemas na economia. De acordo com o IBGE, cerca de 8 milhões de brasileiros perderam seus empregos. Por tanto(busque usar outro conectivo, como “dessa forma”, “sendo assim”), hoje com o “deficit” (DÉFICIT, pode tirar as aspas) na economia temos um número maior de desempregados e em consequência a extrema desigualdade social, fatores que dificultam ainda mais a entrada e a permanência do jovem frente ao mercado de trabalho, que é majorado pela falta de experiência e as poucas oportunidades de ingresso.
Bom repertório.
O argumento é bom, mas não é bom usar acontecimentos tão atuais na redação, você tem que pensar que essa redação tem que explicar algo como se o corretor não soubesse, ele poderia se perguntar “que descoberta de covid é essa?”. Tente usar um argumento mais sólido.
Mediante o exposto, nota-se que há precisão de medidas afirmativas, dos podes governamentais, no combate às dificuldades existentes. Deste modo, vemos como solução o incentivo aos programas já criados e o incentivo fiscal aos grandes e pequenos empregadores, para que ofereçam maiores oportunidades aos jovens sem experiência, por conseguinte (?) (ficou um pouco sem nexo, substitua por outro conectivo, você já usou esse também), possam se tornar profissionais capacitados e se adequar às novas exigências do atual mercado brasileiro.
Conclusão:
Agente: incorreto. QUEM VAI DAR ESSE INCENTIVO?
Ação: correto. (mas poderia ter especificado que decisão seria essa)
Modo/meio: incorreto. como vão fazer isso? (ex: através de investimentos dos governos estaduais, por meio de melhorias no…) Tente usar as palavras “por meio de” para facilitar pro corretor achar seu modo/meio.
Detalhamento: correto
Efeito: Correto
NOTA:
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (atente-se aos erros que falei, revise uso de vírgula, acentuação e crase por favor) você escreve bem e também corrigindo erros de digitação vai chegar aos 200
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (repertório legitimado nos dois parágrafos)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (Explore melhor os dois argumentos, não utilize tantas oposições, no d2 poderia ter explorado melhor o desemprego)
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (você faz bom uso de conectivos, pode explorar mais isso.)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (falta 2 elementos)
NOTA FINAL: 840
Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.
ESPERO TER AJUDADO!
Carneiromelo
Nota: 880 (C1:200/ C2:200/ C3:120/ C4:200/ C5:160)
C1: Você comete erros que acredito que sejam causados na hora da digitação, mas que se fosse uma redação escrita poderiam ser vistos e consertados. Cuidado!
C2: Apresenta tese explícita, abordando nos desenvolvimentos os argumentos que nela foram expostos, além de trazer repertório cultural pertinente. Parabéns!
C3: Sua linha de raciocínio do D1 ficou comprometida, você poderia dizer que deveria ser dever do Estado promover os programas, mas que ele não o faz ao invés de utilizar 3 estruturas de oposição seguidas. No seu D2, você poderia ter aprofundado mais a questão do desemprego e suas causas, você apenas jogou que a pandemia aumentou o desemprego.
C4: Apresenta os conectivos tanto intra quanto interparágrafos
C5: Não apresentou meio/modo na proposta.
Sua redação foi boa, mas comece a prestar atenção nos detalhes. Você está no caminho!